Nossos Vídeos

domingo, 13 de dezembro de 2009

3° Encontro Multidisciplinar Odontológico reúne estudantes de Odontologia e dentistas recém-formados

Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, CFO, o Brasil conta, hoje, com 225 mil cirurgiões-dentistas. Neste universo brasileiro, a maioria dos cirurgiões-dentistas é composta por mulheres (57,5%). Historicamente caracterizada como uma profissão masculina - uma vez que sua prática era exercida por barbeiros e ferreiros no passado – a Odontologia vem se modificando e, a cada ano, atrai e congrega mais mulheres.
O contingente de dentistas brasileiros corresponde a mais de 11% da fatia global desses profissionais e equivale ao total de dentistas dos EUA e do Canadá juntos. “Como acontece em quase todas as demais profissões liberais, o número de dentistas é três vezes maior que o ideal. A saturação do mercado de trabalho nessa área é imensa devido ao excesso de faculdades - que formam mais profissionais que o necessário – à concentração de 62% da categoria na Região Sudeste, à falta de investimento público em programas de saúde bucal, à baixa remuneração pelos convênios e aos altos custos para se montar um consultório”, destaca o Prof° Dr. Alênio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do CETAO, Instituição de Ensino Superior – Extensão e Pós-Graduação em Odontologia.
Apesar do grande número de profissionais no mercado, os dados do CFO revelam que apenas 57 % dos dentistas no País cursaram uma especialização. “Como mantemos uma instituição de ensino que tem uma atuação global, sabemos que a graduação é apenas o primeiro passo da carreira do dentista. Continuar estudando é muito importante para o dentista, pois os avanços científicos e a tecnologia são muito rapidamente incorporados pela prática odontológica. Neste contexto, os cursos de extensão, especialização e, agora, as pós-especializações tornam-se atividades essenciais para os profissionais que desejam ser bem sucedidos”, destaca Mathias.
E é exatamente para os dentistas e estudantes de Odontologia que buscam conhecimento e projeção profissional, que no próximo dia 10 de dezembro, o Cetao abrirá suas portas, durante a realização do 3° Encontro Multidisciplinar Odontológico. “Para 2009, programamos palestras com especialistas em Ortodontia, Implantodontia e Diagnóstico Bucal”, explica o Prof° Dr. Alênio Calil Mathias.

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado: