Nossos Vídeos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Alunos do Colégio Rio Branco realizam 2º Desafio de Matemática

Em duas fases, a competição traz questões extraídas de provas internacionais e exames nacionais de referência, como ENEM e Olimpíada Brasileira de Matemática. Evento aguardado pelos alunos demonstra que disciplina está em alta no universo estudantil.

No dia 12 de setembro, um evento deverá encher de alunos as salas de aula das unidades de Higienópolis e da Granja Vianna do Colégio Rio Branco. É que uma grande parte dos alunos do 6º ao 9 º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio estarão envolvidos no 2º Desafio de Matemática. “Acredito que uns 800 alunos deverão participar da prova”, diz a professora Maria José V. Zampirolo, coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da unidade de Higienópolis. A educadora está otimista quanto ao sucesso do evento. “Esse é o segundo ano que realizamos a prova e tivemos um excelente resultado no ano passado. A matemática deixou de ser um bicho de sete-cabeças para se tornar uma das disciplinas que as crianças mais gostam atualmente”, afirma a educadora.

Maria José explica que a prova tem por objetivo propiciar uma referência para o aluno quanto o seu processo de aprendizagem. “Nó não queremos que apenas os alunos talentosos e que tem a facilidade com a matemática participem do exame. Todos devem participar para conhecer o seu potencial”, enfatiza a professora. Ela salienta ainda que os vencedores não receberam um presente especial pelo feito. “Vamos homenagear os três primeiros lugares de cada ano com um troféu, durante uma cerimônia”.

Sobre a finalidade da prova, ela explica: “objetivo é trazer questões diferenciadas para o aluno. São exercícios voltados para o raciocínio e não apenas para o conteúdo e que vão permitir que ele treine diversas habilidades como interpretação de texto, dedução, indução e articulação de conhecimentos”.

Destinado especificamente para a comunidade do colégio, o 2º Desafio consiste de duas fases. “Na primeira, o participante resolve 20 testes durante uma hora e trinta minutos. Depois disso, será definida entre os elaboradores da maratona, uma nota de corte. Com essa nota de corte, os alunos que superarem essa nota se classificam e passam para uma segunda etapa, a ser realizada no dia 17 de outubro”, explica Maria José.

* Maria José é Formada em Matemática pela USP . e autora da. Coleção Novo Praticando Matemática 6º a 9º ano – ed. Editora do Brasil.

*
*
*
*
Publicidade: