Nossos Vídeos

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Congresso reune representantes da saude em Sao Pedro

Mais de 500 congressistas de vários Estados estarão no encontro, que terá palestras de representantes do Ministério da Saúde, DENASUS e Governo do Estado de São Paulo
A oitava edição do Audhosp – Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar – tem como objetivo discutir o atual cenário do setor e apresentar os novos caminhos da auditoria e gestão hospitalar. Para isso, focará o principal instrumento de trabalho para os atores do setor: os Sistemas Unificados de Informação.

Com a finalidade de apresentar ferramentas e novos caminhos em prol da excelência em gestão hospitalar, o Congresso reunirá técnicos do setor e representantes do Poder Público, que vão ministrar palestras, participar de mesas-redondas e de outras atividades interativas. “Somente através de uma inter-relação produtiva, sintonizada e eficiente entre gestores, prestadores e auditores, a saúde brasileira poderá avançar”, ressalta José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que organiza o evento.

A gerente técnica da Fehosp, Maria de Fátima Conceição, explica a escolha do tema central: “A Saúde no Brasil - Caminhando Rumo ao Sistema Único de Informação”. Ela aponta o aperfeiçoamento e a melhoria dos sistemas de informação da produção de serviços de saúde para o progresso dos processos de qualidade e para a avaliação e auditoria destes, fundamentais para a nova realidade do setor. “O Audhosp deste ano vem com uma programação voltada para a evolução que houve na implementação da Tabela Unificada e seus aplicativos, sem esquecer da saúde suplementar e as novidades que estão a caminho”, destaca.

Referência – O Audhosp é referência nacional na discussão de temas relacionados ao segmento. A cada ano o evento bate recorde de público devido à grande demanda de participantes. Na última edição, por exemplo, o Congresso reuniu cerca de 600 faturistas, administradores, auditores, gerentes, autorizadores, reguladores, enfermeiros e profissionais da saúde de 22 estados brasileiros.

A responsável pela organização do evento destaca a programação científica como um dos focos de interesse. “Todos os temas pautados para o Audhosp são extremante relevantes, atuais e necessários e serão discutidos por técnicos do setor e representantes governamentais e das agências reguladoras. Este ano, mais uma vez, o número de pré-inscritos é grande. Isso demonstra o interesse e a credibilidade do evento”, prevê Maria Araci Fagundes.

Palestrantes – Além de congressistas de várias regiões do Brasil, a oitava edição do Audhosp terá participação de técnicos e coordenadores do mais alto escalão do poder público e do setor.

Um dos destaques deste ano será a presença de Ana Maria Malik, Coordenadora do GVSaúde da Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo. Ela ministrará a palestra “Qualidade e Acreditação: Isto será exigido de você”. A coordenadora afirma que a expectativa em relação à sua apresentação é grande. “Terei a oportunidade de discutir como aumentar a qualidade dos nossos prestadores, além de mostrar o que pode levar os serviços de saúde a se submeterem a avaliações externas de qualidade”, revela.

Também participarão das atividades Virgínia da Silva Lucas, Consultora Técnica da Coordenadoria Geral dos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde (MS) e Luis Antonio Preto, membro da Coordenadoria do Sistema Municipal de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Outro destaque do evento será a presença do Coordenador de regiões da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), Luiz Maria Ramos Filho, que vai falar sobre Contratualização, Contrato de Gestão, Convênio e OSS, no Painel: “Instrumentos jurídicos para as relações contratuais após o Pacto de Gestão do SUS”.

O Congresso ainda abordará os desafios do monitoramento de indicadores e auditoria, o fluxo do faturamento, processamento e pagamento do Sistema de Informação Hospitalar, assim como também promoverá a troca de experiências sobre a CIH (Comunicação de Internação Hospitalar), o TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar), o TUSS (Tabela Unificada na Saúde Suplementar) e o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), além dos temas qualidade e acreditação.

Pela primeira vez, o diretor do DENASUS vai participar do Audhosp. Na oportunidade, Luís Carlos Bolzan vai comentar as principais novidades do setor de auditoria hospitalar. “Pretendemos abordar a concepção da auditoria apresentada pelo DENASUS, na qual a auditoria é instrumento de gestão com a finalidade de aprimorar as políticas públicas onde é realizado o Sistema único de Saúde (SUS)”, completa Bolzan.

Mais um destaque do encontro será o Painel “Entendendo o fluxo do faturamento, processamento, e pagamento do Sistema de Informação Ambulatorial”, que irá abordar o SIA (Sistema de Informação Ambulatorial), o PAC (Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado), o BPAI (Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado), a FPO (Ficha de Programação Físico Orçamentária), a APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo) e os Relatórios para os gestores e prestadores.

O Chefe de Sessão Técnica, que atua como Auditor Gerente da Gerência Municipal de Auditoria em Saúde, José dos Santos, a Gerente Geral de Integração com o SUS da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) Jussara Macedo Rotzsch e a Coordenadora Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Maria Inês Pordeus Gadelha, também estão entre os principais nomes das atividades propostas deste ano.

O evento também terá a presença da secretária municipal de Saúde de São Pedro, Patrícia Ruschel.
Transporte – Assim como na última edição, o Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar irá oferecer aos congressistas vans gratuitas, que farão o transporte do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, até a sede do evento, o Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro (SP), nos dias 22 e 25.

A organizadora do evento explica a iniciativa. “A ideia das vans é de facilitar o acesso, principalmente, dos congressistas que vem de outros estados e chegarão por meio de transporte aéreo”, destaca Maria Araci Fagundes.

A programação social também promete ser destaque. O jantar de encerramento será um momento de confraternização e de diversão para os congressistas, que participarão, pelo terceiro ano consecutivo, de sorteios de notebooks.
*
*
*
Publicidade: