Nossos Vídeos

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Maratona da Criatividade: Full Sail University empodera alunos brasileiros para melhorar o mundo com produção de curtas-metragens


Luz, câmera, ação e é só começar a gravar um vídeo de até três minutos com propostas criativas para solucionar problemas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 elaborada pela ONU. O Brasil vai disputar com USA, Índia, Colômbia e México. As inscrições se encerram no dia 30 de setembro.


Brasil, setembro 2020: Muitos dos diretores de cinema mais renomados do mundo começaram a produzir seus filmes ainda quando criança, entre eles Steven Spielberg. Na época, ele fazia pequenos filmes caseiros, usando uma câmera Super-8, com as suas três irmãs mais novas como atrizes. Mas sua carreira começou pra valer aos treze anos de idade, quando venceu um concurso de curtas com um filme de 40 minutos que falava sobre guerra. A partir daí foi só sucesso: aos dezesseis anos teve o seu primeiro filme, Amblin (1963) premiado no Festival de Veneza e com vinte cinco anos de idade já trabalhava em Hollywood.

Histórias como a desse vencedor de quatro Oscars e diretor de filmes, que já arrecadaram cerca de dez bilhões de dólares, podem se repetir no Brasil. E o desafio internacional para escolas brasileiras vai começar com a pergunta. Qual o impacto que você quer causar no mundo? Esta questão será feita para estudantes de 50 escolas convidadas do Brasil para o projeto Maratona da Criatividade, promovido pela Full Sail University, localizada na Flórida (Estados Unidos).

Para participar, os alunos de escolas convidadas precisarão fazer um curta metragem de 3 minutos retratando alguma maneira de solucionar os problemas listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que vão desde acabar com a fome e a pobreza do mundo, promover saúde, bem-estar, energia, saneamento a todos até uso sustentável dos ecossistemas.

As escolas dividirão os alunos em grupos de no máximo cinco integrantes. O vídeo a ser produzido deve ter, no máximo, três minutos, além de ser postado no Facebook com as diretrizes do concurso, e a criatividade deverá ser o personagem principal.

Mas, nesse roteiro, os estudantes não estarão sozinhos, eles receberão mentoria online com profissionais especializados em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Tudo para ajudar os grupos na concepção de seus vídeos.

Para Carol Olival, Community Outreach Director, a Maratona da Criatividade vai ensinar o aluno, a partir do 9.º ano, a produzir vídeos de até três minutos, em inglês. E como o tema é focado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) será, acima de tudo, uma oportunidade que as escolas brasileiras estão recebendo de agirem como agentes promotores de sustentabilidade, enquanto desenvolvem habilidades importantes para o aluno

“Nesse desfio global o participante vai aprender a ter uma postura empreendedora, trabalhar bem em equipe e ser bom comunicador", comenta Carol ao informar que as inscrições estarão abertas apenas para as escolas até 30 de setembro. É grátis e o prazo é inegociável.

Cronograma:

13 de outubro Anúncios de abertura

17 de outubro Aula Virtual: Sustentabilidade e Escrita de Roteiros

24 de outubro Aula virtual: filmagem e edição

7 de novembro - Prazo para envio de vídeo

21 de novembro Cerimônia de Prêmio Virtual



Premiação:

1º lugar Regional: Troféu Maratona de Criatividade; Os Mentores do Grupo e alunos do ensino médio da equipe vencedora receberão um GoPro Hero8, mas o Black Bundle que inclui GoP¬ro Hero8 Black, Shorty grip, Head Strap, um cartão SD de 32GB e bateria sobressalente

Prêmio de Menções Honrosa: Troféu da Maratona de Criatividade 2020.

1º lugar global: Troféu Global Creativity Marathon 2020. Os Mentores do Grupo e alunos do ensino médio da equipe vencedora receberão um cartão-presente de $100 e uma semana de experiência virtual na Full Sail Labs.



Serviço: Maratona da Criatividade

Inscrição: As escolas podem se inscrever até dia 30/09 no e-mail: colival@fullsail.com

Regras: O vídeo deverá ser enviado em formato MP4 ou MOV. Qualquer comentário que não seja em inglês na entrada do vídeo deve ser acompanhado de legenda.

Qualquer terceiro não é elegível e não pode incluir nomes / logotipos de marcas registradas ou com direitos autorais, exceto do Patrocinador.

A universidade mantém, também, um canal no Telegram, onde posta diariamente todas as atividades que acontecerão no próprio dia. Para fazer parte desse grupo basta acessar o link https://t.me/fullsailbrazilcommunity

Confira também nosso cursos, eventos e palestras que serão disponibilizados online no mês de setembr http://www.experienciafullsail.com.br/

Para mais informações sobre os programas, cursos, estúdios da Full Sail University e também bolsas de estudo e desenvolvimento de carreiras, visite o site http://www.fullsail.edu.



Sobre a Full Sail:

Localizada na Flórida (EUA), a Full Sail University é reconhecida como uma das mais importantes universidades na indústria do entretenimento. A instituição oferece mais de 90 cursos, voltados para as áreas de entretenimento, media, artes e tecnologia. Todos eles de associados, bacharelados e mestrados, além dos Labs, curso de verão intensivo com duração de uma semana,

Hoje conta com mais de 16 mil estudantes de 73 países diferentes. A universidade já formou profissionais cujos projetos foram reconhecidos nas principais premiações do segmento, como Grammy’s e Oscars.


***