Nossos Vídeos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

BRASIL E PORTUGAL REFORÇAM ALIANÇA NA ÁREA CONTÁBIL

Presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas - OTOC de Portugal, Antonio Domingues de Azevedo, órgão máximo da Contabilidade daquele País, estará em São Paulo, nesta segunda-feira, sendo homenageado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

As inúmeras mudanças na Contabilidade brasileira e mundial, especialmente em função da adoção das normas IFRS, têm motivado diversos países a estreitarem relações. Exemplo disso é a parceria entre Brasil e Portugal, iniciada em 2006, por meio do Conselho Federal de Contabilidade - CFC e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas - OTOC, que visa ações em prol do desenvolvimento da Contabilidade, com o projeto de Transferência de Conhecimentos da profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa.

Entre os motivos da vinda de Antonio Domingues de Azevedo ao Brasil foi o lançamento oficial do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro, em Florianópolis - SC. O evento será uma realização conjunta entre o CFC e a OTOC de Portugal e tem como objetivo promover a discussão e a reflexão sobre temas atuais da área contábil, além de proporcionar aos profissionais e aos estudantes de Ciências Contábeis de todos os países de língua portuguesa uma grande oportunidade para transferência e reciclagem de conhecimentos.

“Tanto o CFC como a OTOC perceberam que Brasil e Portugal — que têm a Contabilidade mais desenvolvida —, poderiam auxiliar os países com dificuldades como Moçambique, Angola e outros”, explica o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro.

Nesta segunda-feira, 10 de maio, o presidente da OTOC será homenageado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP onde receberá a medalha Pedro Pedreschi como forma de reconhecimento ao trabalho que desempenham em benefício da classe. Segundo o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, a homenagem é uma maneira de estreitar o intercâmbio cultural, iniciado há alguns anos entre os dois países. . “Nosso objetivo é ampliar ainda mais as relações entre Brasil e Portugal, desenvolvendo parcerias para a qualificação profissional e educação continuada entre CRC SP e a Ordem dos Técnicos de Portugal, principalmente neste momento em que estamos no processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, quando o intercâmbio de conhecimentos assume importância fundamental na vida dos Contabilistas".



Projeto de transferência de conhecimentos



O objetivo do projeto é conceber um mecanismo de gestão do conhecimento para organização e capacitação do Sistema Contábil de países de língua portuguesa. De modo específico, essa iniciativa pretende elaborar um pré-diagnóstico para a verificação das necessidades e das possibilidades na área de Contabilidade nesses países e prevê ainda capacitar os Contabilistas para a utilização e a realização de educação a distância e incentivá-los a promover intercâmbio com profissionais dos países envolvidos. Outra meta é desenvolver mecanismos para registro, orientação e fiscalização do exercício da profissão.

A ideia da parceria surgiu no fim de 2006, durante a realização de um evento promovido pela OTOC, quando foi constatada a necessidade, por parte de alguns países de língua portuguesa, de apoio em relação a vários aspectos da área contábil. O projeto será desenvolvido em cinco áreas de atuação: organização profissional; formação continuada; apoio aos cursos de graduação e especialização, com mestrado e doutorado; responsabilidade profissional, social e ambiental; e acervo cultural, tendo como País piloto Moçambique.

Instituições internacionais, como o Banco Mundial, demonstraram interesse em apoiar a iniciativa. “Sem dúvida, este é o maior projeto de responsabilidade social, de âmbito internacional, envolvendo uma categoria profissional de dois países e com abrangência extensiva a vários outros”, conclui Juarez.