Embratur faz promoção que permite ao público “experimentar” cultura e destinos do Brasil, no festival que começa neste fim de semana
Depois de participar da edição lusitana do Rock in Rio, em maio desse ano, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) participará de outra edição do Rock in Rio no exterior, dessa vez na Espanha, nos dias 4, 5, 6, 11 e 14 de junho. Com um estande de cerca de 100m², com mezanino e sala VIP com vista privilegiada para o Palco Mundo, o principal do Rock in Rio, a Embratur apresentará de forma divertida o turismo e a diversidade cultural e natural do Brasil aos participantes do festival de música. Quem visitar o estande poderá participar de um jogo virtual em 3D, no qual fará a simulação de um voo livre sobre a cidade do Rio de Janeiro. O jogo é destinado a grupos de cinco pessoas e, ao final de cada dia de festival, a equipe vencedora ganhará passagens aéreas para o Rio de Janeiro.
“As marcas da promoção do Brasil no Rock in Rio são criatividade e interatividade. O empenho em fazer ações de grande visibilidade é proporcional à importância que o mercado espanhol tem para nós, pois está entre os de alta prioridade”, destaca o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
O público poderá também se inscrever, em totens disponíveis no estande, para participar do “Drum Circle”, grupos de percussão organizados os intervalos dos shows, formados por aproximadamente 200 pessoas, que farão apresentações nas proximidades do estande da Embratur sob a regência de um maestro. Os participantes também concorrerão a passagens aéreas para o Brasil.
As ações promocionais da Embratur destinadas ao público e para a imprensa visam expor a Marca Brasil e consolidar o Brasil como opção de destino turístico para a prática do ecoturismo, do turismo cultural e do turismo de sol e praia, apresentando a diversidade do produto turístico brasileiro para um público de diversos perfis e faixas etárias. “O objetivo é mostrar a diversidade brasileira, fazendo com que o desejo de visitar o Brasil, ou voltar a visitar, seja despertado no público que participa do Rock in Rio – que tem um perfil de consumo que se encaixa perfeitamente no público alvo que a Embratur trabalha”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.
Atrações on line - A Embratur aproveitará o evento na Espanha para incrementar suas ações de comunicação digital. Além de disponibilizar as imagens das ações realizadas no canal do Youtube e utilizar as redes sociais para repercutir as ações do Rock in Rio, o Instituto irá desenvolver o envio de mensagens, por meio de Bluetooth, para que os visitantes do estande baixem um menu interativo da Embratur no telefone, com opções de entretenimento e informações.
“A participação da Embratur no Rock in Rio também é uma grande oportunidade para relacionamento. Durante os shows, convidaremos operadores de turismo espanhóis, empresários do setor e jornalistas europeus para visitar o estande e participar das promoções. É uma forma importante para ampliar o conhecimento desse público sobre o Brasil”, explica Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur. A estimativa de público para os cinco dias do evento em Madri é de aproximadamente 290 mil pessoas. Os organizadores do evento estimam uma visibilidade internacional de 800 milhões de espectadores em mais de 70 países, com a mídia gerada e as transmissões.
Mercado espanhol - A Espanha é um mercado de alta prioridade para a promoção turística brasileira. O país é o nono maior emissor de turistas para o Brasil – em 2009 o País recebeu 174.526 visitantes espanhóis. De acordo com a pesquisa de Demanda Turística Internacional 2008 (FIPE/Embratur), 41,8% dos turistas espanhóis vieram ao Brasil a lazer e 17,8% a negócios, eventos e convenções. Os destinos preferidos pelo turista que vem a lazer são: Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC). Já o turista que vem a negócios, eventos e convenções visitam mais, nessa ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
Ministério do Turismo