Nossos Vídeos

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia do CACAU

Chocolate tem dia?
No dia 26 de março foi comemorado o Dia do Cacau, a matéria prima do que é talvez a iguaria mais apreciada em todo o mundo: o chocolate.

Encarado como o maior vilão das dietas e o melhor aliado das mulheres em crises o chocolate também traz benefícios à saúde.

Pesquisas comprovam que além de ser um estimulante, ele também pode auxiliar a redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

O cacau foi primeiramente utilizado como bebida que, de acordo com escritas maias datadas de 600 a.C., era produzida com as sementes esmagadas e temperadas com pimentas, depois cozidas e acrescidas de baunilha, urucum, pimentão, milho verde, cogumelos alucinógenos, frutas e, às vezes, mel.

Quando os primeiros colonizadores chegaram à América, precisamente ao México, se depararam com uma civilização que acreditava que o cacau era sagrado. Os Astecas cultivavam o fruto com grandiosas cerimônias religiosas, talvez essa a razão do termo “manjar dos deuses” para designá-lo. No Brasil, o cacau passou a ser cultivado oficialmente em 1679.

Do fruto à barra

Pelo fato da semente do cacau conter um alto grau de gordura e água, o processo de secagem dura em média oito dias ao sol. Já com as sementes secas, a próxima etapa é a torrefação, responsável pela consistência do sabor, cor e aroma. Após isso as sementes são trituradas, originando a manteiga de cacau ou, se adicionado o açúcar, o chocolate em pó.
Para confeccionar os tipos de chocolate é realizada uma mistura com ingredientes específicos como, por exemplo, o leite em pó, que dá origem ao chocolate ao leite. Realizada a mistura, o processo é finalizado através de moldagem e resfriamento.

Poderes mágicos



Por conter grande quantidade de nutrientes, as substâncias presentes no chocolate provocam inúmeras reações enzimáticas, como é o caso do triptofano, que induz à serotonina que por sua vez induz à sensação de satisfação e calma ao ingeri-lo.
Estudos recentes comprovaram a contribuição do chocolate na redução de problemas cardiovasculares. Foi comprovada a presença de antioxidantes no cacau, que previnem o envelhecimento e renovação sanguínea.
A estética também já se rendeu aos poderes do chocolate. Novos tratamentos, produtos para pele e cabelo são as novidades do universo da beleza.
Para as pessoas que estão constantemente apaixonadas, o chocolate aumenta a produção de fenilfetilamina, substância da família das endorfinas que provoca a mesma sensação de estar amando.

Por essas e outras o chocolate é tão popular. E, mesmo que não existisse um dia especial em comemoração ao doce à base de cacau, não seria necessário. De acordo com os chocólatras de plantão, todo dia é dia de chocolate e chocolate é bom de qualquer jeito, para comer ou para beber.

Pensando nisso, a rede de cafeterias Fran’s Café oferece receitas a base de chocolate. São bebidas quentes e frias, que além de deliciosas misturam as duas maiores paixões dos brasileiros: café e chocolate.

De acordo com a nutricionista da rede Arlete Nagano, uma das mais populares bebidas, quando se trata de chocolate, é o Café Ciocolatta, bebida que leva expresso, chocolate, conhaque e chantilly. Outra opção fica por conta do tradicional e exclusivo Franccino Mocha, opção gelada com expresso, leite, chocolate e chantilly.

Abaixo segue o cardápio completo de bebidas a base de chocolate:
Chocolate quente
Chocolate Submarino (leite quente cremoso acompanhado de 1 barra de chocolate)
Chocomallow (chocolate quente com marshmallow)
Choconhaque (chocolate quente com conhaque)
Dark Hot Chocolate (chocolate quente com pedaços de chocolate meio amargo)
Café Ciocolatta
Francinno Mocha
Milk Shake Mocha Café

A charmosa rede de boutiques de café é uma ótima opção para reuniões de trabalho, encontro com amigos, ou apenas atualizar a leitura dos jornais enquanto toma um café.
O primeiro Fran’s Café foi inaugurado em 1972 na cidade de Bauru, em São Paulo e hoje a rede de franquias possui mais de 100 lojas pelo Brasil.

Para localizar a loja mais próxima:
www.franscafe.com.br
Atendimento ao consumidor
11 4191 3141

*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt