No próximo sábado, dia 27, é a vez da República receber operação cata-bagulho. As equipes da Subprefeitura Sé passarão pelas ruas do distrito, das 9h às 14h, recolhendo materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, madeiras, pneus e utensílios domésticos. O perímetro atendido fica entre a Av. 23 de Maio, Parque Anhangabaú, Av. Prestes Maia, R. Mauá, Av. Duque de Caxias, Av. São João, Largo do Arouche, R. Amaral Gurgel, R. João Guimarães Rosa, Ligação Leste-Oeste, Viaduto Júlio de Mesquita Filho, Praça Pérola Byington e Viaduto Jaceguai.
O objetivo da ação é evitar que os objetos sejam descartados em vias públicas e atrapalhem o escoamento da água em dias de chuva, prevenindo a região contra enchentes. Neste ano já foram realizadas sete operações na região da Subprefeitura Sé, que coletaram cerca de 184 toneladas de entulho. O distrito Cambuci é o próximo a receber o serviço, previsto para o dia 6 de março.
As operações cata-bagulho não fazem recolhimento de entulho. Para esses casos, pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho - que corresponde a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba -, gerado por pequenas reformas e construções podem ser levados gratuitamente para os ecopontos da cidade. Na região da Subprefeitura Sé a opção é o do Glicério, em funcionamento desde o ano passado.
Quem gera muito entulho deve contratar uma empresa especializada em serviços de coleta e transporte de entulho, cadastrada na Prefeitura, que faz o descarte de forma apropriada em aterros de inertes. A relação das empresas cadastradas está no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/ .
As datas e locais das próximas operações na região central estão disponíveis na página da Subprefeitura http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/se/ .
Serviço
Operação Cata-Bagulho na República
Data: Sábado - dia 27 de fevereiro
Horário: das 9 às 14 horas
Grátis
Ecoponto Glicério
Local: Avenida do Estado, esquina com rua Nova - Glicério
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas
Jornalista Responsável: Claudia Souza - MTB 50644/SP - Tel: 55 11 99803-3384
Nossos Vídeos
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
ZUMBIDO E ESTRESSE: ALERTA NO AMBIENTE CORPORATIVO
O ciclo vicioso entre estresse e zumbido nos executivos pode afetar diretamente os resultados das empresas
A velocidade das mudanças e as exigências do ambiente corporativo são fatores de constante preocupação, pois as pessoas precisam estar sempre preparadas para se adaptar o mais rápido possível a novas situações.
Descontentamento com colegas ou chefias, sobrecarga de trabalho, pressão para cumprir prazos e metas, assédios, insatisfação salarial ou com a política da empresa, instabilidade financeira, falta de reconhecimento, sensação de incompetência profissional e, até mesmo, monotonia por atividades rotineiras são os fatores estressantes mais comuns dentro do ambiente de trabalho.
O estresse, capaz de afetar o equilíbrio interno, causa doenças já bem conhecidas, como a gastrite, o infarto e o derrame, e é responsável por transtornos emocionais, como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico. Entretanto, ele frequentemente tem causado outro sintoma: o zumbido no ouvido. O problema, que acomete cerca 15% da população mundial e mais de 28 milhões de brasileiros, independente do sexo ou da idade, é considerado invisível porque nem mesmo exames avançados não conseguem detectar a presença do zumbido, a não ser que o próprio paciente o revele e se queixe do incômodo.
Além do importante grau de incidência atual, outros fatores contribuem para que o zumbido se torne mais comum nos próximos anos: maior estresse, maior exposição a ruído (baladas e fones de ouvido) e a ondas eletromagnéticas (celulares e bluetooth) e mais erros alimentares (jejum prolongado e abuso de cafeína e doces). Ainda que o indivíduo não perceba ou dê o devido valor, o zumbido é considerado um sinal de alerta porque pode preceder a perda auditiva. Como medida de prevenção, todo sinal de alerta deve ser respeitado e levar o paciente ao especialista o quanto antes.
As conseqüências do zumbido podem comprometer a qualidade de vida de maneira significativa. Considerando que o estresse é uma das causas universais de zumbido, tal repercussão pode ocorrer com qualquer profissional, inclusive nos mais altos escalões empresariais. Na prática, significa que o estresse pode levar ao zumbido e vice-versa. Para um trabalhador, ter zumbido diariamente significa insônia, falta de concentração, cansaço crônico, irritabilidade, ansiedade ou depressão, deterioração de relacionamentos familiares e profissionais e desmotivação para o trabalho, o que diminui o rendimento profissional.
Considerando que os resultados das organizações empresariais podem ser prejudicados por fatores invisíveis como o zumbido, as corporações deveriam investir no diagnóstico e tratamento do sintoma a fim de melhorar o rendimento e a produtividade dos seus colaboradores. O Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro especializado no sintoma da América Latina, recebe os pacientes para investigação dos possíveis fatores relacionados ao zumbido, o que permite classificar os diferentes subgrupos e escolher o melhor tipo de tratamento, personalizando-o de acordo com as necessidades de cada paciente.
Atento ao crescimento do número de casos de pessoas com zumbido por conta do estresse, o Instituto Ganz Sanchez, localizado em São Paulo, propõe parceria com empresas que buscam estratégias de comprometimento com o desenvolvimento equilibrado de seus funcionários.
Serviço:
Av. Padre Pereira de Andrade, 353
Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3021-5251
http://www.institutoganzsanchez.com.br/
A velocidade das mudanças e as exigências do ambiente corporativo são fatores de constante preocupação, pois as pessoas precisam estar sempre preparadas para se adaptar o mais rápido possível a novas situações.
Descontentamento com colegas ou chefias, sobrecarga de trabalho, pressão para cumprir prazos e metas, assédios, insatisfação salarial ou com a política da empresa, instabilidade financeira, falta de reconhecimento, sensação de incompetência profissional e, até mesmo, monotonia por atividades rotineiras são os fatores estressantes mais comuns dentro do ambiente de trabalho.
O estresse, capaz de afetar o equilíbrio interno, causa doenças já bem conhecidas, como a gastrite, o infarto e o derrame, e é responsável por transtornos emocionais, como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico. Entretanto, ele frequentemente tem causado outro sintoma: o zumbido no ouvido. O problema, que acomete cerca 15% da população mundial e mais de 28 milhões de brasileiros, independente do sexo ou da idade, é considerado invisível porque nem mesmo exames avançados não conseguem detectar a presença do zumbido, a não ser que o próprio paciente o revele e se queixe do incômodo.
Além do importante grau de incidência atual, outros fatores contribuem para que o zumbido se torne mais comum nos próximos anos: maior estresse, maior exposição a ruído (baladas e fones de ouvido) e a ondas eletromagnéticas (celulares e bluetooth) e mais erros alimentares (jejum prolongado e abuso de cafeína e doces). Ainda que o indivíduo não perceba ou dê o devido valor, o zumbido é considerado um sinal de alerta porque pode preceder a perda auditiva. Como medida de prevenção, todo sinal de alerta deve ser respeitado e levar o paciente ao especialista o quanto antes.
As conseqüências do zumbido podem comprometer a qualidade de vida de maneira significativa. Considerando que o estresse é uma das causas universais de zumbido, tal repercussão pode ocorrer com qualquer profissional, inclusive nos mais altos escalões empresariais. Na prática, significa que o estresse pode levar ao zumbido e vice-versa. Para um trabalhador, ter zumbido diariamente significa insônia, falta de concentração, cansaço crônico, irritabilidade, ansiedade ou depressão, deterioração de relacionamentos familiares e profissionais e desmotivação para o trabalho, o que diminui o rendimento profissional.
Considerando que os resultados das organizações empresariais podem ser prejudicados por fatores invisíveis como o zumbido, as corporações deveriam investir no diagnóstico e tratamento do sintoma a fim de melhorar o rendimento e a produtividade dos seus colaboradores. O Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro especializado no sintoma da América Latina, recebe os pacientes para investigação dos possíveis fatores relacionados ao zumbido, o que permite classificar os diferentes subgrupos e escolher o melhor tipo de tratamento, personalizando-o de acordo com as necessidades de cada paciente.
Atento ao crescimento do número de casos de pessoas com zumbido por conta do estresse, o Instituto Ganz Sanchez, localizado em São Paulo, propõe parceria com empresas que buscam estratégias de comprometimento com o desenvolvimento equilibrado de seus funcionários.
Serviço:
Av. Padre Pereira de Andrade, 353
Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3021-5251
http://www.institutoganzsanchez.com.br/
4º Congresso de Gestão em Laboratórios Clínicos está com o temário fechado
A comissão científica do 4º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos reuniu-se para fechar o programa do evento, que acontece no dia 26 de maio, no Expo Center Norte, na Capital, em paralelo à Hospitalar 2010. "Com certeza o temário deste ano atenderá às expectativas dos participantes. Analisamos as avaliações de 2009 e, com base na solicitação dos congressistas, privilegiamos os debates. Os temas tocam em pontos nevrálgicos e propõem soluções viáveis às empresas do segmento", analisa o coordenador da comissão científica e diretor do SINDHOSP, José Carlos Barbério. O evento é promovido pela CNS, FENAESS, SINDHOSP, SBPC/ML e Hospitalar.
O período da manhã foi reservado ao debate A Cadeia do Sistema de Saúde: do Prestador ao Pagador. Onde está o Problema? Para Marilene Melo, médica diretora do SAE, da Total Laboratórios e que integra a comissão científica, a dificuldade em negociar com as operadoras é o ponto crítico do relacionamento entre as partes. "Anualmente, elas reajustam suas mensalidades por índice determinado pela ANS ou na negociação com as empresas, no caso dos planos coletivos. Apesar disso, a grande maioria não concede reajuste aos laboratórios há anos. Já é hora de a ANS intervir nessa relação e determinar um percentual de reajuste aos prestadores", defende Melo. O debate contará com a presença de representantes da ANS, de operadoras e prestadores de serviços.
Na saúde suplementar, sabe-se que há valores diferenciados de CH de região para região. Estudo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) mostra, porém, que alguns laboratórios com CH menores obtiveram resultados financeiros melhores. "Porque isso acontece, como e o que o laboratório deve negociar com as operadoras estão no foco desse painel. O objetivo é proporcionar aos congressistas uma excelente ferramenta de gestão durante as negociações", adianta o diretor do SINDHOSP e coordenador do painel Comparação de Indicadores Formadores de Preço, Luiz Fernando Ferrari Neto. Para Vitor Mercadante Pariz, vice-diretor Administrativo do Quaglia Laboratório, o tema é extremamente relevante para o dia a dia das organizações. "Precisamos de soluções práticas, viáveis, que não estejam distantes da realidade dos pequenos e médios laboratórios", defende.
O tema Estratégia e Prática na Construção de uma Marca encerra o Congresso. O coordenador das discussões e diretor Técnico do Serviço de Saúde da Divisão do Laboratório Central do HC, assessor Médico do Fleury Medicina e Saúde e diretor Científico da SBPC/ML, Nairo Sumita, afirma que o tema surgiu porque a marca é primordial para o sucesso da empresa. "O que as empresas devem fazer, quais os conceitos e atividades que devem ser desenvolvidas e quanto tempo leva até a consolidação da marca estão no cerne do debate. Para mostrar que isso é viável teremos a apresentação de dois cases de sucesso de laboratórios que conseguiram se firmar no mercado graças a essa estratégia". Daniela Camarinha, diretora Comercial da Total Laboratórios e que também faz parte da comissão científica do Congresso não só concorda com Sumita como acrescenta: "A empresa com marca consolidada tem maior poder de negociação com as fontes pagadoras".
O programa completo do evento pode ser acessado pelo site http://www.classaude.com.br/ . As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no mesmo endereço eletrônico. Descontos especiais para sócios das entidades realizadoras. Vagas limitadas.
O período da manhã foi reservado ao debate A Cadeia do Sistema de Saúde: do Prestador ao Pagador. Onde está o Problema? Para Marilene Melo, médica diretora do SAE, da Total Laboratórios e que integra a comissão científica, a dificuldade em negociar com as operadoras é o ponto crítico do relacionamento entre as partes. "Anualmente, elas reajustam suas mensalidades por índice determinado pela ANS ou na negociação com as empresas, no caso dos planos coletivos. Apesar disso, a grande maioria não concede reajuste aos laboratórios há anos. Já é hora de a ANS intervir nessa relação e determinar um percentual de reajuste aos prestadores", defende Melo. O debate contará com a presença de representantes da ANS, de operadoras e prestadores de serviços.
Na saúde suplementar, sabe-se que há valores diferenciados de CH de região para região. Estudo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) mostra, porém, que alguns laboratórios com CH menores obtiveram resultados financeiros melhores. "Porque isso acontece, como e o que o laboratório deve negociar com as operadoras estão no foco desse painel. O objetivo é proporcionar aos congressistas uma excelente ferramenta de gestão durante as negociações", adianta o diretor do SINDHOSP e coordenador do painel Comparação de Indicadores Formadores de Preço, Luiz Fernando Ferrari Neto. Para Vitor Mercadante Pariz, vice-diretor Administrativo do Quaglia Laboratório, o tema é extremamente relevante para o dia a dia das organizações. "Precisamos de soluções práticas, viáveis, que não estejam distantes da realidade dos pequenos e médios laboratórios", defende.
O tema Estratégia e Prática na Construção de uma Marca encerra o Congresso. O coordenador das discussões e diretor Técnico do Serviço de Saúde da Divisão do Laboratório Central do HC, assessor Médico do Fleury Medicina e Saúde e diretor Científico da SBPC/ML, Nairo Sumita, afirma que o tema surgiu porque a marca é primordial para o sucesso da empresa. "O que as empresas devem fazer, quais os conceitos e atividades que devem ser desenvolvidas e quanto tempo leva até a consolidação da marca estão no cerne do debate. Para mostrar que isso é viável teremos a apresentação de dois cases de sucesso de laboratórios que conseguiram se firmar no mercado graças a essa estratégia". Daniela Camarinha, diretora Comercial da Total Laboratórios e que também faz parte da comissão científica do Congresso não só concorda com Sumita como acrescenta: "A empresa com marca consolidada tem maior poder de negociação com as fontes pagadoras".
O programa completo do evento pode ser acessado pelo site http://www.classaude.com.br/ . As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no mesmo endereço eletrônico. Descontos especiais para sócios das entidades realizadoras. Vagas limitadas.
Vídeos Engenharia Comunitária: acesso gratuito
FUNDAÇÃO VANZOLINI DISPONIBILIZA CONTEÚDO GRATUITO EM VÍDEO SOBRE ENGENHARIA COMUNITÁRIA
Experiências relatadas por profissionais da área fizeram parte de curso de capacitação realizado em 2009
Já estão disponíveis no Portal Vanzolini, para acesso gratuito, os vídeos do Curso de Engenharia Comunitária, realizado em 2009. São diversas experiências bem-sucedidas, em apresentações relacionadas a Políticas Públicas, Iniciativa Privada e Terceiro Setor, além de temas transversais, como TI, Gestão de RH, Gestão de Projetos Sociais, O Mundo em Rede e Gestão de Comunicação.
A formação em Engenharia Comunitária é uma iniciativa conjunta da Fundação Vanzolini, ONG Cidade Escola Aprendiz e Associação de Engenheiros Politécnicos, dirigida a gestores e líderes locais como mobilizadores do processo de educação comunitária. A página para acessos aos vídeos é uma realização da GTE (Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação) da Fundação Vanzolini, uma das apoiadoras dessa iniciativa.
Os vídeos podem acessados neste link: http://www.vanzolini.org.br/cidadania
Sobre a Fundação Vanzolini
A Fundação Vanzolini é uma instituição independente, sem fins lucrativos, e um centro de referência no Brasil na produção de conhecimento. Criada em 1967, suas atividades estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. A Vanzolini é reconhecida nacionalmente por sua constante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país por meio da difusão das ferramentas e do conhecimento que permitem qualificar os processos de produção e de gestão das operações.
Experiências relatadas por profissionais da área fizeram parte de curso de capacitação realizado em 2009
Já estão disponíveis no Portal Vanzolini, para acesso gratuito, os vídeos do Curso de Engenharia Comunitária, realizado em 2009. São diversas experiências bem-sucedidas, em apresentações relacionadas a Políticas Públicas, Iniciativa Privada e Terceiro Setor, além de temas transversais, como TI, Gestão de RH, Gestão de Projetos Sociais, O Mundo em Rede e Gestão de Comunicação.
A formação em Engenharia Comunitária é uma iniciativa conjunta da Fundação Vanzolini, ONG Cidade Escola Aprendiz e Associação de Engenheiros Politécnicos, dirigida a gestores e líderes locais como mobilizadores do processo de educação comunitária. A página para acessos aos vídeos é uma realização da GTE (Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação) da Fundação Vanzolini, uma das apoiadoras dessa iniciativa.
Os vídeos podem acessados neste link: http://www.vanzolini.org.br/cidadania
Sobre a Fundação Vanzolini
A Fundação Vanzolini é uma instituição independente, sem fins lucrativos, e um centro de referência no Brasil na produção de conhecimento. Criada em 1967, suas atividades estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. A Vanzolini é reconhecida nacionalmente por sua constante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país por meio da difusão das ferramentas e do conhecimento que permitem qualificar os processos de produção e de gestão das operações.
´Mais Mulher´ terá atividades direcionadas ao público feminino
Corte de cabelo, escova, limpeza de pele e SPA para as mãos; tudo gratuito para funcionárias da instituição
O Hospital Amaral Carvalho realiza na próxima segunda-feira, 8, atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próprio dia 8. Das 13h30 às 16h ocorre o "Mais Mulher". Para homenagear as mulheres que trabalham na instituição, haverá corte e escova de cabelos, além de limpeza de pele, SPA para as mãos e manicure. As atividades ocorrem na sala de espera ao lado do Serviço Social.
O evento também foi realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro, para as funcionárias que trabalham no HAC durante o período noturno e também pacientes e acompanhantes. A organização é uma parceria da Comissão de Humanização da Fundação Amaral Carvalho, Escola Tide de Cabeleireiros, Instituto Bezerra de Menezes e Racco Cosméticos.
http://www.amaralcarvalho.org.br/
O Hospital Amaral Carvalho realiza na próxima segunda-feira, 8, atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próprio dia 8. Das 13h30 às 16h ocorre o "Mais Mulher". Para homenagear as mulheres que trabalham na instituição, haverá corte e escova de cabelos, além de limpeza de pele, SPA para as mãos e manicure. As atividades ocorrem na sala de espera ao lado do Serviço Social.
O evento também foi realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro, para as funcionárias que trabalham no HAC durante o período noturno e também pacientes e acompanhantes. A organização é uma parceria da Comissão de Humanização da Fundação Amaral Carvalho, Escola Tide de Cabeleireiros, Instituto Bezerra de Menezes e Racco Cosméticos.
http://www.amaralcarvalho.org.br/
Artes Cênicas reunirá 190 eventos e apresentará 75 espetáculos
Sobre Anjos e Grilos - RS
Mostra Brasil - Foto: Vilmar Carvalho
O Banco do Nordeste realiza o IV Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 02 a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 190 eventos durante esses 29 dias.
O IV Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia).
No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Dança, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.
Os Fabulosos - RJ - Mostra Brasil
Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Ricardo Guilherme – ator, dramaturgo e diretor cearense, formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional – concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Também será lançado o segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, fruto do Seminário Avançado de Arte com o tema geral “O Teatro em Diálogo com Outras Linguagens”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, durante a terceira edição do Festival, em 2009.
Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (um de cada um desses Estados). Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato – esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.
A Mostra Nordeste abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 30 apresentações de 15 espetáculos cearenses, potiguares, paraibanos e paulista, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades do Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Abaiara, Barbalha, Caririaçu, Potengi e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.
Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série “Cinema com Shakespeare”; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.
Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.
Mostra Brasil - Foto: Vilmar Carvalho
O Banco do Nordeste realiza o IV Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 02 a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 190 eventos durante esses 29 dias.
O IV Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia).
No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Dança, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.
Os Fabulosos - RJ - Mostra Brasil
Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Ricardo Guilherme – ator, dramaturgo e diretor cearense, formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional – concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Também será lançado o segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, fruto do Seminário Avançado de Arte com o tema geral “O Teatro em Diálogo com Outras Linguagens”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, durante a terceira edição do Festival, em 2009.
Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (um de cada um desses Estados). Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato – esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.
A Mostra Nordeste abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 30 apresentações de 15 espetáculos cearenses, potiguares, paraibanos e paulista, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades do Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Abaiara, Barbalha, Caririaçu, Potengi e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.
Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série “Cinema com Shakespeare”; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.
Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
AVIAÇÃO É TEMA DE PALESTRA NO CIEE
Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, profere palestra do Fórum Permanente de Debates do CIEE sobre a Realidade Brasileira, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) às 18h30 , quarta-feira, 24, no auditório Ernesto Igel (Rua Tabapuã, 540 – Itaim Bibi, São Paulo).
A palestra, que tem como tema O desenvolvimento da aviação nacional, mostrará a evolução sofrida pela aviação no país. As inscrições gratuitas devem ser feitas com antecedência, pelo site www.ciee.org.br, clicando no ícone institucional/agenda de eventos. Há estacionamento pago no local.
Serviço
GRATUITO
Evento: A contribuição da Azul para o desenvolvimento da aviação comercial brasileira.
Palestrante: Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Data: 24 de fevereiro, quarta-feira.
Horário: 18h30.
Local: Auditório Ernesto Igel (Rua Tabapuã, 540 – Itaim Bibi, São Paulo).
Inscrições obrigatórias: pelo site www.ciee.org.br, clicando no ícone Institucional/Agenda de Eventos.
Estacionamento: Pago no local.
Sobre o CIEE
Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já encaminhou 10 milhões de jovens estudantes para oportunidades de estágio e 15 mil jovens para programas de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 11.788/2008.
A palestra, que tem como tema O desenvolvimento da aviação nacional, mostrará a evolução sofrida pela aviação no país. As inscrições gratuitas devem ser feitas com antecedência, pelo site www.ciee.org.br, clicando no ícone institucional/agenda de eventos. Há estacionamento pago no local.
Serviço
GRATUITO
Evento: A contribuição da Azul para o desenvolvimento da aviação comercial brasileira.
Palestrante: Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Data: 24 de fevereiro, quarta-feira.
Horário: 18h30.
Local: Auditório Ernesto Igel (Rua Tabapuã, 540 – Itaim Bibi, São Paulo).
Inscrições obrigatórias: pelo site www.ciee.org.br, clicando no ícone Institucional/Agenda de Eventos.
Estacionamento: Pago no local.
Sobre o CIEE
Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já encaminhou 10 milhões de jovens estudantes para oportunidades de estágio e 15 mil jovens para programas de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 11.788/2008.
Especialista comenta as novas regras para a cobertura dos planos de saúde
Editada em 12 de janeiro pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Resolução Normativa 211 ampliou a cobertura oferecida pelos planos de saúde. Todos os planos contratados após 1º de janeiro de 1999 devem cumprir a RN 211 conforme descrito na nova versão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Com os novos procedimentos adotados para o atendimento médico e odontológico, a partir do dia 7 de junho, alguns tipos de consultas, cirurgias, exames e tratamentos, com o PET-SCAN oncológico (exame que identifica tumores) ou o número de visitas feitas a fonoaudiologistas, psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais passam a ser de disponibilidade obrigatória.
A nova Resolução prevê ainda a regulamentação da cobertura de acidentes de trabalho quando o contrato é coletivo, procedimentos de saúde ocupacional e nos casos em que o plano ofereça internação domiciliar como alternativa a hospitalar disponibilizando de forma integral materiais e medicamentos independentemente do previsto no contrato.
Fonte: Torres Associados
Com os novos procedimentos adotados para o atendimento médico e odontológico, a partir do dia 7 de junho, alguns tipos de consultas, cirurgias, exames e tratamentos, com o PET-SCAN oncológico (exame que identifica tumores) ou o número de visitas feitas a fonoaudiologistas, psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais passam a ser de disponibilidade obrigatória.
A nova Resolução prevê ainda a regulamentação da cobertura de acidentes de trabalho quando o contrato é coletivo, procedimentos de saúde ocupacional e nos casos em que o plano ofereça internação domiciliar como alternativa a hospitalar disponibilizando de forma integral materiais e medicamentos independentemente do previsto no contrato.
Fonte: Torres Associados
Biologia Molecular na Odontologia
Especialista discute em Campinas os avanços recentes das pesquisas sobre Biologia Molecular na Odontologia
A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic convida especialista brasileiro
que atua no Laboratório de Estrutura e Dinâmica do Instituto Nacional de Saúde, situado em Bethesda, nos Estados Unidos, para palestra gratuita e aberta ao público amanhã, quarta-feira, dia 24, às 10h. A unidade de Campinas da São Leopoldo Mandic conta com modernos laboratórios de Biologia Molecular, nos quais são realizadas pesquisas sobre a influência de alterações moleculares em processos patológicos.
Os avanços das pesquisas de Biologia Molecular na Odontologia, assim como pesquisas envolvendo células-tronco poderão em um futuro não muito distante revolucionar os tratamentos dentários. Com o objetivo de divulgar as novidades e incrementar as discussões nessa área, a São Leopoldo Mandic promove na próxima quarta-feira, dia 24, em Campinas, interior de São Paulo, uma palestra com o pesquisador brasileiro Felipe Torquato Salles, PhD em Patologia Bucal.
Estudantes e profissionais da área de Odontologia poderão conhecer os estudos que estão sendo realizados no Laboratório de Estrutura e Dinâmica do Instituto Nacional de Saúde, situado em Bethesda, nos Estados Unidos e metodologias das pesquisas desenvolvidas com as proteínas actina e miosina, responsáveis pelos movimentos celulares e musculares.
A palestra, aberta ao público, será ministrada em português, das 10h às 12h30, no auditório Thomaz Ferrara Fiori Wassall, da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (Rua José Rocha Junqueira, 13). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3211-3702 ou pelo e-mail comunicacao@slmandic.edu.br.
Esta não será a primeira vez que a São Leopoldo Mandic traz um convidado internacional para divulgar as novidades nas pesquisas na área de Biologia Molecular. No ano passado, a Faculdade recebeu o pesquisador inglês Paul Sharpe, do King's College. O grupo de pesquisadores chefiados por ele demonstrou como um dente pode ser formado a partir das células-tronco.
"As pesquisas que utilizam células-tronco servem de apoio para os demais tratamentos odontológicos. Uma limitação da Implantodontia, por exemplo, é a falta de ossos para a fixação dos dentes que se pretende implantar nos pacientes. Nesses casos as células-tronco podem auxiliar no desenvolvimento dos ossos", explica o responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade São Leopoldo Mandic, Rui Barbosa de Brito Júnior.
O professor lembra que, atualmente, o foco dos pesquisadores é a construção de tecidos relacionados aos dentes. "Estas pesquisas estão relacionadas à Engenharia de Tecidos (uma linha de estudo com as células-tronco) que tem como objetivo substituir a polpa dentária inflamada ou necrosada por um tecido saudável e funcional, capaz de formar novo esmalte, dentina, polpa e ligamento periodontal para a reparação da estrutura dentária perdida", diz.
Rui Barbosa de Brito Júnior, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade São Leopoldo Mandic
Genética
Entre as pesquisas desenvolvidas e em fase de conclusão na Unidade Campinas da Faculdade São Leopoldo Mandic, destacam-se com grande repercussão junto à comunidade científica, o estudo sobre as alterações da queilite actínica, uma inflamação dolorida apresentada de diversas formas nos lábios e que pode causar o câncer. Esse estudo apontou, por exemplo, uma possível susceptibilidade genética dos pacientes lesionados.
Em seus modernos laboratórios de Biologia Molecular e Cultura Celular na Unidade de Campinas, a São Leopoldo Mandic pode, por exemplo, promover coletas de amostras de DNA para o desenvolvimento de pesquisas, por exemplo, sobre a influência de alterações moleculares em processos patológicos, além de estudos sobre o papel de genes em doenças.
Serviço
Palestra: "Metodologias de pesquisa na área de biologia celular e estrutural - interações actina/miosina"
Local: Faculdade São Leopoldo Mandic, no auditório Thomaz Ferrara Fiori Wassall, da São Leopoldo Mandic - Rua José Rocha Junqueira, 13
Horário: às 10h
Inscrições: telefone (19) 3211-3702 ou pelo e-mail comunicacao@slmandic.edu.br
Entrada gratuita
Sobre a São Leopoldo Mandic
A São Leopoldo Mandic é, pela segunda vez, a melhor faculdade de Odontologia de todo o país posicionada no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. A instituição de ensino também está no mesmo ranking como a sexta das 10 melhores instituições de ensino superior do Brasil.
Ao contrário das demais instituições de ensino superior de todo o Brasil, que iniciaram suas atividades com cursos de graduação para só depois implantarem cursos de pós-graduação, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic começou a traçar sua trajetória de sucesso de forma inversa a estas, tendo como base a pesquisa.
Estruturada com laboratórios de última geração, salas de aula modernas e clínicas para o ensino prático da profissão, frequentemente a instituição serve de palco para que seus estudantes adquiram experiências enriquecedoras, além de fortes atividades de pesquisa e a prestação de serviços comunitários.
A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic convida especialista brasileiro
que atua no Laboratório de Estrutura e Dinâmica do Instituto Nacional de Saúde, situado em Bethesda, nos Estados Unidos, para palestra gratuita e aberta ao público amanhã, quarta-feira, dia 24, às 10h. A unidade de Campinas da São Leopoldo Mandic conta com modernos laboratórios de Biologia Molecular, nos quais são realizadas pesquisas sobre a influência de alterações moleculares em processos patológicos.
Os avanços das pesquisas de Biologia Molecular na Odontologia, assim como pesquisas envolvendo células-tronco poderão em um futuro não muito distante revolucionar os tratamentos dentários. Com o objetivo de divulgar as novidades e incrementar as discussões nessa área, a São Leopoldo Mandic promove na próxima quarta-feira, dia 24, em Campinas, interior de São Paulo, uma palestra com o pesquisador brasileiro Felipe Torquato Salles, PhD em Patologia Bucal.
Estudantes e profissionais da área de Odontologia poderão conhecer os estudos que estão sendo realizados no Laboratório de Estrutura e Dinâmica do Instituto Nacional de Saúde, situado em Bethesda, nos Estados Unidos e metodologias das pesquisas desenvolvidas com as proteínas actina e miosina, responsáveis pelos movimentos celulares e musculares.
A palestra, aberta ao público, será ministrada em português, das 10h às 12h30, no auditório Thomaz Ferrara Fiori Wassall, da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (Rua José Rocha Junqueira, 13). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3211-3702 ou pelo e-mail comunicacao@slmandic.edu.br.
Esta não será a primeira vez que a São Leopoldo Mandic traz um convidado internacional para divulgar as novidades nas pesquisas na área de Biologia Molecular. No ano passado, a Faculdade recebeu o pesquisador inglês Paul Sharpe, do King's College. O grupo de pesquisadores chefiados por ele demonstrou como um dente pode ser formado a partir das células-tronco.
"As pesquisas que utilizam células-tronco servem de apoio para os demais tratamentos odontológicos. Uma limitação da Implantodontia, por exemplo, é a falta de ossos para a fixação dos dentes que se pretende implantar nos pacientes. Nesses casos as células-tronco podem auxiliar no desenvolvimento dos ossos", explica o responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade São Leopoldo Mandic, Rui Barbosa de Brito Júnior.
O professor lembra que, atualmente, o foco dos pesquisadores é a construção de tecidos relacionados aos dentes. "Estas pesquisas estão relacionadas à Engenharia de Tecidos (uma linha de estudo com as células-tronco) que tem como objetivo substituir a polpa dentária inflamada ou necrosada por um tecido saudável e funcional, capaz de formar novo esmalte, dentina, polpa e ligamento periodontal para a reparação da estrutura dentária perdida", diz.
Rui Barbosa de Brito Júnior, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade São Leopoldo Mandic
Genética
Entre as pesquisas desenvolvidas e em fase de conclusão na Unidade Campinas da Faculdade São Leopoldo Mandic, destacam-se com grande repercussão junto à comunidade científica, o estudo sobre as alterações da queilite actínica, uma inflamação dolorida apresentada de diversas formas nos lábios e que pode causar o câncer. Esse estudo apontou, por exemplo, uma possível susceptibilidade genética dos pacientes lesionados.
Em seus modernos laboratórios de Biologia Molecular e Cultura Celular na Unidade de Campinas, a São Leopoldo Mandic pode, por exemplo, promover coletas de amostras de DNA para o desenvolvimento de pesquisas, por exemplo, sobre a influência de alterações moleculares em processos patológicos, além de estudos sobre o papel de genes em doenças.
Serviço
Palestra: "Metodologias de pesquisa na área de biologia celular e estrutural - interações actina/miosina"
Local: Faculdade São Leopoldo Mandic, no auditório Thomaz Ferrara Fiori Wassall, da São Leopoldo Mandic - Rua José Rocha Junqueira, 13
Horário: às 10h
Inscrições: telefone (19) 3211-3702 ou pelo e-mail comunicacao@slmandic.edu.br
Entrada gratuita
Sobre a São Leopoldo Mandic
A São Leopoldo Mandic é, pela segunda vez, a melhor faculdade de Odontologia de todo o país posicionada no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. A instituição de ensino também está no mesmo ranking como a sexta das 10 melhores instituições de ensino superior do Brasil.
Ao contrário das demais instituições de ensino superior de todo o Brasil, que iniciaram suas atividades com cursos de graduação para só depois implantarem cursos de pós-graduação, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic começou a traçar sua trajetória de sucesso de forma inversa a estas, tendo como base a pesquisa.
Estruturada com laboratórios de última geração, salas de aula modernas e clínicas para o ensino prático da profissão, frequentemente a instituição serve de palco para que seus estudantes adquiram experiências enriquecedoras, além de fortes atividades de pesquisa e a prestação de serviços comunitários.
WWF-Brasil lança abaixo-assinado por unidade de conservação
Ação na internet pede apoio para proteção da Mata Atlântica no litoral paulista
O WWF-Brasil lança hoje (23/2) abaixo-assinado para coleta de assinaturas pedindo a criação de área protegida com 8.025 hectares, em Bertioga (SP), no mais conservado trecho de Mata Atlântica no litoral paulista. A área de planície, que faz conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar, abriga rica diversidade de ambientes – dunas, praias, rios, florestas, mangues e uma variada vegetação de restinga – nos quais vivem animais raros e ameaçados de extinção.
O objetivo da ação na internet é obter o maior número de assinaturas em apoio à criação da unidade de conservação. O documento com as assinaturas será entregue ao governador do Estado de São Paulo, José Serra, e ao secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano.
A proteção da área em Bertioga vai contribuir efetivamente para que o Brasil cumpra meta firmada na Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas. A meta assumida pelo país é de proteção de 10% da área original do bioma até 2010. Hoje temos somente 7,9% da Mata Atlântica original.
“Neste Ano Internacional da Biodiversidade chamamos a atenção para a necessidade de proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres e aquáticos como uma maneira de defendermos a vida em nosso planeta”, ressalta a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.
Criar e manter áreas protegidas são formas de nos prepararmos para enfrentar situações climáticas mais severas e frequentes, bem como seus impactos, como, por exemplo, erosão, assoreamento de corpos d’água e aumento das enxurradas, e suas consequências, como as enchentes, que já mataram dezenas de pessoas só este ano no Brasil.
“A melhor maneira de prepararmos a natureza para resistir aos impactos das mudanças climáticas é a conservação dos ecossistemas. Essa é uma forma de prevenirmos os impactos futuros. Criar áreas protegidas é necessário e urgente, pois essa também é uma medida de proteção ao indivíduo e à coletividade, explica Cláudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil.
Biodiversidade
Estudos realizados pelo WWF-Brasil demonstram que a proteção do local colocará a salvo espécies raras e ameaçadas de extinção, praias e a foz de rios. São conhecidas até agora 1.000 espécies de plantas, 44 com risco de serem extintas. Vivem lá pelo menos 14 espécies de anfíbios e répteis, sete espécies de aves e 14 espécies de grandes mamíferos, também ameaçadas de extinção.
Curiosidade: Antes de ser colonizada pelos portugueses, Bertioga era habitada por indígenas do tronco Tupi. Seu nome em tupi, Buriquioca, significa ‘morada dos macacos grandes’: buriqui significa macaco grande; e oca significa casa.
LINKS:
Clique aqui para manifestar seu apoio: http://www.wwf.org.br/bertioga_apoio
Saiba mais sobre Bertioga e ajude a divulgar a ação: http://www.wwf.org.br/bertioga
Baixe o PDF do Diagnóstico Socioambiental para Criação de Unidades de Conservação – Polígono Bertioga:
http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/diagnostico_socioambiental_para_criacao_de_unidades_de_conservacao.pdf
O WWF-Brasil lança hoje (23/2) abaixo-assinado para coleta de assinaturas pedindo a criação de área protegida com 8.025 hectares, em Bertioga (SP), no mais conservado trecho de Mata Atlântica no litoral paulista. A área de planície, que faz conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar, abriga rica diversidade de ambientes – dunas, praias, rios, florestas, mangues e uma variada vegetação de restinga – nos quais vivem animais raros e ameaçados de extinção.
O objetivo da ação na internet é obter o maior número de assinaturas em apoio à criação da unidade de conservação. O documento com as assinaturas será entregue ao governador do Estado de São Paulo, José Serra, e ao secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano.
A proteção da área em Bertioga vai contribuir efetivamente para que o Brasil cumpra meta firmada na Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas. A meta assumida pelo país é de proteção de 10% da área original do bioma até 2010. Hoje temos somente 7,9% da Mata Atlântica original.
“Neste Ano Internacional da Biodiversidade chamamos a atenção para a necessidade de proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres e aquáticos como uma maneira de defendermos a vida em nosso planeta”, ressalta a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.
Criar e manter áreas protegidas são formas de nos prepararmos para enfrentar situações climáticas mais severas e frequentes, bem como seus impactos, como, por exemplo, erosão, assoreamento de corpos d’água e aumento das enxurradas, e suas consequências, como as enchentes, que já mataram dezenas de pessoas só este ano no Brasil.
“A melhor maneira de prepararmos a natureza para resistir aos impactos das mudanças climáticas é a conservação dos ecossistemas. Essa é uma forma de prevenirmos os impactos futuros. Criar áreas protegidas é necessário e urgente, pois essa também é uma medida de proteção ao indivíduo e à coletividade, explica Cláudio Maretti, superintendente de Conservação do WWF-Brasil.
Biodiversidade
Estudos realizados pelo WWF-Brasil demonstram que a proteção do local colocará a salvo espécies raras e ameaçadas de extinção, praias e a foz de rios. São conhecidas até agora 1.000 espécies de plantas, 44 com risco de serem extintas. Vivem lá pelo menos 14 espécies de anfíbios e répteis, sete espécies de aves e 14 espécies de grandes mamíferos, também ameaçadas de extinção.
Curiosidade: Antes de ser colonizada pelos portugueses, Bertioga era habitada por indígenas do tronco Tupi. Seu nome em tupi, Buriquioca, significa ‘morada dos macacos grandes’: buriqui significa macaco grande; e oca significa casa.
LINKS:
Clique aqui para manifestar seu apoio: http://www.wwf.org.br/bertioga_apoio
Saiba mais sobre Bertioga e ajude a divulgar a ação: http://www.wwf.org.br/bertioga
Baixe o PDF do Diagnóstico Socioambiental para Criação de Unidades de Conservação – Polígono Bertioga:
http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/diagnostico_socioambiental_para_criacao_de_unidades_de_conservacao.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)




