Nossos Vídeos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

32ª FESTA DAS CEREJEIRAS - PARQUE DO CARMO - SP


O dia 01 de agosto não foi um dia comum para os freqüentadores do Parque do Carmo na zona leste de São Paulo. Logo cedo, a bela paisagem foi tomada por uma multidão que veio de todas as partes para contemplar a beleza do Bosque das Cerejeiras.
A Festa das Cerejeiras é realizada uma vez por ano e já está na 32ª Edição. O evento acontece para disseminar a cultura japonesa que contempla as flores que permanecem nos galhos por aproximadamente dez dias, uma vez por ano apenas.

Como no Japão, neste dia os nipônicos e brasileiros admiradores da natureza experimentam a tradição hanami, ato de contemplar as flores e sentir as pétalas sobre o rosto, transmitindo assim, a sensação de paz interior.

O momento ideal para compartilhar com a família e com as pessoas queridas. Até os bichinhos participam. Vale tudo, barraca ao ar livre, vestir-se a caráter ou simplesmente tirar um cochilo sentindo a brisa.
Durante o evento, as pessoas relaxam à sombra das árvores, respiram o aroma fresco que exala das flores e o momento torna-se tão único, que todos parecem querer registrá-lo.
No palco, passaram mais de trinta e seis grupos, apresentando variedades de dança folclórica, shows musicais, taikos (tambores japoneses), karaokê e ginástica rítmica.
A festa das Cerejeiras é promovida pela Federação Sakura e Ypê do Brasil. Pelo evento passaram cerca de seis mil visitantes. Na abertura estavam o Prefeito Gilberto Kassab, juntamente com o Subprefeito de Itaquera Roberto Tamura e o Secretário do Verde e Meio-Ambiente Eduardo Jorge. O ex-governador Geraldo Alckmin, também foi flagrado visitando o Parque.
O prefeito ressaltou que o Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, só perde em tamanho para o de Washington, nos Estados Unidos e que a nossa meta será plantar 3 mil cerejeiras em todo o parque.
As barracas de comidas típicas trouxeram mandys, yakissoba e tempurá. Também havia churrasquinho, doces e salgados que foram saboreados só pelos que tiveram paciência de agüentar ficar na fila.
A Polícia Ambiental, Civil e Militar estiveram o tempo inteiro alerta e a limpeza do Parque ficou garantida pela civilidade dos visitantes, que fizeram questão de descartar as embalagens de comida nos lugares certos.
Visitar a Festa das Cerejeiras, é sem dúvida um programa energizante, que devolve o brilho nos olhos e nos remete ao sentimento de paz interior e renovação da fé.