Nossos Vídeos

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sacolas ecológicas

Sacolinhas de supermercado estão com seus dias contados.




Ao que tudo indica, a preocupação com a preservação do meio-ambiente está fazendo com que novas alternativas sejam tomadas.



Vários estados brasileiros já começaram a implementar projetos para utilização de sacolas ecológicamente corretas em todos os estabelecimentos comerciais.




O plástico que foi inventado por Alexander Parkes em 1862, demora aproximadamente 400 anos para deteriorar-se, aumentando a quantidade de fragmentos nos lixões por todos os lugares, pois é feito de resina sintética que é extraída do petróleo e por isso não é biodegradável.
Só aqui no Brasil, são lançados na natureza, mais de 200 toneladas de plásticos.





Nos países europeus, as pessoas levam suas sacolas para as compras. Quem não tiver, tem que pagar por elas. As empresas que querem prestigiar o cliente, só podem fornecer sacolas feitas de milho e papel.


Na Irlanda, os comerciantes beneficiam os clientes que levam suas próprias sacolas, com sorteios e brindes.


A prefeitura de Maringá, está utlizando na sua coleta de lixo, sacos oxi-biodegradáveis, que prejudicam menos a natureza, porque se decompõem em até 18 meses.

A Prefeitura de São Paulo, iniciou uma campanha para minimizar o uso de sacolas plásticas na Cidade, ao mesmo tempo que estuda possíveis medidas legais para promover a sua substituição gradual por material biodegradável. Modelos de sacolas de pano foram criados especialmente para a campanha e poderão ser usados por todos os segmentos interessados.

As organizações do meio-ambiente estão se mobilizando para criar campanhas e conscientizar a população em geral.
Faça você também a sua parte. Começe utilizando sacolas próprias quando for às compras, ou incentivando mais pessoas a colaborar com a campanha.


Fontes:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=17767

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hSC-IhXSbV0

http://funverde.wordpress.com/2007/01/21/projeto-sacolas-ecologicas/

Nenhum comentário: