Nossos Vídeos

domingo, 15 de agosto de 2010

Oi FUTURO LANÇA JOGO DO CONHECIMENTO COM ALUNOS DO NAVE

Elos terá encontros na web e presenciais em formato de programa de auditório apresentado por Márcio Libar e convidados como Marcelo Yuka, Guti Fraga e Viviane Mosé, que falarão sobre os terras Corpo, Território, Fé e Futuro

O projeto experimental poderá ser reaplicado pela rede pública de ensino

No dia 14 de agosto, inicia no Núcleo Avançado em Educação (NAVE) do Rio de Janeiro o Elos _ um projeto experimental de jogo de conhecimento, descoberta, relacionamento e idéias _, realizado pela XBrasil e que conta com a parceria do Oi Futuro e o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura. O jogo terá encontros na web e presenciais com formato de programa de auditório, apresentado por Márcio Libar e com a presença de convidados como Marcelo Yuka, Guti Fraga e Viviane Mosé. Os participantes serão 24 alunos, divididos em seis equipes, e suas torcidas. A etapa final acontece dia 4 de setembro e a premiação será realizada em evento, no dia 11.

O grande objetivo do projeto Elos é ampliar o conhecimento dos alunos através de atividades lúdicas e que atraiam o interesse da juventude contemporânea.. O conteúdo do misto de jogo e programa de auditório aborda os temas Corpo, Território, Fé e Futuro. Os participantes poderão interagir e refletir sobre diferentes pontos de vista de cada um dos assuntos. Todas as etapas do projeto experimental serão gravadas e disponibilizadas na web. Quando o jogo terminar, será elaborado um material que inclui folder e DVD, que será disponibilizado para a aplicação pela rede pública de ensino.

“O Elos segue o conceito inovador do NAVE, de construir o conhecimento utilizando a linguagem própria da juventude contemporânea. Os alunos acabam se envolvendo com as atividades e se motivam a aprender”, diz Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro. “O projeto também condiz com a proposta do NAVE de estimular o esforço individual para melhorar o desempenho coletivo”, completa.

As informações sobre o Elos, os participantes, as etapas virtuais, os convidados e as gravações das atividades presenciais estarão disponíveis no site: www.projetoelos.com.br. A identidade visual do projeto foi desenvolvida pelo designer Jair de Souza.

Dinâmica:

Um processo de seleção que incluiu atividades como um vídeo de apresentação selecionou os 24 participantes. Eles foram divididos em seis equipes. As competições presenciais ocorrerão em quatro sábados. Cada encontro abordará um dos temas específicos. Cada integrante da equipe será o líder de uma das etapas.

Nos dias de semana, haverá as atividades virtuais, como quizz e uma tarefa individual. Ambas valem pontos para as equipes. As atividades presenciais de sábado serão julgadas por um corpo de jurados fixos e pelos convidados, que variam a cada tema. Entre elas está uma apresentação livre sobre o assunto abordado no dia. Além disso, o líder terá que responder sozinho a um quizz e também será avaliado individualmente. O líder vencedor de cada etapa será contemplado com um aparelho IPod Shuffle.

Experiência:

Os alunos participantes são estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Porém, o Elos também conta com a participação de 17 alunos do 3º ano. Estes foram selecionados para realizar atividades técnicas, como edição e operação. Assim, irão adquirir mais experiência e ter contato com profissionais renomados, como o apresentador, os jurados e os convidados. Os demais alunos do NAVE participarão das torcidas organizadas, que também serão contempladas nas premiações.

Vencedores:

A equipe vencedora será a que conseguir a melhor pontuação em todas as etapas virtuais e presenciais. Os quatro integrantes serão contemplados com notebooks customizados do Elos.

Participações especiais:

Apresentador:

Márcio Libar - Suas ações se estendem para o campo pedagógico através de suas oficinas e para o campo da arte através da produção de conhecimento e produtos culturais. Atualmente é Diretor Artístico do Teatro Maria Clara Machado - Planetário da Gávea, onde mantém seu ateliê de criação, além de se dedicar a formação de sistemas livres de gestão artística à exemplo dos projetos Clube Teatro e TV Mobile de Humor. Considerado um dos maiores produtores de conteúdos relacionados a cultura e ao desenvolvimento humano, na atualidade, seu trabalho como artista vai além da exploração da cena como ator. Há também o aspecto didático e pedagógico que contribui para o desenvolvimento pessoal de seus atores. Sua oficina vem atraindo também grandes nomes do coorporativo, a procura de auto conhecimento através da filosofia do palhaço.

Jurados Fixos:

Auterives Maciel - É Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e Mestre em Filosofia pela UERJ. Trabalha atualmente na universidade PUC-RIO no departamento de Psicologia e desenvolve uma pesquisa na área de estudos filosóficos da subjetividade.

Trabalha também no Museu da República, onde oferece cursos livres de filosofia para a comunidade do Rio de Janeiro.

Giovana Hallack - Jô Hallack é jornalista e escritora, sócia da empresa Predileta Produções, de web. É colunista da Folha de S.Paulo e trabalhou em inúmeros jornais como Jornal do Brasil, O Dia, O Extra, O Globo, além de ter sido editora do Globo Online. Como roteirista, assina programas como Tamanho Único e Vai e Vem, do GNT, entre outros.

Tite Zobaran - É designer formada pela PUC - Rio de Janeiro, desenvolve projetos de branding, conteúdo, marketing direto, ambientação, sinalização, visual merchandising e editorial. Foi professora do curso de comunicação da Fundação Getúlio Vargas (CADEMP), sócia da Ouriço Arquitetura e Design, diretora de criação na DCE (em Lisboa, Portugal) e trabalha, desde 2005, como diretora de criação na Copyright Comunicação

Convidados para o Tema Corpo:

Marcelo Yuka - Iniciou suas atividades no universo musical enquanto cursava jornalismo na FACHA . Foi um dos fundadores e baterista da banda O Rappa e hoje tem carreira solo, com dois CDs lançados. Há mais de dez anos é palestrante, fala sobre inclusão social, cultura das comunidades, relação entre segurança pública e cultura, um olhar sobre as periferias. Como ativista social, participa de diversos projetos com atividades individuais ou relacionadas à ONGs. Em uma delas, atua levando cultura e arte aos presídios.

João Saldanha – No Brasil, fez ballet com Tatiana Leskova, Nora Esteves e Ceme Jambai entre 1981 e 1992 e dança contemporânea na França em 1986 e 1993. Em 1996 foi convidado pela VII Bienal de Lyon e para a programação do Centro Coreográfico de Grenoble/Le Cargo Mobile. Em 1998 Recebeu o Prêmio Estimulo para Montagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Entre 1998 e 2002 foi contemplado com a política pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2000, atuou como professor na Florida University e na New World School. Em 2002 coordenou o curso de composição coreográfica na Faculdade Angel Vianna. Recebeu diversas premiações entre elas: Programa de Bolsas Vitae de Artes 2004, com o projeto Danças Modulares. Prêmio Icatu Holding 2005, pelo conjunto de sua obra, onde foi contemplado com uma residência artística em Paris. Em 2006 sua criação, Extracorpo, foi co-produzida pela XII Bienal de Lyon. Em 2007 foi convidado a coreografar a companhia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2008 recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo seu percurso em dança. Foi selecionado pelo Prêmio Funarte/Klauss Vianna em 2006, 2007 e 2009. Sua última criação "Paisagem Concreta" estréia a temporada 2010 do Centro Cultural do Banco do Brasil. Seu trabalho circula pelos principais espaços e festivais do País.



Convidados para o Tema Território:


Liana Brazil - Atua na convergência entre arte, tecnologia e design, realizando trabalhos em direção de arte, design interativo e conteúdo para exposições, festivais e performances. É arquiteta, formada pela UFRJ. Morou 4 anos nos EUA onde se formou em Mestre em Telecomunicações Interativas na New York University. Em 2002, retornou ao Brasil e criou a empresa SuperUber. Entre seus principais e mais recentes projetos estão a instalação “Beco das palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); o projeto multimídia para os festivais Claro Cine e Vale Open Air, no Jockey (RJ); e o cenário virtual para o SporTV na Copa 2010. Em 2002, retornou ao Brasil e criou a empresa SuperUber. Entre seus principais e mais recentes projetos estão a instalação “Beco das palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); o projeto multimídia para os festivais Claro Cine e Vale Open Air, no Jockey (RJ); e o cenário virtual para o SporTV na Copa 2010. A SuperUber participa de exposições nos principais centros culturais do Brasil, além de trabalhos nos EUA, Índia e Europa.

Guti Fraga - Após formar-se em jornalismo, optou por ingressar na carreira artística, trabalhando como ator e diretor de espetáculos. Em 1986 funda o Grupo Nós do Morro, onde atua como Diretor Artístico. O principal objetivo da instituição é levar arte e cultura à comunidade do Vidigal, capacitando jovens e adultos para as atividades artísticas. Ao longo desses anos obteve reconhecimento artístico como ator, preparador de elenco e diretor de teatro, sendo consagrado em trabalhos como: Cidade de Deus, de Fernando Meireles, Praça Saenz Penna, de Vinícius Reis, Os Dois Cavalheiros de Verona, assinando a direção (teatro), Machado a 3x4, também como diretor (teatro), entre outros trabalhos.

Convidado para o Tema Fé:

Mirian Stanescon – É considerada uma líder pelos ciganos. Os antepassados desta advogada vieram da Rússia no século XIX e são do Clã Kalderash, que viveram na Rússia no século XIX. Sua história serviu como inspiração para a novela Explode Coração, sucesso da Rede Globo: ela foi a primeira cigana a concluir o ensino superior, bacharelando-se em advocacia. Atualmente, é delegada e conselheira de Direitos Humanos da OAB-RJ e representante do povo cigano como Conselheira Nacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).



Convidados para o Tema Futuro:

Viviane Mosé – É psicóloga, psicanalista, especialista em políticas públicas pela UFES e mestra e doutora em filosofia pelo IFCS-UFRJ. Escreveu e apresentou o quadro Ser ou não ser, exibido no Fantástico. Participou da coletânea de artigos filosóficos, Assim Falou Nietzsche e publicou sua tese de doutorado, Nietzsche e a grande política da linguagem. Como poeta, participou das coletâneas Saco de Gatos e 7 + 1.


Alexandre Cherman - Trabalha na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro desde 1997. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Difusão e Produção Científica. Graduado em Astronomia, com mestrado e doutorado em Física, é diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Planetários e o único brasileiro no Conselho da International Planetarium Society.



Sobre o NAVE - RJ

O NAVE-RJ é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Além da formação no ensino médio, os alunos têm acesso a disciplinas das áreas de programação de jogos, desenvolvimento de roteiros para mídias digitais e criação e manipulação de som e imagem e também aulas de teatro e música. Nesta unidade, todos os temas estratégicos para o Nave são discutidos em reuniões semanais do Colegiado Nave, um grupo formado por um representante da Secretaria de Educação, a diretora da Escola, um representante do Oi Futuro, parceiros de pesquisa e consultores pedagógicos. O objetivo deste colegiado é cuidar da vocação maior do Nave: desenvolver conteúdos e metodologias para o Ensino Médio, replicáveis na rede pública e que dialoguem com a cultura contemporânea, incorporando as novas tecnologias de informação e comunicação no dia a dia da sala de aula. O Oi Futuro investiu R$ 10 milhões no Nave do Rio. A escola tem 43 professores e 400 alunos. Para 2010, a Secretaria de Educação realizou a seleção de novos alunos em parceria com a Fundação Cesgranrio. Foram mais de 4 mil inscritos, dos quais foram selecionados 130 alunos.



Sobre o Oi Futuro



O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações