Nossos Vídeos

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Setembro Amarelo evidencia alerta para os sintomas da depressão

Mesmo com aulas remotas, escola ainda pode ser aliada da família para observar e se aproximar de crianças e adolescentes


Setembro foi eleito o mês da prevenção ao suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina e traz uma reflexão importante sobre o assunto. É um tema delicado e muito evitado, mas é preciso manter o diálogo aberto em casa e observar possíveis sinais de que a criança precisa de ajuda. A escola, que sempre foi um ponto de apoio para a família, agora ficou atrás das telas. O isolamento causado pela pandemia, fez o caminho mudar.

A observação do comportamento da criança é feita no dia a dia, com a convivência. As aulas remotas mudaram a forma de lecionar e de administrar o relacionamento com as famílias. “Isso nos trouxe o alerta e fez com que procurássemos outras maneiras de aproximação dos estudantes. Incentivamos nossos profissionais a manterem esse contato mais próximo e um canal aberto com cada aluno e cada família, além de trabalhar o tema ‘Estou aqui por você’ em nossas unidades”, conta Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista.

“Sempre observamos de perto o comportamento. Os professores sabem o que é o normal de cada um. Ao perceber mudanças que possam indicar o início de depressão ou de ansiedade procuramos, junto aos pais, acompanhar essa criança e, se necessário, encaminhar a profissionais da área médica”, complementa a diretora.

Quando a pressão aumenta para a criança ela precisa saber que tem pontos de apoio para procurar. Esse lugar pode ser preenchido por uma ou mais pessoas, como pais, amigos e professores. Marizane alerta para o cuidado com o tema. “É uma conversa delicada, mas os pais precisam estar atentos. Nem sempre a criança consegue identificar que precisa de ajuda, mas ela pode demonstrar com atitudes esse pedido.”

Alguns pontos de atenção para perceber quando agir são: agressividade, choro fácil, isolamento, excesso ou perda de sono e/ou fome. “Além disso, qualquer comportamento diferente deve ser observado. Tudo isso pode ajudar a dar sinais de alerta aos pais e educadores para buscar acompanhamento profissional”, afirma Piergentile.

Sobre o Colégio Adventista

As regiões do Grande ABC e Litoral Paulista contam com 8 unidades de Educação Adventista, que atende alunos do maternal ao ensino médio. A rede, presente em mais de 145 países representada por cerca de 8.500 instituições, faz a diferença ao redor do mundo com os mais de 105 mil professores capacitados e comprometidos com a formação de qualidade de cerca de 1,9 milhão de alunos.

Unidade Santo André I
Avenida dos Andradas, 367, Vila Assunção – Santo André – SP
Telefone: (11) 4468-5800 - https://santoandre.educacaoadventista.org.br/

Unidade Santo André II
Rua Teófilo Otoni, 20, Jardim Utinga, Santo André- SP
Telefone: (11) 4463-9800 - https://utinga.educacaoadventista.org.br/

Unidade São Bernardo
Rua Dois de Outubro, 33 – Pq. Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 4334-7800 - https://saobernardo.educacaoadventista.org.br/

Unidade São Caetano
Rua Marlene, 500 – Vila Gerty – São Caetano do Sul – SP
Telefone: (11) 4233-3800 - https://saocaetano.educacaoadventista.org.br/

Unidade Diadema
Rua Manoel da Nóbrega, 400 – Diadema – SP
Telefone: (11) 4099-6800 - https://diadema.educacaoadventista.org.br/

Unidade Mauá
Rua Amador Bueno, 43 – Vila Dirce – Mauá – SP
Telefone: (11) 3579-3999 - https://maua.educacaoadventista.org.br/

Unidade Praia Grande
Rua Jorge Hagge, 335 - Aviação - Praia Grande/SP
Telefone: (13) 3596-9393 - https://praiagrande.educacaoadventista.org.br/

Unidade Santos
Rua Guararapes, 39 - Vila Belmiro - Santos/SP
Telefone: (13) 3257-1800 - https://santos.educacaoadventista.org.br/


***

NÓS TEMOS UM PRESENTE PARA VOCÊ