Nossos Vídeos

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Atibaia realiza Marcha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

- Protesto aconteceu no centro da cidade e contou com a participação de mais de 80 pessoas -
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA), em parceria com a Prefeitura de Atibaia, realizou a Marcha Contra a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente na última terça-feira, dia 18. Mais de 80 pessoas participaram do movimento de protesto que marca o "Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".
A marcha teve início na Câmara Municipal de Atibaia e chamou a atenção de todos em seu trajeto até a praça do Mercado Municipal, onde as crianças e jovens que participaram do evento apresentaram um manifesto em defesa de seus direitos e realizaram com todos os presentes um abraço coletivo em volta do coreto, simbolizando a necessidade da participação de toda a sociedade na luta contra esta prática cruel e covarde.
Estavam presentes no ato o chefe de gabinete, Paulo Catta-Preta, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, a Profª Gina Pitocco Piniano, o presidente do Conselho Tutelar de Atibaia, Newton Moraes, o presidente do CONDICA de Atibaia, Marcos Henrique de Melo e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Paula C. Beathalter.
Segundo Marcos Henrique de Melo, houve um aumento no índice, em Atibaia, de crianças e adolescentes que sofrem com este tipo de problema no último ano, chamando a atenção da sociedade para uma séria reflexão sobre o tema e mobilização em defesa da infância e da adolescência. "O ato de hoje é apenas o início de um processo", diz o presidente do conselho.
A marcha de Atibaia faz parte do movimento iniciado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) em todo o Estado de São Paulo e acompanhou a marcha realizada na capital paulista no mesmo dia. A comemoração deste dia é uma forma de angariar mais pessoas envolvidas e persistir na continuidade desta forte mobilização. Para mais informações sobre o CONDICA, acesse: www.atibaia.sp.gov.br/condica.
Confira abaixo o manifesto na íntegra:

MANIFESTO
"Todos contra o abuso e a exploração"
O abuso e a exploração sexual infantil e dos jovens é algo tão covarde, mas que se tornou comum entre nós. Não é de hoje que crianças e adolescentes sofrem com abusos causados por pessoas desconhecidas e pessoas próximas. Esse crime hediondo destrói os sonhos, as esperanças e as expectativas de um futuro melhor e mais digno.
Mas então o que fazer? Como agir? Não devemos nos omitir diante de um crime tão grotesco, afinal, calar-se é permitir e denunciar é proteger. Não devemos permitir que mais crianças e adolescentes sofram, pois eles são nosso maior patrimônio... Nosso único futuro!
Não devemos aceitar que pessoas que cometam esse crime tão desumano permaneçam impunes!
Hoje, 18 de maio, dia nacional do combate à exploração sexual infantil, mostramos nossa revolta e indignação na tentativa de sensibilizar a todos que almejam um futuro melhor para o nosso País.
É possível aceitar que uma criança ou um jovem seja vítima de seu próprio destino, mas é um absurdo aceitar que se torne ela vítima da negligência da sociedade ou daqueles que a geraram.