Por Mariliz Vargas
O que é isto que tanto atrai o ser humano em direção ao grotesco? Por que gostamos tanto de comentar detalhes sórdidos de crimes violentos? Que estranha curiosidade é esta que se esconde em nossas mentes e que é explorada diariamente pelos meios de comunicação? Esta exploração é inofensiva para este ser ou lhe causa algum prejuízo?
Diante do caso Bruno e todos os seus desdobramentos nas últimas semanas, nos deparamos de frente com uma característica singular do ser humano: a curiosidade mórbida. Nós temos naturalmente tal característica, pois ela está ligada ao desejo pelo desconhecido, está ligada também, principalmente, ao mistério da morte. Quando estamos imersos no cotidiano e seus compromissos, não nos damos conta da fragilidade da existência.
Por isso fatos catastróficos chocam tanto, nos chamam atenção, ficamos como crianças diante de uma descoberta. É um traço da curiosidade, mas existem outras facetas desta característica, nem tão inocentes assim. Trata-se do prazer mórbido, aquele que leva pessoas a assistirem filmes de terror e de matança. É o prazer que dá a vivencia da própria morte, e de todos os detalhes envolvidos nesta realidade natural. Deparar-se com situações de conteúdo macabro causa uma reação físico-química no organismo e assim traz à tona a atração por este tipo de assunto, assim como sente atração por imagens de conteúdo sexual.
Saiba que ao se expor demasiadamente a material violento, você está dando uma munição muito perigosa para sua própria mente. E ela vai descarregar esta munição em cima de você e das pessoas que estão próximas. Descarrega contra você quando este excesso de informação sobrecarrega a sua mente. Você alimenta sua mente com um monte de lixo, diariamente, e vai ficando intoxicado.
Passa a falar com todos os conhecidos e desconhecidos sobre os fatos macabros e terríveis que presencia, e imagina que este tipo de comportamento não vai ter repercussão alguma sobre o seu sistema físico e emocional. Pois saiba que alimentar a sua curiosidade mórbida, tem sim um efeito devastador sobre a sua saúde. Então acorde, e pare de brincar com a sua natureza humana, pois ela merece da sua parte toda consideração e cuidado que um ser vivo tem direito neste mundo.
Sobre a autora:
Mariliz Vargas é psicóloga, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com Psicoterapia há mais de 20 anos. Ministra cursos e palestras sobre temas relacionados ao aprimoramento humano na busca por uma vida mais rica e feliz. Autora de inúmeros artigos publicados no jornal paranaense Gazeta do Povo, suplemento Viver Bem, e atualmente veiculados através da internet. Recentemente, Mariliz lançou os livros 'A Sabedoria do Não' e 'Você É Mais Forte Que a Dor', pela editora Rosea Nigrea.
Acesse:
www.marilizvargas.com.br
www.twitter.com/marilizvargas
www.roseanigra.com.br
Jornalista Responsável: Claudia Souza - MTB 50644/SP - Tel: 55 11 99803-3384
Nossos Vídeos
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Curso Forno e Fogão capacita voluntários da Fundação Amaral Carvalho e Febec
Fotos: Ariane Urbanetto - Assessoria de Imprensa HAC
Primeira turma formada pelo projeto "Forno e Fogão": multiplicadoras de conhecimento 
A multiplicadora Isabela Miranda de Toledo Piza, Ruy Martins Fontes Neto e Renata Nadalet (Febec) e Suzana Sanzovo, presidente do Mulher APAS
A Federação Brasileira das Entidades de Combate ao Câncer (Febec) em parceria com a Mulher APAS, grupo que desenvolve ações sociais pela Associação Paulista de Supermercados, realizou curso de capacitação para voluntários da Fundação Amaral Carvalho (FAC) e da própria Federação.
Intitulado "Forno e Fogão", o projeto objetiva o aperfeiçoamento de pessoas que lidam com serviços profissionais ou voluntários, que exijam conhecimentos de cozinha, preparo, manipulação e higienização de alimentos, além de preparação de cardápios, arrumação de mesas e bandejas.
O curso tem carga horária de 40 horas, com aulas ministradas pela multiplicadora Isabela Miranda de Toledo Piza. São oito horas de teoria e 32 horas de aprendizado na prática. As aulas são ministradas na cozinha da Fundação.
"O apoio da FAC ao oferecer a cozinha e todo suporte necessário foi imprescindível para o sucesso do curso", salienta Renata Nadalet, gerente de marketing da Febec.
Multiplicando conhecimento
A primeira turma composta por 15 voluntários se formou no dia 30 de julho e tem um objetivo a mais: a multiplicação de conhecimento.
"As pessoas que participaram desta turma estão capacitadas para passar adiante os conhecimentos adquiridos, ou seja, o projeto não termina neles", diz Isabela. Os colaboradores que participaram do curso ensinarão as técnicas para voluntários da FAC e Febec e acompanhantes dos pacientes que ficam nas Casas de Apoio do Hospital Amaral Carvalho.
A presidente do Mulher APAS, Suzana Sanzovo, esteve presente na aula de encerramento, onde foram entregues os certificados. Ela enfatiza estar especialmente feliz com esse projeto, pois é realizado em Jaú, sua cidade natal. "Projetos como esse são importantes para a comunidade, pois, visam não só formar pessoas para o mercado de trabalho, mas levantar a auto-estima dos voluntários. A primeira turma foi de multiplicadores, que vão levar conhecimento aos outros voluntários e às famílias de pacientes. Isso lhes proporcionará qualidade de alimentação e consequentemente de vida, que é o que busca todo projeto social", conclui.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Carlos Nascimento será McAmigo Feliz da Fundação Amaral Carvalho
Jornalista aceita convite da instituição para fazer parte da maior campanha do Brasil em benefício de crianças e adolescentes com câncer e divulgá-la junto à comunidade
Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC
O jornalista Carlos Nascimento: ajuda às crianças e adolescentes carentes com câncer
Carlos Nascimento, apresentador do Jornal do SBT e do SBT Brasil, é o McAmigo da Fundação Amaral Carvalho, entidade beneficiada pela campanha McDia Feliz há 10 anos. A campanha que neste ano acontece no dia 28 de agosto, sábado, também conta com o apadrinhamento da Clínica CISCO de Odontologia, propriedade de Francisco Fernando Massola.
"Natural de Dois Córregos, cidade vizinha do município de Jaú, Carlos Nascimento conhece bem nossa instituição e dedicação no trabalho desenvolvido. Já esteve, inclusive, presente em vários eventos e acompanhando nossas ações para a construção da Casa de Apoio Infantil, além de fazer parte da Associação Maria Augusta do Amaral Cesarino", diz Vanessa de Moraes, coordenadora do departamento de Assistência Social do HAC.
O jornalista começou sua carreira na Rádio Cultura e no jornal O Democrático de Dois Córregos. Já em São Paulo, trabalhou nas rádios Nacional, Excelsior e América e no jornal Super News. Foi colunista dos jornais Diário Popular e Diário de São Paulo. Também passou por outras emissoras como TV Globo de São Paulo, TV Cultura, TV e rádio Band. Durante a carreira, Nascimento recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em 1980 e 1981; e o prêmio APCA da Associação Paulista do s Críticos de Arte, em 1988, pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), e em 1989, também pelo melhor telejornal (Jornal da Record).
Campanha Local
A arrecadação do McDia Feliz nos restaurantes das cidades de Jaú, Araraquara e São Carlos beneficiará o projeto de construção da Casa de Apoio Infantil do Hospital Amaral Carvalho Maria Augusta do Amaral Cesarino, referência local no tratamento de câncer. O projeto surgiu em 2006 com objetivo de atender melhor as crianças, adolescentes e seus acompanhantes, proporcionando-lhes maior estrutura e conforto, visando otimizar a operacionalidade do serviço, facilitar a logística do atendimento e integrar os pacientes e os profissionais de saúde.
O novo imóvel terá um ambiente moderno com brinquedoteca, sala de convivência com TV, banheiros adaptados para deficientes físicos, sala de atendimento pedagógico, psicológico, terapia ocupacional e refeitório, além de 20 quartos com 64 leitos e oficinas terapêuticas.
O paciente, não precisará interromper sua vida escolar, já que na nova Casa de Apoio Infantil as crianças continuarão estudando normalmente, como já ocorre nas dependências do HAC. "É um lugar inovador, com todas as condições de receber as crianças e seus acompanhantes. Ficamos satisfeitos em poder realizar mais esse benefício para nossos pacientes carentes, principalmente para os que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Será um orgulho para Jaú poder abrigar pessoas de todas as regiões do Estado de São Paulo e Brasil, prestando-lhes assistência social, educacional e humana, facilitando o acesso dos mesmos ao tratamento", diz o superintendente da FAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro.
A Fundação realiza um trabalho de assistência integral, trazendo o cotidiano das crianças para a casa de apoio e fornecendo assistência a longo prazo. "Não basta apenas curar fisicamente, tem que haver um trabalho psicológico e social, para evitar qualquer sequela", afirma o superintendente. "Quando se aumenta a proteção social, cresce em quase 12% o número de pacientes com uma melhora significativa e até a cura por completo", completa.
Como adquirir os tíquetes antecipados
Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil poderá comprar os tíquetes antecipados Big Mac na instituição participante em sua localidade. E no McDia Feliz, em 28 de agosto, cada cupom deverá ser trocado por um sanduíche Big Mac em um dos 577 restaurantes da rede McDonald's no Brasil. Empresas também podem aderir à causa encomendando tíquetes para clientes e funcionários.
Em Jaú, os tíquetes antecipados poderão ser comprados com as voluntárias da Entidade Anna Marcelina, Rua Paulino Maciel, nº 296, e mais informações estão disponíveis por meio dos telefones (14) 3621-3064 ou 3602-1386.
Na cidade de Araraquara, os produtos estarão à venda na Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca), Rua Carlos Gomes, n°1730 - Centro. Informações pelo telefone (16) 3322-2817.
Haverá também dois pontos de venda em São Carlos: no Balcão da cidadania do Shopping Iguatemi, Rua Passeio dos Falmboyants, n°200, telefone (16) 3372-4233 e Andreazi Moreira Assessoria, Rua Rui Babosa, nº1576 - Centro, telefone (16) 3412-9700.
Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC
O jornalista Carlos Nascimento: ajuda às crianças e adolescentes carentes com câncer
Carlos Nascimento, apresentador do Jornal do SBT e do SBT Brasil, é o McAmigo da Fundação Amaral Carvalho, entidade beneficiada pela campanha McDia Feliz há 10 anos. A campanha que neste ano acontece no dia 28 de agosto, sábado, também conta com o apadrinhamento da Clínica CISCO de Odontologia, propriedade de Francisco Fernando Massola.
"Natural de Dois Córregos, cidade vizinha do município de Jaú, Carlos Nascimento conhece bem nossa instituição e dedicação no trabalho desenvolvido. Já esteve, inclusive, presente em vários eventos e acompanhando nossas ações para a construção da Casa de Apoio Infantil, além de fazer parte da Associação Maria Augusta do Amaral Cesarino", diz Vanessa de Moraes, coordenadora do departamento de Assistência Social do HAC.
O jornalista começou sua carreira na Rádio Cultura e no jornal O Democrático de Dois Córregos. Já em São Paulo, trabalhou nas rádios Nacional, Excelsior e América e no jornal Super News. Foi colunista dos jornais Diário Popular e Diário de São Paulo. Também passou por outras emissoras como TV Globo de São Paulo, TV Cultura, TV e rádio Band. Durante a carreira, Nascimento recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em 1980 e 1981; e o prêmio APCA da Associação Paulista do s Críticos de Arte, em 1988, pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), e em 1989, também pelo melhor telejornal (Jornal da Record).
Campanha Local
A arrecadação do McDia Feliz nos restaurantes das cidades de Jaú, Araraquara e São Carlos beneficiará o projeto de construção da Casa de Apoio Infantil do Hospital Amaral Carvalho Maria Augusta do Amaral Cesarino, referência local no tratamento de câncer. O projeto surgiu em 2006 com objetivo de atender melhor as crianças, adolescentes e seus acompanhantes, proporcionando-lhes maior estrutura e conforto, visando otimizar a operacionalidade do serviço, facilitar a logística do atendimento e integrar os pacientes e os profissionais de saúde.
O novo imóvel terá um ambiente moderno com brinquedoteca, sala de convivência com TV, banheiros adaptados para deficientes físicos, sala de atendimento pedagógico, psicológico, terapia ocupacional e refeitório, além de 20 quartos com 64 leitos e oficinas terapêuticas.
O paciente, não precisará interromper sua vida escolar, já que na nova Casa de Apoio Infantil as crianças continuarão estudando normalmente, como já ocorre nas dependências do HAC. "É um lugar inovador, com todas as condições de receber as crianças e seus acompanhantes. Ficamos satisfeitos em poder realizar mais esse benefício para nossos pacientes carentes, principalmente para os que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Será um orgulho para Jaú poder abrigar pessoas de todas as regiões do Estado de São Paulo e Brasil, prestando-lhes assistência social, educacional e humana, facilitando o acesso dos mesmos ao tratamento", diz o superintendente da FAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro.
A Fundação realiza um trabalho de assistência integral, trazendo o cotidiano das crianças para a casa de apoio e fornecendo assistência a longo prazo. "Não basta apenas curar fisicamente, tem que haver um trabalho psicológico e social, para evitar qualquer sequela", afirma o superintendente. "Quando se aumenta a proteção social, cresce em quase 12% o número de pacientes com uma melhora significativa e até a cura por completo", completa.
Como adquirir os tíquetes antecipados
Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil poderá comprar os tíquetes antecipados Big Mac na instituição participante em sua localidade. E no McDia Feliz, em 28 de agosto, cada cupom deverá ser trocado por um sanduíche Big Mac em um dos 577 restaurantes da rede McDonald's no Brasil. Empresas também podem aderir à causa encomendando tíquetes para clientes e funcionários.
Em Jaú, os tíquetes antecipados poderão ser comprados com as voluntárias da Entidade Anna Marcelina, Rua Paulino Maciel, nº 296, e mais informações estão disponíveis por meio dos telefones (14) 3621-3064 ou 3602-1386.
Na cidade de Araraquara, os produtos estarão à venda na Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca), Rua Carlos Gomes, n°1730 - Centro. Informações pelo telefone (16) 3322-2817.
Haverá também dois pontos de venda em São Carlos: no Balcão da cidadania do Shopping Iguatemi, Rua Passeio dos Falmboyants, n°200, telefone (16) 3372-4233 e Andreazi Moreira Assessoria, Rua Rui Babosa, nº1576 - Centro, telefone (16) 3412-9700.
Inspeção veicular ambiental terá comandos de fiscalização quatro vezes por semana
A partir desta semana, ação conjunta do Comando de Policiamento de Trânsito da PM e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente realizará quatro comandos permanentes de inspeção veicular por semana. Os pontos de fiscalização serão variados e procuram atingir todas as zonas da Cidade.
Na semana passada, entre os dias 15 e 16, foram realizados dois comandos exclusivamente para a vistoria de motocicletas - foram fiscalizadas 684 delas, das quais 21 estavam em situação irregular e foram multadas em R$ 550.
Balanço de junho
Junho foi o último mês de inspeção veicular ambiental exercício 2010 para veículos com final de placa 3. Os proprietários desses veículos tiveram três meses para passar pelo procedimento, sendo que até o fim do mês passado cerca de 48,6% dos automóveis com esse final de placa passaram pela inspeção, com índice de reprovação na primeira inspeção de 20,9%.
No caso das motos, 26,7% da frota esperada com placa final 3 realizou a inspeção e, desse total, 29,6% foram reprovadas na primeira inspeção. Entre os veículos a diesel, 45,98% fizeram a inspeção no prazo e, desse total, 36,7% foram reprovados na primeira vistoria. Cerca de 65,2% dos ônibus com esse final de placa passaram pelo procedimento, com 27,3% de reprovados na primeira inspeção.
Já os proprietários de veículos com final de placa 4 iniciaram o agendamento para passar pela inspeção no dia 1º de abril e têm até o dia 31 de julho para passar pelo procedimento.
Os veículos com final de placas 5 e 6 já podem ser agendados para passar pela inspeção desde 1º de maio e têm até o dia 31 de agosto para passar pelo procedimento. De fevereiro a junho deste ano, já passaram pela inspeção 951.212 veículos (levando em consideração todas as placas e tipos de combustível). Desse total, 15,11% foram reprovados.
Na semana passada, entre os dias 15 e 16, foram realizados dois comandos exclusivamente para a vistoria de motocicletas - foram fiscalizadas 684 delas, das quais 21 estavam em situação irregular e foram multadas em R$ 550.
Balanço de junho
Junho foi o último mês de inspeção veicular ambiental exercício 2010 para veículos com final de placa 3. Os proprietários desses veículos tiveram três meses para passar pelo procedimento, sendo que até o fim do mês passado cerca de 48,6% dos automóveis com esse final de placa passaram pela inspeção, com índice de reprovação na primeira inspeção de 20,9%.
No caso das motos, 26,7% da frota esperada com placa final 3 realizou a inspeção e, desse total, 29,6% foram reprovadas na primeira inspeção. Entre os veículos a diesel, 45,98% fizeram a inspeção no prazo e, desse total, 36,7% foram reprovados na primeira vistoria. Cerca de 65,2% dos ônibus com esse final de placa passaram pelo procedimento, com 27,3% de reprovados na primeira inspeção.
Já os proprietários de veículos com final de placa 4 iniciaram o agendamento para passar pela inspeção no dia 1º de abril e têm até o dia 31 de julho para passar pelo procedimento.
Os veículos com final de placas 5 e 6 já podem ser agendados para passar pela inspeção desde 1º de maio e têm até o dia 31 de agosto para passar pelo procedimento. De fevereiro a junho deste ano, já passaram pela inspeção 951.212 veículos (levando em consideração todas as placas e tipos de combustível). Desse total, 15,11% foram reprovados.
Fórum Regional da Criança e Adolescente comemora os 20 anos do ECA
O CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança recebe na próxima sexta-feira, dia 30, a partir das 08h00, um evento em comemoração ao 20º aniversário do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente. O evento é realizado pelo Fórum Regional dos Direitos da Criança e Adolescente Freguesia/Brasilândia, em parceria com o CRAS (Centro de Referencia em Assistência Social) FÓ, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e Subprefeitura.
Com o tema “Protagonismo Juvenil” o evento terá oficinas e atividades realizadas pelos adolescentes e orientadores das entidades da região. Na programação música, dança e teatro entre outras atrações.
O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ele regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988 internalizando uma série de normativas internacionais. Com o ECA foram possíveis muitos avanços como a criação de vários órgão e entidades como o PNAS, SINASE, CMESCA, Conselho de Direitos e Tutelares, CMDCA entre outros órgãos de Defesa e Proteção das Crianças e Adolescentes.
Participe! Traga sua família, prestigie nossas crianças e adolescentes. Apóie as entidades que ajudam a proteger nossos jovens.
Serviço
20 º aniversario do ECA
Local: CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança
Endereço: Rua Michihisa Murata, nº 120 (próximo a Estrada do Sabão)
Data: 30/07/2010; das 08h00 às 13h00
Com o tema “Protagonismo Juvenil” o evento terá oficinas e atividades realizadas pelos adolescentes e orientadores das entidades da região. Na programação música, dança e teatro entre outras atrações.
O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ele regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988 internalizando uma série de normativas internacionais. Com o ECA foram possíveis muitos avanços como a criação de vários órgão e entidades como o PNAS, SINASE, CMESCA, Conselho de Direitos e Tutelares, CMDCA entre outros órgãos de Defesa e Proteção das Crianças e Adolescentes.
Participe! Traga sua família, prestigie nossas crianças e adolescentes. Apóie as entidades que ajudam a proteger nossos jovens.
Serviço
20 º aniversario do ECA
Local: CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança
Endereço: Rua Michihisa Murata, nº 120 (próximo a Estrada do Sabão)
Data: 30/07/2010; das 08h00 às 13h00
Ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar
Foto: João Luiz/Secom
O prefeito Gilberto Kassab apresentou nesta terça-feira (20) os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, zona oeste da cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Marcelo Branco, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. O novo combustível será testado no transporte público da cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou Kassab.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário Eduardo Jorge. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na cidade", anunciou Kassab.
Tecnologia avançada
O diesel que será testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na cidade", afirmou o secretário Marcelo Branco.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini - Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa - Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Esta mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do país onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público rodam com este tipo de combustível.
O prefeito Gilberto Kassab apresentou nesta terça-feira (20) os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, zona oeste da cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, Marcelo Branco, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. O novo combustível será testado no transporte público da cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou Kassab.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário Eduardo Jorge. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na cidade", anunciou Kassab.
Tecnologia avançada
O diesel que será testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na cidade", afirmou o secretário Marcelo Branco.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini - Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa - Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Esta mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do país onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público rodam com este tipo de combustível.
IX Feira da Música de Fortaleza acontecerá em Agosto no Centro Dragão do Mar
Pela primeira vez, a Feira da Música de Fortaleza concentra toda a programação do evento no Centro Dragão do Mar e entorno. Shows, palestras, oficinas, rodada de negócios, exposição de estandes, dentre outras atividades desta IX edição serão distribuídas pelos espaços do centro cultural. A Feira ocorre de 18 a 21 de agosto
A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) acontecerá de 18 a 21 de agosto com toda a programação distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, palestras, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema.
Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro - divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estréia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema.
Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição que culminou na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música.
Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.
A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura.
Histórico - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.
Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br
A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) acontecerá de 18 a 21 de agosto com toda a programação distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, palestras, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema.
Com a nova distribuição, a Feira aproxima arte e reflexão. A Mostra de Música Independente trará uma programação com 52 atrações – entre artistas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro - divididas em palcos espalhados pelo Dragão, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Já o Encontro Internacional da Música – reunindo oficinas, palestras e workshops – estréia no espaço do centro cultural este ano, estendendo as atividades para o Sesc Senac Iracema.
Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.
Com a seletiva inserida na programação da Mostra, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição que culminou na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior do Ceará, programada de 30 de junho a 7 de agosto de 2010, promovendo a capacitação em negócios da música.
Este ano, a organização da Feira da Música ainda sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino.
A Feira é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, incentivo do Sistema Estadual de Cultura e apoio cultural do Ministério da Cultura.
Histórico - Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.
Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A programação terá início todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br
BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE É REABERTA
Fotos: Ricardo Fonseca/Secom
Com um acervo de 42 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento, a seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade foi reaberta nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Gilberto Kassab. Esta é a primeira etapa concluída do Plano Integrado de Modernização e Restauração da Biblioteca Mário de Andrade, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Kassab ficou satisfeito com o resultado das obras e anunciou a data para a reabertura total da biblioteca.
"Estamos encantados com a conclusão dessa primeira etapa. A entrega total das reformas será em 25 de janeiro, aniversário da cidade, como forma de presentear São Paulo. A expectativa é de que até o final dessa gestão todos os equipamentos da cultura tenham sido revitalizados. Temos orgulho das ações na área de cultura de preservação dos equipamentos públicos e recomposição dos nossos acervos", disse Kassab.
Criada em 1944, com um acervo de 2.500 volumes, a seção Circulante já esteve em diferentes endereços, mas no final de 2008 ficou inacessível ao público quando foi transferida para o prédio principal da Mário de Andrade, então em reforma. A partir de agora os exemplares estão abrigados na antiga sala de leitura da biblioteca que foi reformada, recebeu nova iluminação e 130 assentos. Ao todo, são 42 mil exemplares já incluídos os 7 mil novos títulos adquiridos em 2005.
O acervo, totalmente informatizado e disponível para consulta na internet, foi reorganizado em novas prateleiras e pode ser novamente retirado para empréstimo. Cada leitor terá a opção de retirar até dois livros por um período de 14 dias, com a possibilidade de uma renovação pelo mesmo período. "A Circulante é a interface mais pública da biblioteca. É aquela que está aberta a toda a população e por isso foi importante devolvê-la da forma mais ágil possível. Mas é preciso lembrar que a Mário de Andrade, com seu acervo de três milhões de itens, é a segunda maior biblioteca do Brasil. Então, reformá-la é uma forma de valorização e preservação do patrimônio público", assinalou Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura.
Programação Cultural
A seção Circulante divide espaço também com a Coleção São Paulo. Disponível para consulta local, itens audiovisuais e bibliográficos contam a história da cidade, preservam as imagens da arquitetura e urbanismo, relatam questões sociais e políticas públicas e registram indicadores socioeconômicos e culturais. Encontra-se também no mesmo local, a Coleção de Referência com mais de 3.500 volumes de dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e demais fontes de pesquisa. Além de consulta e empréstimo, a seção Circulante será palco para intensa programação cultural com escritores, pesquisadores e artistas em seu espaço de convivência.
Em setembro de 2007, foram iniciadas as obras de restauração e modernização da Biblioteca Mário de Andrade. Com investimento de R$ 16,3 milhões, parceria entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o plano envolve a reforma do prédio principal da biblioteca, restauro do mobiliário, modernização das instalações, além da recuperação e manutenção do acervo geral com 200 mil itens que está sendo desinfestado de pragas e higienizado.
As reformas no prédio principal trataram de impermeabilizar as lajes da cobertura, readequaram os andares de armazenamento do acervo, ampliaram a área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes, criaram o núcleo de pesquisadores com gabinetes individuais de leitura, adequaram a biblioteca para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras melhorias.
O antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) foi cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura e já está sendo reformado para abrigar o acervo de periódicos, de multimeios, a Coleção ONU que concentra material produzido pela instituição internacional e o Arquivo Histórico. Além disso, o Anexo, como é conhecido este prédio, também terá áreas de atendimento, auditório para treinamento e cursos e novos laboratórios de digitalização e microfilmagem. A conclusão destas obras está prevista para o segundo semestre de 2011.
Com um acervo de 42 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento, a seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade foi reaberta nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Gilberto Kassab. Esta é a primeira etapa concluída do Plano Integrado de Modernização e Restauração da Biblioteca Mário de Andrade, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Kassab ficou satisfeito com o resultado das obras e anunciou a data para a reabertura total da biblioteca.
"Estamos encantados com a conclusão dessa primeira etapa. A entrega total das reformas será em 25 de janeiro, aniversário da cidade, como forma de presentear São Paulo. A expectativa é de que até o final dessa gestão todos os equipamentos da cultura tenham sido revitalizados. Temos orgulho das ações na área de cultura de preservação dos equipamentos públicos e recomposição dos nossos acervos", disse Kassab.
Criada em 1944, com um acervo de 2.500 volumes, a seção Circulante já esteve em diferentes endereços, mas no final de 2008 ficou inacessível ao público quando foi transferida para o prédio principal da Mário de Andrade, então em reforma. A partir de agora os exemplares estão abrigados na antiga sala de leitura da biblioteca que foi reformada, recebeu nova iluminação e 130 assentos. Ao todo, são 42 mil exemplares já incluídos os 7 mil novos títulos adquiridos em 2005.
O acervo, totalmente informatizado e disponível para consulta na internet, foi reorganizado em novas prateleiras e pode ser novamente retirado para empréstimo. Cada leitor terá a opção de retirar até dois livros por um período de 14 dias, com a possibilidade de uma renovação pelo mesmo período. "A Circulante é a interface mais pública da biblioteca. É aquela que está aberta a toda a população e por isso foi importante devolvê-la da forma mais ágil possível. Mas é preciso lembrar que a Mário de Andrade, com seu acervo de três milhões de itens, é a segunda maior biblioteca do Brasil. Então, reformá-la é uma forma de valorização e preservação do patrimônio público", assinalou Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura.
Programação Cultural
A seção Circulante divide espaço também com a Coleção São Paulo. Disponível para consulta local, itens audiovisuais e bibliográficos contam a história da cidade, preservam as imagens da arquitetura e urbanismo, relatam questões sociais e políticas públicas e registram indicadores socioeconômicos e culturais. Encontra-se também no mesmo local, a Coleção de Referência com mais de 3.500 volumes de dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e demais fontes de pesquisa. Além de consulta e empréstimo, a seção Circulante será palco para intensa programação cultural com escritores, pesquisadores e artistas em seu espaço de convivência.
Em setembro de 2007, foram iniciadas as obras de restauração e modernização da Biblioteca Mário de Andrade. Com investimento de R$ 16,3 milhões, parceria entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o plano envolve a reforma do prédio principal da biblioteca, restauro do mobiliário, modernização das instalações, além da recuperação e manutenção do acervo geral com 200 mil itens que está sendo desinfestado de pragas e higienizado.
As reformas no prédio principal trataram de impermeabilizar as lajes da cobertura, readequaram os andares de armazenamento do acervo, ampliaram a área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes, criaram o núcleo de pesquisadores com gabinetes individuais de leitura, adequaram a biblioteca para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras melhorias.
O antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) foi cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura e já está sendo reformado para abrigar o acervo de periódicos, de multimeios, a Coleção ONU que concentra material produzido pela instituição internacional e o Arquivo Histórico. Além disso, o Anexo, como é conhecido este prédio, também terá áreas de atendimento, auditório para treinamento e cursos e novos laboratórios de digitalização e microfilmagem. A conclusão destas obras está prevista para o segundo semestre de 2011.
São Paulo testa ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar para reduzir poluição do ar
O prefeito de São Paulo apresentou ontem os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar, que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, Zona Oeste da Cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. O novo combustível será testado no transporte público da Cidade durante seis meses.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou o prefeito.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota, haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na Cidade", anunciou o prefeito de São Paulo.
Tecnologia avançada
O diesel a ser testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, o produto possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na Cidade", afirmou o secretário de Transportes.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini-Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa-Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Essa mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do País onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público roda com esse tipo de combustível.
"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou o prefeito.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota, haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.
"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na Cidade", anunciou o prefeito de São Paulo.
Tecnologia avançada
O diesel a ser testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, o produto possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na Cidade", afirmou o secretário de Transportes.
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini-Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa-Vila Mariana.
Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Essa mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do País onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público roda com esse tipo de combustível.
‘Voluntários do Sertão’ 2010 será em Caetité (BA)
Evento chega à sua décima edição e prevê realizar 20 mil atendimentos no sertão baiano, no período de 5 a 11 de setembro
Fotos de 2009 / Divulgação
Meta é reunir 200 voluntários, entre profissionais e médicos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Oftalmologia, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem
Nas edições anteriores, projeto mobilizou quase 2 mil voluntários e realizou 45 mil atendimentos à população carente que vive no sertão
Caminhões, aviões e vans cortarão o País para cumprir uma maratona de atendimento considerada uma das mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil
Ribeirão Preto e São Paulo – A Associação Voluntários do Sertão informa que a edição 2010 do Projeto Voluntários do Sertão acontecerá no período de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), saindo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O programa, que anualmente realiza atendimento médico e odontológico, cirurgias e promove palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente, movimentará cerca de 200 pessoas e chegará à 10ª sua edição. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos.
O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico.
Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.
Segundo o empresário, a ‘caravana’ dos Voluntários do Sertão mobilizou 33 voos na edição 2009 – número que deverá ao menos se repetir em 2010. Em setembro próximo, diz Dorinho, caminhões, vans e aviões “voltarão a cortar o País, para cumprir uma maratona de atendimento que já se consolidou entre as mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil”, complementa.
Distante 750 km da capital Salvador, Caetité, a cidade escolhida para abrigar o evento em 2010, conta com aproximadamente 48 mil habitantes. O município apresenta coeficiente elevado de mortalidade infantil, embora esse dado tenha sido reduzido nos últimos anos - de 14 para 8,8, por 1 000 nascidos vivos, no período 1999/2008. A maior causa de óbitos na cidade é atribuída a doenças cerebrovasculares, seguida de infarto do miocárdio e por acidentes de transportes. Outros 11 municípios, situados num raio de 50 km, e uma comunidade quilombola, também serão atendidos pelo projeto.
Em suas 9 edições realizadas até hoje, o projeto Voluntários do Sertão contabilizou mais de 45 mil atendimentos, com a participação de quase 2 mil pessoas.
Capacitação e geração de renda
No ano de 2008, a Associação Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, que prevê a distribuição de kits de irrigação para agricultura familiar, além de sementes de hortaliças, bandejas e substratos. Os voluntários da associação também capacitam os sertanejos para o cultivo desses gêneros alimentícios. Atualmente, o projeto conta com 58 núcleos de hortas comunitárias, que beneficiam 1740 famílias em 13 municípios.
Profissionais especializados e pessoas interessadas em participar do projeto Voluntários do Sertão 2010 devem se cadastrar no site http://www.voluntariosdosertao.org/ , ou ligar para (16) 3441-4840.
Sobre a Associação Voluntários do Sertão
A Associação Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com estatuto registrado em microfilme pelo oficial de Registros de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma organização apta a atuar no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Condeúba (BA). Seu objetivo é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social.
Fotos de 2009 / Divulgação
Meta é reunir 200 voluntários, entre profissionais e médicos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Psicologia, Oftalmologia, Cardiologia, Odontologia e Enfermagem
Nas edições anteriores, projeto mobilizou quase 2 mil voluntários e realizou 45 mil atendimentos à população carente que vive no sertão
Caminhões, aviões e vans cortarão o País para cumprir uma maratona de atendimento considerada uma das mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil
Ribeirão Preto e São Paulo – A Associação Voluntários do Sertão informa que a edição 2010 do Projeto Voluntários do Sertão acontecerá no período de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), saindo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O programa, que anualmente realiza atendimento médico e odontológico, cirurgias e promove palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente, movimentará cerca de 200 pessoas e chegará à 10ª sua edição. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos.
O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico.
Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.
Segundo o empresário, a ‘caravana’ dos Voluntários do Sertão mobilizou 33 voos na edição 2009 – número que deverá ao menos se repetir em 2010. Em setembro próximo, diz Dorinho, caminhões, vans e aviões “voltarão a cortar o País, para cumprir uma maratona de atendimento que já se consolidou entre as mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil”, complementa.
Distante 750 km da capital Salvador, Caetité, a cidade escolhida para abrigar o evento em 2010, conta com aproximadamente 48 mil habitantes. O município apresenta coeficiente elevado de mortalidade infantil, embora esse dado tenha sido reduzido nos últimos anos - de 14 para 8,8, por 1 000 nascidos vivos, no período 1999/2008. A maior causa de óbitos na cidade é atribuída a doenças cerebrovasculares, seguida de infarto do miocárdio e por acidentes de transportes. Outros 11 municípios, situados num raio de 50 km, e uma comunidade quilombola, também serão atendidos pelo projeto.
Em suas 9 edições realizadas até hoje, o projeto Voluntários do Sertão contabilizou mais de 45 mil atendimentos, com a participação de quase 2 mil pessoas.
Capacitação e geração de renda
No ano de 2008, a Associação Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, que prevê a distribuição de kits de irrigação para agricultura familiar, além de sementes de hortaliças, bandejas e substratos. Os voluntários da associação também capacitam os sertanejos para o cultivo desses gêneros alimentícios. Atualmente, o projeto conta com 58 núcleos de hortas comunitárias, que beneficiam 1740 famílias em 13 municípios.
Profissionais especializados e pessoas interessadas em participar do projeto Voluntários do Sertão 2010 devem se cadastrar no site http://www.voluntariosdosertao.org/ , ou ligar para (16) 3441-4840.
Sobre a Associação Voluntários do Sertão
A Associação Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com estatuto registrado em microfilme pelo oficial de Registros de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma organização apta a atuar no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Condeúba (BA). Seu objetivo é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social.
Assinar:
Postagens (Atom)






