ASSISTA OS NOSSOS PROGRAMAS

segunda-feira, 27 de julho de 2009

III JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO na Cinemateca Brasileira > De 7 a 16/08

De 7 a 16 de agosto próximo será realizada, na Cinemateca Brasileira, a III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, evento que se integrou definitivamente ao calendário cultural da cidade e do país, e que neste ano apresenta 77 títulos das três primeiras décadas do século XX, mais um programa composto por 74 filmes curtíssimos dos irmãos Lumière.

Todos os filmes serão exibidos com acompanhamento musical ou sonoro, na sala Cinemateca BNDES. Neste ano a jornada conta com 34 artistas convidados para acompanhar todas estas sessões. Os mesmos filmes terão projeção silenciosa na Sala Cinemateca Petrobras. Nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto a Jornada também contará com exibições especiais na Sala São Paulo.

As apresentações nas salas da Cinemateca Brasileira terão entrada franca, e na Sala São Paulo haverá venda de ingressos.


MOSTRA FRANCESA
Como nas edições anteriores, uma cinematografia nacional do período silencioso será privilegiada, de forma a destacar os trabalhos dos arquivos de filme de um determinado país. Nesta terceira edição, aliando-se às manifestações relativas ao Ano da França no Brasil, receberemos o cinema silencioso francês através da contribuição vinda dos Arquivos Franceses do Filme/Centro Nacional de Cinematografia, da Cinemateca Francesa e dos Arquivos Albert Kahn.

Entre os destaques da mostra francesa, será exibida uma coleção dos primeiros trabalhos dos irmãos Lumière, inventores do cinema na França, documentários curtos sobre a Córsega, a Tunísia, a Abissínia, e filmes de longa metragem - comédias, romances e filmes policiais da década de 1920, em cópias maravilhosamente tingidas, como se usava na época. Entre as grandes realizações artísticas, as atrações ficam por conta de L'homme du large / O homem do mar (1920) e de Maldone (1928), realizados respectivamente por Marcel L’Herbier e Jean Grémillon, cineastas marcantes da vanguarda cinematográfica francesa. Salammbô (Pierre Marodon, 1925), filme histórico de grande espetáculo, adaptado do romance de Gustave Flaubert, encerrará a Jornada.

Ainda como parte da mostra francesa será apresentado, na Sala São Paulo, de 13 a 16, o filme Études sur Paris, realizado por André Sauvage em 1928, com partitura original para grande orquestra composta especialmente por um de nossos maiores músicos eruditos contemporâneos, José Antônio de Almeida Prado.

Contribuição também a esta seção será uma coletânea de filmes da produtora Gaumont, restaurada pela Cinemateca da Suécia, com várias realizações de Alice Guy, primeira diretora de cinema do mundo.

A conferência inaugural da III Jornada, ficará a cargo de Caroline Patte, especialista do Centro Nacional de Cinematografia e pesquisadora, que abordará o cinema silencioso francês, conhecido e preservado até os dias de hoje, no dia 8 de agosto na Sala Cinemateca BNDES.

Três conferências serão proferidas por Isabelle Marinone, pesquisadora do Institut d’Études Avancées du Collegium de Lyon e professora da Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, que falará sobre as relações entre Anarquismo e cinema na França, tema de sua tese de doutorado. Articuladas ao curso dado por Isabelle Marinone serão feitas algumas projeções de filmes realizados pela cooperativa Cinéma du Peuple, primeira organização anarquista ligada à produção de filmes para a divulgação de idéias libertárias entre a classe operária. Serão exibidos La Commune / A Comuna (Armand Guerra, 1914), Les Misères de l’aiguille / As Misérias da agulha (Raphael Clamour, 1914) e fragmentos de Le Vieux docker / O Velho doqueiro (Armand Guerra, 1914); Manifestations en faveur de Sacco et Vanzetti (1921 e 1927, de Le Saint e Sauvageot respectivamente), além de La Terroriste / A Terrorista (produção da Pathé de 1907). Será lançada durante a Jornada uma edição de parte da tese de Isabelle Marinone sobre Anarquismo e cinema, especialmente preparada pela autora para o Brasil.

SEÇÃO BRASILEIRA

A seção brasileira da III Jornada será dedicada aos filmes de expedição à Amazônia nas primeiras décadas do século XX. Dois grandes documentaristas do período no Brasil, Silvino Santos e Thomaz Reis terão sessões especiais. Será também exibido, pela primeira vez no Brasil, o filme The River of Doubt / O Rio da Dúvida, sobre a expedição realizada em 1914 pelo ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt em companhia do então coronel Cândido Rondon. Este filme virá especialmente da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e terá acompanhamento musical ao vivo por Marlui Miranda.

SEÇÃO PERMANENTE – GIORNATE DEL CINEMA MUTO, DE PORDENOME - ITÁLIA
Para a seção permanente da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso dedicada às Giornate del Cinema Muto, de Pordenone – a maior manifestação cinematográfica mundial dedicada ao cinema silencioso – o comitê diretor desse evento (que este ano alcança sua edição de número 28) selecionou duas divertidíssimas comédias americanas The Patsy / Filhinha querida (King Vidor, 1928), estrelada por Marion Davies, e Exit smiling / Doce amargura (Sam Taylor, 1926), estrelado por Beatrice Lillie. Destaques femininos também são de grande importância no filme canadense Back to God’s country / De volta à terra de Deus (David Hartford, 1919), produzido e estrelado por Nell Shipman, primeira atriz a dedicar praticamente sua vida toda a questões ecológicas, e no filme chinês Tianming/Amanhecer (Sun Yu, 1933), estrelado pela distante diva Lili Li. A seleção de Pordenone ficará completa com a exibição do primeiro filme longo antimilitarista do mundo Maudite soit la guerre! / Maldita seja a guerra! (Alfred Machin, 1914), com extraordinárias pesquisas sobre o uso dramático da cor no cinema.

SEÇÃO AMÉRICA LATINA

No programa Janela para a América Latina será exibido El Húsar de la muerte / O Hússar da morte (Pedro Sienna, 1925), cedido pela Cinemateca Nacional do Chile, o maior sucesso do cinema silencioso chileno, que narra de forma irônica e divertida as peripécias de Manuel Rodríguez, figura quase folclórica ligada a episódios do período revolucionário de independência do Chile.

EXIBIÇÃO ESPECIAL
A Jornada Brasileira de Cinema Silencioso terá a satisfação de exibir dois filmes silenciosos contemporâneos realizado pela Winsconsin Bioscope, especialmente o curta realizado em 2006: A expedição brasileira de 1916, que reconstitui a viagem à lua de alguns aeronautas brasileiros.


OUTROS DESTAQUES

Graças à colaboração do Instituto Cervantes de São Paulo, o premiado músico e pianista catalão Jordi Sabatés apresentará um programa especial dedicado às obras de animação, ilusionismo, experimentais e cômicas do cineasta Segundo de Chomón, pioneiro do cinema francês.

Em especial comemoração ao centenário de nascimento da atriz brasileira (nascida no Egito) Eva Nil, destaque na concepção nas peças gráficas e vinheta da III Jornada, será realizada a pré-estréia do curta-metragem Eva Nil, cem anos sem filmes, de João Marcos Almeida.

Nesta edição, pela primeira vez, o evento contará com a participação de editores de som e sonoplastas, sonorizando um filme ao vivo. No cinema sonoro eles são responsáveis por toda a construção dos ambientes, concepção e mesmo realização dos sons adicionais e, finalmente, pela mixagem do filme, juntando diálogos, sons incidentais e música. Na Jornada, o grupo comandado por Miriam Bidderman sonorizará os filmes A Abissínia nos tempos de Menelik (1910), A Mão (1920), Balaú (1913), no dia 13 de agosto às 21h00.


CURADORIA

Com curadoria geral de Carlos Roberto de Souza, uma das preocupações da Jornada é atualizar o espetáculo cinematográfico das primeiras décadas do século XX, permitindo ao público atual conhecer significativas obras do passado, despindo esse contato de qualquer forma de saudosismo.

A curadoria musical da III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso estará novamente sob a responsabilidade de Livio Tragtenberg, e entre alguns músicos participantes estarão Marlui Miranda, Simone Sou, Carlinhos Antunes, Carlos Careqa, Leo Cavalcanti, Antonio Eduardo, Ordinária Hit, Marco Scarassati, Felipe Julián, Duo Portal, Gisela Muller, Fábio Caramuru e Lucila Tragtenberg. Uma das concepções desenvolvidas para o tratamento sonoro desse ano foi o uso de narrações e falas sincronizadas aos filmes. Para uma das sessões do filme Exit smiling que serão apresentadas com essa abordagem (que também era utilizada nas décadas de 1910 e 20), foi convidado o ator Pascoal da Conceição que se apresentará no dia 11 de agosto às 21h15.

ABERTURA

A abertura do evento será realizada na Sala BNDES da Cinemateca Brasileira, no dia 07 de julho, às 20h30, com a exibição dos curtas: A Expedição Brasileira de 1916 (Dan Fuller, 7', 2006, 35mm, bp, EUA); Cadtastrophe (Dan Fuller, 3', 2003, 35mm, bp, EUA); Rituais e festas borôro (Thomaz Reis, 26', 1916, 35mm, bp, Brasil); A Comuna ("La Commune", Armand Guerra, 22', 1914, 35mm, bp, França) e Imagens francesas de Sieurin ("Sieurins franska bilder", Alice Guy/Gaumont Produções, 19', 1899-1900, 35mm, cor, França).
As exibições terão acompanhamento musical de Felipe Julian, Carlinhos Antunes e Simone Sou.

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Serviço:
III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, de 7 a 16 de agosto de 2009
Classificação: 12 anos

- Cinemateca Brasileira – Sala Cinemateca BNDES (205 lugares + 4 para cadeirantes) / Sala Cinemateca Petrobras (110 lugares)
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Telefone: 11 3512-6111
Entrada franca

- Sala São Paulo (1484 lugares) – Quinta, 13/8 (21h); Sexta, 14/8 (21h); Sábado, 15/8 (16h30) e Domingo, 16/8 (17h).
Praça Julio Prestes, 16 – Centro
Telefone: 11 3223-3966
Preços: de R$ 30 a R$ 104
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação
Recomendação etária: 7 anos
Estacionamento: 610 vagas (592 comuns e 18 para Portadores de Necessidades Especiais) - R$ 8.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Ingressos também pela Ingresso Rápido 4003-1212 - www.ingressorapido.com.br.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt