Nossos Vídeos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Instituto de ética e bioética do Brasil é fundado em São Paulo

Cursos, congressos e desenvolvimento de pesquisas sobre ética fazem parte dos projetos da entidade
A fundação do Instituto Brasileiro de Ética e Bioética (Ibraeb), o primeiro do gênero do País, marca um significativo avanço para o debate dos temas entre cientistas e profissionais brasileiros de todas as áreas.
A entidade, que funcionará em Higienópolis, no prédio do antigo campus da Universidade Guarulhos (UnG) no bairro, apresentou no final do mês de dezembro seu estatuto, que descreve, entre outras particularidades, os objetivos do Instituto e os nomes dos membros de seu corpo diretivo e de alguns dos conselheiros, que trabalharão em prol do desenvolvimento de estudos, cursos, conferências e teleconferências sobre ética e bioética.
“Esse é um pioneirismo valioso”, disse o presidente do Ibraeb, o médico neurocirurgião dr. Raul Marino Jr., professor titular emérito da Faculdade de Medicina da USP e autor do livro Em busca de uma bioética global. “Nossa missão será aprofundar pesquisas sobre as ciências da vida, os valores humanos e o meio ambiente”, complementou.
Para o vice-presidente da entidade, prof. Antonio Veronezi, chanceler da UnG, o projeto é fruto de um esforço conjunto, que beneficiará muitas pessoas.
O Ibraeb vem sendo arquitetado desde meados de abril de 2009, quando Marino Jr. levou a ideia à Associação Paulista de Educação e Cultura. Além do médico e da mantenedora da UnG, faz parte do grupo fundador a Associação Brasileira de Pesquisas em Telecomunicações, Eletrônica e Informática.
Segundo o presidente, boa parte das diretrizes da entidade tem origem do Instituto Kennedy de Ética, localizado nos Estados Unidos – para ele o de maior notoriedade do mundo.
Entre os primeiros passos do Ibraeb estão a abertura de um curso sobre ética ambiental, a busca de parcerias com importantes entidades, como as sociedades brasileira e paulista de Bioética e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, e a definição do conselho da Instituição e do calendário com as próximas atividades – incluem-se nelas, o lançamento de cursos de extensão, especialização e pós-graduação. “Também já estamos trabalhando no sentido de fundar a Sociedade Brasileira de Neuroética, cujo papel será analisar a função do cérebro na ética e na moral”, explicou Raul Marino Jr.
Além de salas de aula, anfiteatros e laboratórios, o Instituto já possui uma biblioteca com mais de 10 mil exemplares de livros e periódicos.

Serviço
Instituto Brasileiro de Ética e Bioética
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 38, Higienópolis, SP
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt