Nossos Vídeos

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Centro Paula Souza será primeiro órgão público na Nova Luz

Mudança da sede e nova Etec ajudarão a revitalizar área degradada no centro

Um edital publicado no Diário Oficial do Estado abriu caminho para o primeiro prédio público na Nova Luz, projeto de revitalização da Prefeitura e do Governo de São Paulo. O objetivo da convocação é a construção da nova sede do Centro Paula Souza, autarquia do Governo de São Paulo responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), que completa 40 anos em outubro. A obra promete levar vida nova ao quadrilátero formado pelas Ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães.

"Seremos o primeiro órgão público a se mudar para essa nova área, colaborando para a revitalização", afirma a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. "Alguém precisava ter coragem e dar o primeiro passo." A previsão é que a obra fique pronta até o final de 2010.

Depois da mudança da instituição, será pedido à Prefeitura o fechamento da Rua dos Timbiras, formando um calçadão na frente do complexo, localizado entre as Estações Luz e República do Metrô. A freqüência de mais de 2 mil alunos e 600 funcionários nos três períodos do dia deve atrair novos empreendimentos.

Etec Nova Luz

O projeto é dos arquitetos Pedro Taddei Neto, presidente da Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), e Francisco Spadoni. Nos 6.870 metros quadrados do terreno desapropriado especialmente para sediar o Centro Paula Souza serão construídos 26,7 mil metros quadrados de área para a administração central, centro de capacitação de professores, três auditórios (um para 300 pessoas, outro para 112 e outro para 70), refeitório, creche, quadra e estacionamento, além de uma nova Escola Técnica Estadual (Etec), a Etec Nova Luz.

"Os edifícios ficarão elevados sobre pilotis de 7 metros acima do piso, formando um espaço térreo público, que se funde com a praça do prédio do Poupa Tempo e se conceta com a Avenida Ipiranga", explica Taddei Neto.

O conjunto pode ser avistado desde a Estação da Luz e da Sala São Paulo. "Empregamos recursos contemporâneos como forma de valorizar a dimensão tecnológica do Centro Paula Souza", completa o arquiteto.

"A iniciativa do Centro Paula Souza representa o pioneirismo da instituição no desenvolvimento do Estado, marcando a geografia do centro de nossa metrópole", conclui Taddei Neto. O valor estimado da obra, que deve ser concluída em um ano, é de R$ 57,7 milhões.

O prédio centenário onde o Centro Paula Souza está hoje, na Praça Coronel Fernando Prestes, é endereço da instituição desde que foi criada, em 1969. Foi construído em 1890 pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo para abrigar a Escola Politécnica. "Pretendemos entregá-lo à Secretaria da Cultura", afirma a diretora superintendente.

Projeto Nova Luz

O endereço da futura sede do Centro Paula Souza integra um projeto de reurbanização patrocinado pela Prefeitura e pelo Governo de São Paulo que prevê a revitalização de 225 hectares no centro da capital. A intervenção deve levar a uma oferta de moradia, comércio e equipamentos públicos, garantindo a preservação do patrimônio arquitetônico e respeitando a vocação econômica já estabelecida.

O Nova Luz vai da Avenida do Estado até a Subprefeitura da Sé e o Bom Retiro. Na primeira fase, serão desapropriados imóveis para equipamentos públicos, sedes de órgãos e secretarias, além de um novo parque. Uma lei aprovada em 2005 pela Prefeitura estabelece incentivos fiscais para quem investir de alguma maneira na região.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt