Nossos Vídeos

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Inventores apresentam cápsula antiexplosão de gás e retentor de ar para refrigeradores

Associação dos Inventores apresenta dispositivos de grande utilidade no lar e em pequenos comércios
Um dos inventos evita riscos de incêndio por botijão de gás; o outro retém a saída de ar de geladeiras protegendo
produtos perecíveis e proporcionando economia de energia


Cápsula antiexplosão de botijão de gás
Um dispositivo para evitar explosões de botijões de gás e outro que veda geladeiras. Grandes ideias e inventos como esses surgem de necessidades básicas verificadas no cotidiano. “Em ambos os casos, o valor das criações é ainda maior porque estamos falando em segurança e economia de energia”, cita Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores.

A Cápsula antiexplosão de botijão de gás, inventada pelo comerciante José Roberto Rodrigues, tem patente nacional e internacional. A ideia surgiu numa ocasião em que Rodrigues, acampando com os amigos, presenciou uma forte explosão provocada por um botijão de gás.

A experiência traumática o levou a buscar uma solução que evitasse a repetição do fato. Ele descobriu que, ao contrário do que se imagina, grande parte das explosões ocorre porque o vazamento de gás persiste em todo o redor do botijão: “Muita gente coloca sabão para verificar o escapamento, mas isso não é suficiente”. Para dar escape ao gás e, assim, erradicar o risco de explosão, o comerciante pensou em colocar o botijão dentro de uma cápsula de plástico, bem tampada, com dois orifícios: um para a mangueira que é ligada ao fogão e outro para um cano que lança o gás vazado para fora da residência.

O inventor utiliza o equipamento com sucesso em sua própria casa há mais de dez anos, o que lhe trouxe tranquilidade, já que nunca mais sentiu cheiro de gás em casa. Para maior segurança, Rodrigues inventou, aindam um timer que corta o gás 15 minutos após o acionamento do fogão, prevenindo assim o risco de vazamento. “Muitas pessoas colocam a panela no fogo e acabam se esquecendo, pois vão fazer outras coisas. Com esse produto, não tem mais comida queimada e nem criança correndo perigo”, brinca o inventor. Tanto a cápsula quanto o timer são equipamentos que trazem mais segurança às residências e pequenos comércios. “Esses produtos deveriam ser de uso obrigatório. Com certeza as pessoas dormiriam mais tranquilas”, enfatiza Rodrigues, que sonha em ver sua invenção no mercado, tranquilizando outras famílias.
Já o Retentor de ar para refrigerador e freezer é outra importante criação para residências e estabelecimentos comerciais. Seu inventor, Deomedes Fernandes da Silva Filho, mecânico de formação morador de Campinas, observou que, tanto em casa como nos supermercados, a abertura de geladeiras e freezers para a retirada de alguns itens impedia que tudo o que estava guardado mantivesse a temperatura ideal, ocasionando gasto maior de energia e perda de produtos perecíveis.

O retentor é um filme de PVC transparente que impede a saída de ar frio do aparelho de refrigeração quando sua porta é aberta. “É um dispositivo simples, de fácil instalação e operação, adaptável a qualquer tamanho. Ao ser usado em equipamentos verticais, mantém seladas as prateleiras inferiores e possibilita o acesso às prateleiras superiores”, explica Silva Filho. O mecânico – inventor também de outras utilidades – conta que o dispositivo, ao evitar o choque térmico, é útil até em casos de falta de energia, pois retém a temperatura por mais tempo. “A sugestão é que se instale o retentor na base da geladeira, onde podem ser mantidos os produtos com menos uso ou de estoque, deixando livres apenas os que necessitam de acesso mais frequente. Ele evita até o contato do usuário com o ar frio, prejudicial à saúde”, detalha.

Testes realizados recentemente comprovaram alta economia de energia ao evitar a variação da temperatura interna do equipamento de refrigeração. Em dois dias de constante abertura da porta de uma geladeira duplex frost free de 370 litros, Silva Filho comparou – com o uso de termômetros e medidores de energia – as temperaturas e o consumo de energia elétrica, alternando o uso do dispositivo aberto e fechado. “A economia chegou a 4%. Sem o acionamento do retentor, o sistema de refrigeração elevou automaticamente as temperaturas em até 3 graus, em apenas duas horas, para manter o resfriamento”, conta, analisando seu relatório. “A eficiência pode aumentar 300%, já que o dispositivo é ainda mais vantajoso em geladeiras de uma porta só”, conclui. O inventor tem a intenção de comercializar a ideia ou obter parceria para a fabricação do retentor. Sua invenção está até no Youtube, no link www.youtube.com/watch?v=muLqnIljqMY.

Serviço:

Os empresários interessados em produzir os inventos ou comprar uma das ideias podem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873 3211.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Tudo começa com uma boa idéia na cabeça.Depois,após o desenvolvimento de um protótipo e a realização de testes, o inventor tem a certeza de que o fruto daquela boa idéia vai melhorar a vida de muitas pessoas. A partir daí, muitos deles se perguntam: “O que fazer agora?”.

A Associação Nacional dos Inventores foi criada exatamente para que as invenções brasileiras sirvam a toda sociedade e para estimular os inventores a continuar dedicando-se à descoberta de novidades. “Nosso papel é incentivar e popularizar as inovações tecnológicas no País”, afirma o presidente e fundador da entidade, Carlos Mazzei. “Trabalhamos na orientação e regularização das patentes de projetos e na posterior comercialização dos inventos em escala industrial”.

Mazzei, também conhecido como “empresário dos inventores” dedica-se integralmente à busca pelo reconhecimento dos inventos brasileiros. “Quando se fala em invenção, muitos pensam apenas em projetos ‘malucos’. Eles também existem, mas anualmente, são desenvolvidos diversos produtos e soluções para os problemas cotidianos”.

Muitos projetos de extrema importância ainda aguardam investidores decididos a produzi-los em escala industrial. Outros já estão no mercado, trazendo bons lucros a quem os criou.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt