Nossos Vídeos

domingo, 24 de julho de 2011

Dreno previne acidentes por sucção hidráulica em piscinas‏

É cada vez mais frequente o número de casos de equipamentos de sucção que causam tragédias durante o lazer, principalmente envolvendo crianças. O novo kit Dreno da Linha Premium Sibrape chega para levar mais segurança na piscina: sua tampa anti-hair evita que os cabelos fiquem presos na grade de proteção. O lançamento vai acontecer na Expolazer - Feira Internacional de Piscinas, Spas e Ambientes de Lazer -, de 3 a 6 de agosto, em São Paulo-SP. Junto com o kit será apresentada a caixa inteligente Smart Box, que controla e facilita o funcionamento da piscina

A piscina foi idealizada para render prazer, diversão e alegria. Mas, pra isso é preciso que a sua parte hidráulica seja projetada com segurança para prevenir acidentes. O simples fato de a tampa de um ralo de fundo estar solta ou quebrada pode causar graves riscos aos usuários porque a sua potência de sucção se torna maior.

Uma piscina com o sistema hidráulico mal instalado, e principalmente em funcionando na presença de banhistas, pode provocar desde lesões em mãos, pés e outras partes do corpo, até afogamentos que podem levar à morte, provocados pelo enlace de cabelos na grade de proteção do dreno. Existem diversos casos no Brasil em que pessoas perderam a vida ou ficaram com sequelas gravíssimas após acidentes com ralos de fundo em piscinas.

Todo o volume de água que alimenta a mobotomba é captado por drenos instalados na piscina. A motobomba trabalha sugando a maior quantidade de água possível para atender aos sistemas de filtragem, aquecimento e cascatas, por exemplo. Se houver mal dimensionamento da bomba ou instalação errada, o mergulho pode ser trágico: crianças e mulheres, principalmente, podem ter os cabelos entrelaçados na tampa do dreno de fundo. Quando isso acontece, geralmente não adianta tentar puxar a pessoa porque os fios dão um nó na grade de proteção do dreno. A única saída é cortá-los, mas dificilmente dá tempo.

Para evitar o risco, a Sibrape apresenta o kit Dreno da Linha Premium com tampa anti-hair, que elimina por total a chance de acidentes. Ela foi desenvolvida pela Sibrape de maneira que, caso os cabelos sejam sugados pelo dreno, basta o usuário puxá-los que se soltarão na hora. A tampa foi projetada de tal forma, que o seu centro fica livre para os fios saírem: existem cortes que são direcionados para o meio, fazendo com que os cabelos se desprendem facilmente.

A tampa anti-hair é um produto essencial para quem se preocupa com a segurança dos banhistas. As piscinas já construídas podem optar por ela porque não é necessário trocar todos os drenos: a nova tampa anti-hair se encaixa perfeitamente nos equipamentos já instalados.

Outras recomendações ajudam a proporcionar um lazer mais seguro: de acordo com a ABTN, Associação Brasileira de Normas Técnicas, deve ser estipulada uma velocidade máxima de sucção dos drenos e, no mínimo, a instalação de dois ralos de fundo na piscina. Sem contar a manutenção dos equipamentos, que deve ser supervisionada.

Smart Box chega para facilitar o funcionamento da piscina

Smart Box é uma caixa inteligente que controla a filtragem da piscina, cascata, hidromassagem e até o aquecimento solar.
Proporciona conforto e economia. Uma piscina regularmente filtrada exige menos gastos com o tratamento da água, e a limpeza do fundo não precisa ser tão frequente. Tudo isso porque a caixa controladora funciona com um timer que programa a bomba do filtro para trabalhar nos dias e horários planejados. Consequentemente, se o sistema de descontaminação Pool Clean UVC Sibrape estiver ligado à bomba, também tratará da água de acordo com a programação.
Ligar e desligar a bomba deixa de fazer parte da rotina, o Smart Box automatiza todo o trabalho.

A caixa microprocessada ainda pode controlar mais duas bombas: para a cascata e a hidromassagem. Como elas não precisam de períodos certos para serem ligadas, o Smart Box vem com controle remoto para acioná-las com comodidade.
Outra novidade é que o aquecimento solar da piscina também passa a ser controlado na mesma caixa, por meio de sensores.

O Smart Box não ocupa espaço porque funciona afixado na parede dentro da casa de máquinas; é super leve, mede apenas 15 x 10 cm, e possui visor de LCD que facilita a visualização.

O Smart Box e o novo kit Dreno Sibrape serão lançados durante a 18ª Expolazer, Feira Internacional de Piscinas, Spas e Ambientes de Lazer. O evento acontece de 3 a 6 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo-SP. A Sibrape participa da feira desde a sua primeira edição.