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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Na escola, crianças aprendem massagem para educação corporal, relaxamento e concentração

Lidar com uma sala de aula de educação infantil não é tarefa fácil. A linguagem do corpo, aquele que chuta quando fica bravo, que morde quando se vê ameaçado, ou que berra para ser ouvido é parte da rotina de uma classe. Cabe ao professor criar maneiras de lidar com esse furor infantil. Como então mudar a perspectiva da criança em relação ao corpo? Como trazê-la para a concentração? Como colocar a noção de "limites"?

Os alunos do k-2, de 2 anos, da escola Stance Dual, em São Paulo, contam esse ano com o Relax Moment, momento para relaxar por meio da massagem. A partir dos ensinamentos de André Trindade, psicólogo e fisioterapeuta especializado em educação corporal, as crianças realizam a atividade semanalmente, em ambiente aconchegante, com música tranquila e objetos diversos, como bolas de borracha, penas e algodão. Nessa atividade, exploram as partes do corpo e fortalecem o vínculo afetivo, que também é construído pelo toque. "A intenção é estimular o desenvolvimento sensorial e suas variações, ativando quase todos os sentidos", explica Liliane Gomes, coordenadora pedagógica da educação infantil. Os sentidos entram em ação: o tato, que ocorre por meio do contato e a descoberta da pele e das partes do corpo; a audição (percepção dos sons que o corpo produz e as músicas que enriquecem essa atividade) e o olfato (despertado pelo cheiro da massagem com hidratante e outras essências).

Visão holística"Em geral, existe uma visão muito conservadora sobre psicomotricidade. Logo pensa-se em letra cursiva, coordenação motora ampla, coisas assim. Buscávamos uma maneira holística de enxergá-la e a proposta do André vem ao encontro dessa ideia", afirma Liliane. Um aspecto destacado pela coordenadora é que o momento da massagem possibilita que o aluno mude sua perspectiva em relação ao corpo, na qual ele pode pegar no pé do amigo, sem puxar, sem machucar. No ano passado, a partir da experiência com uma das classes de educação infantil, em que havia uma necessidade maior de uma ação em relação à disciplina da meninada, foi que a coordenadora e a professora de classe chegaram ao trabalho de André Trindade, conta. Antes disso, esse tipo de atividade era pontual. O resultado não deixou dúvidas da eficácia da massagem. "É uma atividade que instrumentaliza a criança a lidar consigo e com o outro. Assim, a partir desse ano, a massagem faz parte do currículo", decreta.
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