Nossos Vídeos

segunda-feira, 8 de junho de 2009

DOUTORES DA ALEGRIA - PROGRAMAÇÃO DE JUNHO


PROGRAMAÇÃO DE JUNHO DOS DOUTORES DA ALEGRIA MOVIMENTA UNIDADES DE SÃO PAULO, RECIFE E BELO HORIZONTE
Além do trabalho nos hospitais, ONG realiza intensa programação cultural

Além de levar o trabalho de artistas profissionais e especializados na arte do palhaço a 14 hospitais nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife, a ONG Doutores da Alegria realiza mensalmente nas três cidades uma intensa programação cultural e ações institucionais. Para o mês de junho, espetáculos teatrais, palestras, encontros, oficinas e sessões de cinema comentadas estão entre as atividades previstas.

São Paulo
Na quinta-feira, 18 de junho, o Galpão dos Doutores da Alegria promove uma Conversa com o grupo “Fantásticos Frenéticos”. Formado em 2005 pelos palhaços Frederico Galante Neves (que também tem formação em psiquiatria), Nando Bolognesi e Nereu Afonso da Silva, o grupo deu início a um projeto de visitas a uma série de instituições psiquiátricas. O encontro entre os palhaços das duas instituições será aberto ao público e terá entrada franca, mediante solicitação pelo site www.doutoresdaalegria.org.br ou retirada com uma hora de antecedência, na sede da ONG (Rua Alves Guimarães, 73 – Pinheiros).

Já no dia 28 de junho, o grupo apresenta no Teatro Jaraguá o espetáculo “Roda Artística”. Reunião de cenas vividas e experimentadas nos hospitais, o espetáculo é voltado para adultos e crianças e reúne 19 palhaços do elenco paulistano. Em duplas ou trios, eles apresentarão esquetes criados a partir das visitas aos leitos pediátricos dos hospitais.

Ainda em junho, a caravana do infantil “Senhor Dodói”, segue para Osasco (dias 6 e 7), São Bernardo (11 e 12), Santo André 13 e 14 e Mauá (20 e 21). Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como “Melhor Direção Musical Infantil” e pelo Femsa, como “Melhor Texto Adaptado” o espetáculo é dirigido e adaptado por Angelo Brandini.

Em relação ao trabalho às visitas hospitalares, atualmente os Doutores estão presentes em oito hospitais da capital paulista: Hospital do Campo Limpo, Hospital da Criança, Hospital Santa Marcelina, Instituto da Criança e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil do Hospital das Clínicas, Hospital do Mandaqui, Hospital do Grajaú e Hospital Universitário da USP (em fase de experiência).

Recife
Na capital pernambucana o grupo segue realizando suas visitas periódicas no Hospital Oswaldo Cruz, Hospital da Restauração, Hospital Barão de Lucena e IMIP.

Minas GeraisOs Doutores da Alegria de Minas Gerais seguem em maio o programa de visitas no Hospital das Clínicas da UFMG e na Santa Casa.

Rio de Janeiro
Nos dias 27 e 28 de junho acontece, na capital carioca a Oficina de Orientação Palhaços em Rede. O encontro foi criado para atender grupos e pessoas que já atuam como palhaços em hospitais. O intuito do projeto é atender à demanda de interessados na experiência da ONG, compartilhar a metodologia de trabalho desenvolvida por meio da arte do palhaço e, principalmente, articular uma rede de relacionamento e cooperação entre grupos de palhaços que atuam em hospitais.

O programa faz parte da área de formação da ONG e tem como foco a qualidade do trabalho apresentado para a criança ou adulto internado. Por esse motivo, é um programa gratuito aos grupos e indivíduos. Nessas oficinas, os temas abordados são: a escuta e o olhar para construir relações de qualidade; jogos para estimular o raciocínio e estado de bobeira; adequação de figurino e maquiagem ao ambiente hospitalar; noções sobre o rigor do improviso. Além disso, a oficina é um espaço onde os participantes compartilham suas experiências e podem experimentar exercícios com outros grupos em sala de aula.

Vale ressaltar que em janeiro de 2009, as atividades dos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro – inaugurada em 1998 – foram paralisadas temporariamente, para a implantação de um novo modelo de atuação, mais abrangente e sustentável. A expectativa é que a retomada ocorra ainda este ano.

Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil cuja missão é promover e experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A organização também conta com um núcleo de pesquisa dedicado à arte do palhaço, com foco na produção de conhecimento e criações artísticas, e com a Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, com cursos voltados a públicos diversos.

Com um elenco de cerca de 45 palhaços profissionais que atuam em 14 hospitais em São Paulo, Recife e Belo Horizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. A organização recebeu o Prêmio Criança 1997 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas.


DOUTORES DA ALEGRIA
www.doutoresdaalegria.org.br

Em São Paulo: Rua Alves Guimarães 73 / Pinheiros. 11 3061-5523.
Em Recife: Av. Eng. Domingos Ferreira, 2215, sl. 102 / Boa Viagem. 81 3466-2373.
Em Belo Horizonte: Av. do Contorno, 2646 / cj. 1502 / Santa Efigênia. 31 3889-8646.
*
*
*
*
*
Mural:

REPELETRON
Este é o Repelente não tóxico, que afasta eletronicamente baratas, morcegos, pernilongos, ratos, carrapatos e muito mais!
Visite o site!