Nossos Vídeos

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Camomila: uma aliada natural da beleza

O extrato da planta possui benefícios que vão além do clareamento

"Quando o assunto é cuidado com a saúde estética, os dermocosméticos com formulações naturais são cada vez mais procurados. Isto porque eles contam em sua composição com ingredientes mais puros, que vêm diretamente da natureza, como os extratos e óleos vegetais, e os corantes e pigmentos naturais. Além disto, eles também são livres de compostos que geralmente estão presentes nos produtos convencionais, como parabenos, fragrâncias e corantes sintéticos.

A farmacêutica responsável e CEO da Naiak, Romy Tokarski Gaya, explica que as plantas medicinais são largamente utilizadas nas formulações destes produtos. “Elas possuem ativos que ajudam na melhora da saúde, textura e integridade de pele, cabelo e unhas”, pontua. A de maior destaque é a camomila, planta milenar, presente principalmente na Europa e nas Américas. Rica em compostos bioativos, como sesquiterpenos (α-bisabolol), flavonoides (apigenina, luteolina e quercetina), mucilagens, cumarinas e poliacetilenos, que agem em sinergia promovendo múltiplos benefícios para a estética. “A camomila oferece uma variedade de benefícios tanto para o corpo quanto facial. Vai muito além da tão conhecida ação clareadora “, destaca. Confira o potencial do uso da camomila no cuidado estético:

Clareamento da pele – condições que geram o escurecimento da pele, como melasma, mancha hepática e hiperpigmentação pós-inflamatória, provocada principalmente pela acne, são comuns na população, explica Romy. Segundo um estudo feito por Sehgal e colaboradores em 2011, o extrato de camomila possui ação que ajuda a evitar o escurecimento da pele, podendo auxiliar no tratamento do melasma. Outro estudo, recente (2019), feito por Imokawa reúne achados sobre os benefícios da camomila no controle das machas hepáticas. Neste mesmo artigo, o autor cita um estudo clínico que mostrou o potencial da planta na redução da hiperpigmentação da pele, ao ser associada à exposição dos raios UVB.

Auxiliar no tratamento da acne - uma das doenças dermatológicas mais comuns, a acne possui a sua patogênese atribuída a hiperproliferação de bactérias Cutibacterium acnes e mecanismos inflamatórios, além de outros fatores. Assim, devido a presença de flavonoides e do α-bisabolol, a camomila possui atividade farmacológica anti-inflamatória e purificante da pele, e devido a presença de mucilagens, ajuda a promover um efeito protetor e cicatrizante, destaca Romy. Seu extrato pode ser incorporado em géis, espumas, loções e sabonetes.

Alterações dermatológicas inflamatórias – O extrato da camomila tem sido utilizado, de forma segura, para auxiliar no tratamento de algumas doenças de pele, como psoríase e dermatite, por ajudar na redução da inflamação, feridas e coceiras, pontua a farmacêutica. Um estudo feito por Santos e colaboradores, em 2019, demonstra como o uso do extrato, em diversas formas farmacêuticas (cremes, loções, óleos e entre outros) é benéfica em auxiliar no tratamento de eczemas e irritação após exposição solar em excesso, rosácea e dermatites.

Efeito antiaging na pele – em 2015, um estudo feito por Jadoon et al, mostrou que a presença de compostos como terpernos, polissacarídeos, α-bisabolol e apigenina, tem relação com os benefícios antiaging do uso camomila, na pele. De acordo com o autor, o uso tópico do extrato auxilia no aumento da hidratação da pele, na reparação do estrato córneo e na redução da perda de água.

Saúde capilar - a presença da apigenina, um flavonoide de cor amarelada, é uma das principais responsáveis pelo efeito de clareamento natural dos fios. Este composto é capaz de se complexar a alguns minerais e revestir a queratina, e assim, quando há incidência de luz, gerar o aumento dos reflexos luminosos no cabelo, esclarece Romy. Além disso, um estudo feito por Feda (2002) mostrou que o uso do extrato de camomila promove crescimento, limpeza e amaciamento dos fios.


Sugestão de produtos:



 

Chamomile Blond – Formulado para realçar a beleza natural, é um spray iluminador 100% natural e vegano, formulado à base do extrato natural de camomila e enriquecido com D-pantenol, proporcionando brilho, hidratação e clareamento gradual dos fios. É livre de agentes clareadores artificiais, não danificando os fios.

Chamomile & Aloe – Uma espuma de limpeza 100% natural, vegana e livre de parabenos, com extratos de camomila e aloe vera, que remove as impurezas da pele de forma suave e auxilia na hidratação cutânea.

Flor de Chamomile
– é um óleo 100% natural, vegano, livre de parabenos, corantes, aromatizantes e não é testado em animais! Rico em ativos concentrados do extrato de camomila e dos óleos de argan e jojoba, propiciando leveza, hidratação e efeito calmante. Pode ser usado para o cuidado na pele e nos cabelos!

Compre em nossa loja virtual: www.naiak.com.br


***