Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

Maior hospital pediátrico do Brasil completa 90 anos

Com 390 leitos, Hospital Pequeno Príncipe nasceu pelas mãos de voluntários e hoje destina 70% da sua capacidade de atendimento aos pacientes do SUS

O maior hospital pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba (PR), completa hoje 90 anos. O hospital iniciou suas atividades em 1919, através da Cruz Vermelha, que oferecia consultas e medicamentos gratuitos às crianças pobres do Paraná. A instalação de uma unidade da Cruz Vermelha no Estado foi fruto da mobilização de senhoras da sociedade e médicos preocupados em oferecer atendimento a crianças e adolescentes, serviço até então inexistente no Paraná.

O atendimento era realizado numa casa cedida por uma família curitibana. Em 1930 foi inaugurado o primeiro prédio, chamado de Hospital de Crianças. Na década de 50 é fundada a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, com a finalidade de contribuir com a manutenção financeira do Hospital de Crianças, que nessa época já homenageava o pediatra César Pernetta.

Sob a presidência da Sra. Ety Gonçalves da Conceição Forte, atual presidente, a Associação iniciou na década de 60 uma nova mobilização da sociedade para a construção de mais um prédio, pois a demanda por atendimento continuava a crescer.

O novo hospital é inaugurado em 15 de novembro de 1971. É a Dona Ety quem escolhe o nome: Pequeno Príncipe. Como o personagem de Saint Exupéry, que em suas andanças pelo mundo recebe o ensinamento “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, nasce o Hospital Pequeno Príncipe, com o compromisso de oferecer aos seus pacientes uma relação que extrapolasse o aspecto clínico e abrangesse a dimensão do humano e do social.

Com o passar dos anos, o nome Pequeno Príncipe se fortaleceu a ponto de todo o complexo ficar conhecido apenas por esse nome. Hoje o Pequeno Príncipe oferece à comunidade 390 leitos, sendo 62 em Unidade de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva, um centro cirúrgico composto por oito salas e um centro de vacinas. É um hospital pediátrico geral, que oferece atendimento em mais de 30 especialidades de saúde, que incluem desde consultas até tratamentos de alta complexidade, como transplantes de fígado, rim, coração e ossos.

Em 2008 foram realizados mais de 290 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil cirurgias e 16 mil cirurgias. 70% da capacidade de atendimento do Pequeno Príncipe é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que leva o hospital a desenvolver continuamente campanhas de mobilização social para apoio à causa da saúde infantil (mais informações no site www.doepequenoprincipe.org.br).

Além do Hospital Pequeno Príncipe e do Hospital de Crianças César Pernetta, o Complexo Pequeno Príncipe é formado também pela Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, completando o tripé assistência, ensino e pesquisa.

Números que impressionam:
- 1.500 crianças e adolescentes atendidos diariamente (internações + consultas);
- 60 cirurgias por dia;
- 300 médicos;
- 1.637 mil funcionários;
- 400 voluntários;
- 660 mamadeiras preparadas por dia;
- 250 frascos de alimentação enteral por dia;
- 1.700 refeições servidas a pacientes por dia;
- 1.500 refeições servidas a funcionários e acompanhantes de pacientes internados por dia;
- 3.500 quilos de roupa lavadas por dia.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque