Nossos Vídeos

domingo, 13 de dezembro de 2009

Curso gratuito só para estagiário

Luiz Gonzaga Bertelli*
Você sabia que o estagiário pode sair mais cedo em dia de prova - desde que a ausência seja devidamente informada pela instituição de ensino onde estudante esteja matriculado? E que ele também tem direito a recesso preferencialmente em período de férias escolares? A nova Lei do Estágio, em vigor desde o final de setembro do ano passado, contém uma série de normas que, se geram dúvidas em gestores de recursos humanos, também deixam muitos jovens no mínimo curiosos para saber quais são seus direitos e deveres, como estagiários. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que nunca passaram por essa experiência e não sabem o que esperar do seu mergulho na realidade do ambiente de trabalho.
A prática de recepcionar turmas de estagiários com palestras e reuniões nas quais se transmitiam todas essas informações - chamadas de integrativos - é comum em corporações de grande porte ou multinacionais. As empresas e órgãos públicos que contratam estagiários por intermédio do CIEE tinham à sua disposição uma equipe de técnicos que organizavam tais integrativos. Mas desde julho, tudo isso é passado: o maior e mais tradicional agente de integração do país lança o curso gratuito Estagiário CIEE, feito pela internet e destinado exclusivamente a estudantes que assinaram seu primeiro contrato pelo CIEE.

Os estagiários passarão a receber um código que dará acesso ao curso no portal www.ciee.org.br. A partir desse ponto, terão uma semana para cumprir as três horas de aulas virtuais, que utilizam muita interatividade e recursos dos jogos eletrônicos. Todos que passarem pelo Estagiário CIEE poderão imprimir um certificado, que certamente contará pontos se apresentado ao gestor de RH, além de baixar uma apostila para revisar temas abordados e a íntegra da nova Lei de Estágio.

Dessa maneira, mais estagiários e empresas ou órgãos públicos contratantes se beneficiarão da expertise do CIEE em inclusão profissional, já que esse novo serviço terá uma amplitude bem maior, deixando de ser limitados pelas paredes de aulas presenciais. Isso, certamente, se refletirá em melhor desempenho dos estudantes que, mais preparados, iniciarão suas atividades práticas mais conscientes do seu papel e de como será seu caminho no ambiente organizacional. Vale sempre lembrar que o CIEE também tem um curso específico para gestores de estágio, que explica como deve ser a supervisão do futuro profissional no dia a dia.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: