Nossos Vídeos

domingo, 1 de novembro de 2009

Dia Nacional da Cultura e da Consciência Negra no CCBNB > 03, 05, 24, 25, 26 e 27/11


Debates, documentário e oficina marcam Dias Nacional da Cultura e da Consciência Negra no CCBNB

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) 3464.3177
TROCA DE IDÉIAS (Discussões sobre temas diversos)

Homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)

A Cultura de Matriz Africana no Ceará
Dia 03 de novembro, terça-feira, 18h30

Convidados: Professor Henrique Cunha Junior, livre-docente pela USP, doutor pela UFC e presidente do Núcleo de Africanidades do Ceará; e professor Norval Cruz, mestre em Educação e diretor da Associação África em Mim


Apresentar alguns conceitos da ancestralidade africana e suas relações com a história da cultura negra no Ceará será a temática desenvolvida pelo professor Henrique Cunha nesta edição do programa Troca de Idéias, tendo como debatedor o professor Norval Cruz. A discussão será mediada ainda pela evidência de cenas de racismo existente nas relações pessoais e profissionais e por imagens que constatam a influência da cultura negra no cotidiano do cearense. Ainda na pauta da conversa está a lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da cultura de matriz africana na grade curricular das escolas. 90min.


Homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05 de Novembro)

Cultura Brasileira: Identidades em Trânsito
Dia 05 de novembro, quinta-feira, 18h30

Apresentador: Thiago Themudo

Questionar a centralidade e a suficiência do próprio conceito de Nação para pensar o mundo, sugere a inadequação da noção usual da dinâmica de um mundo globalizado e da associação imediata e exclusiva entre lugar, cultura e identidades. Estas questões devem alimentar uma reflexão neste Troca de Idéias sobre as interconexões na formação da nossa cultura brasileira. 90min.


ARTE E HISTÓRIA EM DOCUMENTO (Documentários)

Homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05 de Novembro)

O Povo Brasileiro
Dia 05, quinta-feira, 10h15 (bloco 1), 14h15 (bloco 2) e 16h15 (bloco3)

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz a premiada série baseada na obra-prima de Darcy, O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, O Povo Brasileiro é indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer mais sobre o nosso País. O filme é divido em 10 subtítulos, cada um deles com 26 minutos de duração, que serão exibidos em três blocos distintos: bloco 1 (Matriz Tupi, Matriz Lusa, Matriz Afro e Encontros e Desencontros), bloco 2 (Brasil Crioulo, Brasil Sertanejo e Brasil Caipira) e bloco 3 (Brasil Sulino, Brasil Caboclo e Invenção do Brasil). Direção de Isa Grinspum Ferraz. Classificação: livre.


OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA (Oficinas)

Homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)

Dança Africana
Dias 24, ter, 25, qua, 26, qui, e 27, sex, 14h às 17h

Instrutor: Norval Cruz

A oficina apresenta as culturas de arkhé, onde o corpo é centralidade de tudo. Tudo parte do corpo, o corpo é sempre referência. Em todos os rituais, o corpo está presente. O sensível prevalece no ritual e tudo é movimento. Com ritmos africanos ou da diáspora (samba, salsa, rumba, samba-chula, reggae, samba de roda, maracatu, jongo, samba de prato, samba de roda etc), os corpos com os movimentos da dança africana sempre são “quebrados”, os joelhos estão sempre fletidos, num sentimento de estar mais próximo da Mãe-Terra. Inscrições: a partir do dia 10, na recepção do CCBNB. Nº de Vagas: 25. Carga-horária: 12 horas-aula.

*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque