Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

Funarte promove bate-papo sobre a exposição Entorno de – Nos Limites da Arte

Foto: Sem título / Mariana Plama
A Fundação Nacional de Artes promove, dia 7 de novembro, sábado, o bate-papo Desafios Contemporâneos na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, às 11 horas, com entrada franca. O evento tem participação dos convidados Maria Helena Bernardes e André Severo, de Porto Alegre, e de Sandra Cinto e Albano Afonso, artistas de São Paulo, coordenadores do Ateliê Fidalga.

O evento discutirá o tema central da exposição Entorno de - Nos Limites da Arte – 1ª edição, em cartaz na unidade paulista, que apresenta uma nova proposta de pensar a arte e a educação, na qual o artista pedagogo é o centro da atenção. A mostra é composta por 59 obras de artistas que se reúnem no Ateliê Fidalga para discutir a arte contemporânea e trocar experiências.

Desafios Contemporâneos um programa que complementa diferentes momentos das atividades do Centro de Artes Visuais da Funarte; é uma ação pedagógica que tem por objetivo refletir sobre a prática e os valores das artes contemporâneas, por meio de conversas que abordem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas nas mais variadas interpretações. O programa se caracteriza como um espaço para o diálogo e a troca de conhecimento, assim como visa à expressão cultural, a formação de público e o reconhecimento da diversidade dos valores culturais da arte brasileira.
Foto: Glóbulos / Margarida Holler

Convidados

Os artistas Maria Helena Bernardes e André Severo vão falar sobre o projeto de residência artística Arte da Conversação, desenvolvido por eles dentro do Programa de Residências – Artistas em Disponibilidade, selecionado pelo projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul. O projeto é realizado em Santa Vitória do Palmar e no Litoral Sul (extremo sul do Rio Grande do Sul), e prevê a realização de um filme experimental, explorando o embate entre uma ação artística e a paisagem peculiar desta região, além de promover uma reflexão sobre os limites, cada vez mais imprecisos, da arte como disciplina na atualidade.
Foto: Colméia / Jérôme Florent
Sandra Cinto e Albano Afonso são coordenadores do Ateliê Fidalga que recebe, semanalmente, um grupo de 59 artistas para discutir seus projetos e trocar experiências sobre a arte contemporânea. Esse grupo de estudos iniciou suas atividades, em 1998, como um espaço não acadêmico e não institucional, onde as experiências individuais são respeitadas. Sandra e Albano irão abordar as particularidades e a importância desse trabalho que, atualmente, pode ser conferido na mostra coletiva Entorno de – Nos Limites da Arte – 1ª edição, em cartaz na Funarte São Paulo, até 15 de novembro.

Serviço
Bate-papo: Desafios Contemporâneos
Data: 7 de novembro – sábado – às 11 horas
Local: Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo/SP - Tel: (11) 3662-5177
Entrada franca – Classificação etária: Livre
Público alvo: artistas visuais e interessados em geral.
Site: http://www.funarte.gov.br/
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque