Nossos Vídeos

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Museu Índia Vanuíre lança exposição virtual "A Dança como representação do Povo Terena, de Ekeruá, Terra Indígena Araribá"





Programação gratuita também traz exibição de vídeo sobre conceitos da palavra "índio", quebra-cabeça temático e mostras com objetos e pinturas


Na próxima sexta-feira (28), o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, lança a exposição virtual "A Dança como representação do Povo Terena, de Ekeruá, Terra Indígena Araribá". A mostra, que estará disponível no site do museu, vai abordar a compreensão da dança indígena como manifestação cultural e sua influência nas relações de manutenção e fortalecimento da cultura do povo Terena, da aldeia Ekeruá, Terra Indígena Araribá.

No mesmo dia, às 9h e às 14h, de forma presencial, o auditório do museu será palco de mais uma edição do “Cultura e Questões Indígenas em Foco", que vai apresentar o vídeo "Olhar Indígena", de Daniel Munduruku. A produção aborda conceitos sobre a palavra "índio" e explica que sua utilização coloca historicamente as populações indígenas em rota de colisão com a sociedade brasileira.

Além disso, aos sábados e domingos, das 10h às 16h, acontece o projeto “Família no Museu”, com atividades lúdicas e reflexivas por meio de um jogo de quebra-cabeça temático. Um estímulo à interação cultural familiar e histórica, que promove aprendizagem cultural de forma lúdica e reflexiva, acerca do módulo "Representação Plumária no Acervo Indígena" sobre adornos indígenas e não-indígenas.

O público também pode aproveitar para conhecer duas exposições temporárias em cartaz. A primeira, intitulada "Pinturas em tela - Projeto Aguçando as Memórias 2022", traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias” cujo público-alvo são os idosos. E, ainda, a mostra "Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição", com peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos produzidos pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.


Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).