Nossos Vídeos

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Circuito UnG Internacional apresenta exposição sobre o caminho dos Incas > Até 28/11


Mostra reúne 80 quadros com fotografias e mapas do “Qhapaq Ñan”. Visitação estará aberta a partir do dia 28

Após trilhar por terras portuguesas e espanholas, com a promoção da Mostra Especial Portuguesa e da exposição Alpha, o Circuito UnG Internacional, da Universidade Guarulhos, percorre o “Qhapaq Ñan, Caminho dos Incas”, uma das mais importantes civilizações que habitou a América do Sul entre os séculos XIII e XVI. A partir do dia 28 de outubro, 80 quadros com fotografias e mapas, assinados por diversos artistas, estarão abertos para visitação gratuita na Unidade Guarulhos-Centro da UnG. A exposição é fruto da parceria entre a Universidade e a Embaixada e o Consulado do Peru.
O Qhapaq Ñan foi o principal caminho nos Andes no tempo dos Incas, que souberam integrar e desenvolver em torno dele o sistema viário dos Andes, aproveitando as redes construídas por culturas anteriores ou paralelas.
De acordo com o arqueólogo peruano Luis Guillermo Lumbreras, esse caminho causou explicável surpresa aos espanhóis que o encontraram em pleno funcionamento quando da chegada à América. “Os trechos lajeados, muitos deles protegidos por muralhas que acompanhavam os séquitos por longos percursos, assim como a largura do traçado, fixado com beiradas claramente visíveis na maior parte dos caminhos, converte essa via – além do serviço – em um incrível espetáculo. Espetáculo sim, de harmonia e segurança, que se combina com o que oferece a paisagem andina”, descreve.
A mostra evidencia variedade notável de traços culturais e paisagens: ambientes gélidos das montanhas nevadas dos Andres, rodeadas de páramos e frias estepes; vales úmidos e secos; savanas temperadas; areais e rochedos de todas as cores das serras áridas; verdes bosques, estepes amarelas e extensões rochosas salpicadas de cactos. “Em termos de patrimônio arqueológico é, sem dúvida, o maior monumento que se conhece no Continente Americano. Nessa rota, hoje, vivem comunidades de agricultores, pastores, mineiros e pescadores; há povos cujos artesanatos atravessam os mares graças à riqueza de suas formas e seus conteúdos, enquanto outros os guardam sem poder promovê-los. É uma rota colapsada, saturada de promessas de retorno”, escreve Lumbreras
A ação conjunta do Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia aspira que o Caminho seja inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Esses países, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, iniciaram a elaboração do projeto integral “Qhapaq Ñan”, com a finalidade de preservar seus excepcionais valores culturais e naturais, favorecer as populações cujos ancestrais o fizeram possível e permitir que possa continuar sendo transitado por andarilhos de outros lugares do mundo.
A exposição “Qhapaq Ñan, Caminho dos Incas” ficará aberta até o dia 28 de novembro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; e aos sábados, das 8h às 15h. A entrada é franca.

Serviço
Exposição “Qhapaq Ñan, Caminho dos Incas”
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; e aos sábado, das 8h às 15h
Local: Unidade Guarulhos-Centro da UnG – Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque