Nossos Vídeos

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cardiologista e médico do esporte do Hospital do Coração dá dicas para a prática de esportes aquáticos no verão

Natação, hidroginástica, pólo aquático, entre outros, são as opções mais procuradas durate a estação mais quente do ano

Com a chegada do verão, as atividades físicas aquáticas costumam ganhar novos adeptos. Ao contrário do que muita gente pensa, as atividades aquáticas não são restritas as pessoas de idade ou com lesões. Na água o esforço é maior, portanto, associar atividades aquáticas aos treinos de musculação traz resultados positivos para o corpo e a saúde do coração.

A natação é um dos esportes mais completos porque auxilia na perda de peso, corrige a postura, melhora a capacidade respiratória, aumenta o condicionamento físico, entre outros benefícios. Mas, quando falamos de esportes ou atividades aquáticas, existem diversas modalidades para quem pretende praticar exercícios físicos e se refrescar ao mesmo tempo.

A vantagem de praticar esportes na água é, acima de tudo, a redução de todo e qualquer tipo de impacto. A pressão da água durante a atividade física também exerce um papel importante na circulação e favorece a drenagem linfática - isso significa que atividades aquáticas podem melhorar a circulação sanguínea, além de prevenir e melhorar os inchaços e as celulites.

“Entre os benefícios para quem adere a prática esportiva na água estão o aumento da resistência física e cardiopulmonar, assim, como uma eficiente melhora da coordenação motora. A natação mobiliza o organismo como um todo em um trabalho que envolve força, resistência muscular e estímulo cardiovascular aeróbico, além de ser uma atividade relativamente segura - já que o impacto é mínimo no ambiente aquático”, esclarece o cardiologista e médico do esporte do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb.

De acordo com o Dr. Ghorayeb, responsável pelo Sport Check-up do HCor, a realização de um check-up antes da realização de uma atividade física é de extrema importância para a saúde do atleta. “Quando realizamos o check-up podemos identificar possíveis problemas cardíacos e realizar um tratamento adequado no esportista, antes mesmo de fazer uma atividade que não condiz com a sua saúde. Em alguns casos, o atleta não sabe que possui um problema cardíaco e, quando inicia o exercício, sente dificuldades - o que pode acarretar diversos riscos à saúde como infartos, arritmias, entre outros”, explica o cardiologista.

Conheça algumas atividades físicas aquáticas:

- Hidroginástica: Há muito tempo as atividades físicas realizadas em piscina são uma ótima maneira de entrar em forma. A hidroginástica, por exemplo, combina momentos de relaxamento com os de exercícios musculares, que resultam em ganho no condicionamento físico.

Considerada uma alternativa para um programa tradicional de exercícios com o benefício de diminuir o impacto e esforço nas articulações, ela melhora a circulação, a capacidade respiratória, flexibilidade, força e resistência muscular. Porém, é importante realizar antes e depois da hidroginástica exercícios com peso durante 20 minutos. Esse procedimento promoverá a fixação do cálcio nos ossos, além de prevenir e corrigir a osteoporose.

- Natação: É a atividade física aquática mais completa que existe. Trabalha todos os músculos de forma equilibrada e beneficia a capacidade respiratória, além de melhorar o condicionamento físico. É indicada para todas as idades, inclusive gestantes e bebês;

- Water Yoga: Essa modalidade, recente nas academias, é a yoga tradicinal adaptada para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.

- Pólo Aquático: Esporte aquático semelhante ao handebol na água. Como a natação, desenvolve toda a musculatura do corpo, principalmente tronco e membros superiores. Trabalha também a coordenação e o reflexo.

- Nado sincronizado: Esta modalidade aquática auxilia na melhora da flexibilidade, agilidade e condicionamento físico. Trabalha a musculatura do corpo todo, principalmente das pernas.

- Watsu: Técnica de hidroterapia indicada para relaxamento através dos movimentos do Zen-Shiatsu. Deve ser praticado em piscina aquecida com temperatura de 35 º aproximadamente para relaxar ainda mais.

Sobre o Sport Check-up HCor

O Sport Check-up HCor é um programa de diagnóstico médico altamente especializado e focado na prevenção e na medicina do esporte. Indicado para atender aos mais variados perfis de clientes: sedentários, esportistas iniciantes e não assíduos, atletas amadores e profissionais.

O serviço oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita o dia-a-dia das pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. O programa conta ainda com profissionais altamente qualificados, com a estrutura de ponta do Centro de Diagnósticos do HCor e reúne os mais experientes especialistas do país em cardiologia, nutrição, ortopedia, medicina do esporte e, à partir do próximo mês, um fisiologista fará parte da equipe.

Muitos exemplos demonstram o perigo que existe em exigir melhor desempenho do corpo sem antes avaliar de forma completa e científica os seus verdadeiros potenciais. Além de complicações imediatas e de alta gravidade, como arritmias, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas, podem ocorrer lesões osteoarticulares, que às vezes chegam a incapacitar os esportistas e atletas para o exercício da sua atividade. O oposto também gera problemas.

Os conhecimentos científicos modernos indicam que o sedentarismo é um dos mais importantes fatores de risco para o aparecimento de doenças degenerativas cardiovasculares e do metabolismo como o diabete e a síndrome metabólica. A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção e manutenção da saúde.

Programa de avaliação

No Sport Check-up HCor, todas as etapas e procedimentos foram planejados para oferecer rapidez, eficiência e muita praticidade.

Os módulos do Sport Check-up

Start – Destinado aos esportistas não assíduos, sedentários e atletas amadores. Neste módulo são realizadas as avaliações: cardiológica, ortopédica e exames de diagnósticos, bem como teste ergométrico, eletrocardiograma e orientação nutricional;

Practice – Indicado para esportistas e atletas que já praticam esportes regularmente, este módulo é uma excelente ferramenta de monitoramento da saúde. O Sport Check-up Practice conta com exames complementares em relação ao módulo anterior;

Professional – voltado a esportistas e atletas de alto desempenho. Este módulo conta com exames complementares mais aprofundados, teste ergoespirométrico e condutas diferenciadas necessárias para este perfil.