Nossos Vídeos

domingo, 13 de setembro de 2020

4ª Semana do Médico-veterinário foca o mercado no pós-pandemia




Painéis serão on-line e trarão luz aos desafios e às oportunidades de um futuro próximo


De 08 a 11/09, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará a 4ª edição da Semana do Médico-veterinário (SMV), para celebrar o dia dos profissionais (09/09). Os painéis serão on-line e abordarão não apenas os entraves trazidos pela pandemia de Covid-19, mas as oportunidades que o momento representa.

“Diante dos desafios, profissionais e empresas da Medicina Veterinária têm diversas possibilidades de crescimento. É preciso atenção e visão estratégica para aproveitá-las”, frisa o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga.

A 4ª SMV está alinhada a duas campanhas realizadas pelo Regional no 1º semestre: “Cuidando de quem cuida” – com publicações sobre saúde física, emocional e financeira, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal –, e a “Tem sempre um médico-veterinário cuidando de você” – com material cujo foco foi a valorização dos profissionais nas variadas frentes de atuação.

Assim como as campanhas, a SMV aproveita este período de mudanças cruciais para fomentar diálogos que vão na direção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número três da Organização das Ações Unidas (ONU): “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.

Habilidades humanísticas e de gestão são demandas iminentes

Para aproveitar as oportunidades e driblar os desafios, o cenário requer bom planejamento e preparo multidisciplinar. “Além dos pilares básicos – boa formação, especialização e certificações –, o profissional deve buscar habilidades humanísticas e de gestão que agreguem visão estratégica e boa comunicação”, frisa Pulga.

Neste sentido, dois dos painéis da 4ª SMV trarão discussões sobre o que deve ser prioridade quando os assuntos são carreira profissional, negócios, comunicação assertiva e inteligência emocional para lidar com a nova realidade de mercado e de relações sociais.

Protocolos sanitários exigem rigor

A necessidade de investir nessas habilidades não significa que o aspecto técnico ficou em segundo plano. Pelo contrário. Com o risco de contaminação pelo Sars-Cov-2, os protocolos sanitários foram intensificados.

“Essas condutas exigem um rigor que já deveria ser uma preocupação dos médicos-veterinários, como agentes de saúde que são”, enfatiza Rodrigo Rabelo, diretor do Grupo de Estudos de Medicina Veterinária Intensiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), que participará do painel da SMV sobre protocolos sanitários.

Um novo olhar sobre a Medicina Veterinária

Diante dessas demandas de diferentes naturezas, novas necessidades se apresentam também às instituições que atuam junto aos setores da Medicina Veterinária. As entidades precisarão reavaliar diretrizes continuamente, a fim de identificar condutas inovadoras, prezando pela ética e profissionalismo.

Por isso, a 4ª SMV contará, ainda, com um painel sobre as novas perspectivas para a Medicina Veterinária enquanto classe profissional. A conversa será em torno dos impulsos de aperfeiçoamento gerados por este ambiente de transformações aceleradas.

Confira a programação da 4º Semana do Médico-veterinário:

08/09, das 19h às 21h

Painel: Novas perspectivas para a Medicina Veterinária

Palestrantes: Mário Eduardo Pulga, presidente do CRMV-SP; João Abel Buck, presidente da ABHV; e Márcio Thomazo Mota, presidente da Feveresp e integrante de comissões do CRMV-SP.

INSCREVA-SE

----------------------------------------------------------

09/09, das 19h às 21h

Painel: Profissionais e negócios no pós-pandemia

Palestrantes: Marco Antônio Gioso, prof. livre-docente da FMVZ-USP; Jane Albinati Malaguti, consultora do Sebrae-SP; Danielle Lima, consultora de carreira.

INSCREVA-SE



----------------------------------------------------------

10/09, das 19h às 21h

Painel: Protocolos sanitários: o que aprendemos com a Covid-19?

Palestrantes: Andréa Figueiredo, superintendente do Mapa em SP; Rodrigo Rabelo, membro do Grupo de Trabalho de Medicina Veterinária da Amib; e Leonardo Burlini, coordenador técnico do CRMV-SP.

INSCREVA-SE



----------------------------------------------------------

11/09, das 19h às 21h

Painel: Inteligência emocional e comunicação: as novas habilidades essenciais

Palestrantes: Sílvia Correa, médica-veterinária com atualização em neurociência e comportamento humano; Joelma Ruiz, psicóloga com atuação em terapia do luto para médicos-veterinários; e Ana Maria Paes Julião, consultora empresarial com atuação em Comunicação e Empreendedorismo.

INSCREVA-SE


----------------------------------------------------------

*Os interessados farão um cadastro e a inscrição nos painéis escolhidos pela plataforma Sympla. As palestras acontecerão no Zoom. Todas as instruções serão enviadas aos inscritos por e-mail.



Sobre o CRMV-SP

O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. É o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do estado de São Paulo, com mais de 39 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, estados e municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas.


***