Nossos Vídeos

domingo, 13 de dezembro de 2009

Nova soja transgênica trará os benefícios do ômega 3

Médico nutrólogo acredita que soja GM democratizará o acesso à gordura do bem


Considerada segura para o consumo humano, pela Administração de Remédios e Alimentos dos Estados Unidos (FDA na sigla em inglês), a soja geneticamente modificada para produzir naturalmente o ômega 3 poderá trazer muitos benefícios para a saúde da população. É o que antevê o Dr. Valter Makoto, médico nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). No Brasil, a nova soja ainda não está disponível, mas nos EUA em breve a indústria alimentícia poderá testá-la em alguns produtos, como na margarina, por exemplo.

O ômega 3 é um ácido graxo presente, principalmente, nos peixes de água fria, como o salmão ou a sardinha. "É conhecido como a gordura do bem, pois traz muitos benefícios ao coração. Diminui o nível de triglicérides e colesterol LDL no sangue, ajuda a prevenir danos vasculares, como a formação de coágulos, e melhora o ritmo cardíaco", aponta o Dr. Makoto.

"A nova soja funcionará como uma fornecedora natural do ômega 3, oferecendo uma nova alternativa de fonte para essa gordura e, ao mesmo tempo, facilitará o acesso da população aos seus benefícios", acredita Makoto. Para o médico, este seria o grande trunfo para o brasileiro, pois disponibilizaria uma fonte farta e segura de ômega 3.

A soja com alto teor de ômega 3 faz parte da chamada segunda geração de transgênicos. Os geneticamente modificados de primeira geração trazem vantagens para os agricultores, pois são resistentes a insetos e tolerantes a herbicidas. Já essa nova geração promete benefícios para a saúde do consumidor. "Os proveitos dos transgênicos da primeira geração eram pouco visualizados pelos consumidores", ressalta.

O especialista acredita que é muito importante que a população brasileira tenha acesso a esses alimentos que trazem benefícios nutricionais, por exemplo, a essa nova soja. "Como médico, só posso parabenizar os pesquisadores pelo lançamento dessa nova geração de alimentos transgênicos e desejar que estejam disponíveis aos consumidores brasileiros com a brevidade possível", enfatiza.

Sobre a ABRAN

A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne 3.200 associados, entre médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.

Para contribuir ainda mais com a manutenção da saúde da sociedade brasileira, a Associação criou o Selo de Aprovação ABRAN, que atende às exigências do consumidor com relação à qualidade e segurança dos alimentos. Somente recebem o Selo de Aprovação ABRAN produtos que foram submetidos a critérios rigorosos de aprovação, encontrando-se de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério de Estado da Agricultura.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: