Nossos Vídeos

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Conheça as três principais causas de cirurgias pediátricas



Apesar de os procedimentos serem considerados de baixa complexidade, é necessário atenção para evitar complicações



Quando o assunto é a saúde das crianças, todo sinal de alerta deve ser investigado. Mudanças corporais na região íntima ou abdômen como inchaço, coceira e vermelhidão podem indicar problemas em que a solução definitiva é a realização de uma cirurgia. De acordo com Fernanda Ghilardi Leão, pediatra parceira da Vidia, startup que conecta pessoas sem planos de saúde a hospitais privados, as principais causas de cirurgias em crianças são a postectomia e as hérnias inguinal e umbilical, todas elas de baixa complexidade.


Em sua experiência no Sabará Hospital Infantil, principal referência em cirurgias pediátricas do País, Fernanda acompanha diariamente casos em que o olhar atento dos pais ou dos cuidadores faz toda diferença no encaminhamento de uma solução rápida e eficaz, já que muitas vezes a criança não sabe explicar o que sente. “Além da preocupação com a falta de entendimento da criança com o que pode estar acontecendo, muitos pais acabam achando que estão sem saída por não terem plano de saúde e, consequentemente, não podem pagar por aquele procedimento. Por isso, é importante ressaltar que hoje o mercado oferece diversas opções e facilidades para que as crianças possam ter mais qualidade de vida”, explica.


Veja a lista das principais cirurgias infantis e os sinais para os pais e responsáveis ficarem atentos:



POSTECTOMIA

Conhecida popularmente como cirurgia de fimose, a postectomia é indicada quando não é possível realizar a higiene adequada do pênis. “Se a criança apresentar dor, dificuldade para urinar, coceira local, ardência, vermelhidão e inchaço, os pais devem procurar um pediatra para avaliação. Quando há a necessidade cirúrgica e o procedimento não acontece é possível ter como complicação inflamação no pênis, infecções de urina , parafimose, que é quando a pele peniana fica presa no corpo peniano, expõe a glande e depois não recobre novamente”, esclarece Fernanda.

HÉRNIA INGUINAL

Outro problema comum na infância é o surgimento da hérnia inguinal. A cirurgia é indicada assim que se faz o diagnóstico, devido ao risco do encarceramento - quando o intestino fica preso no saco herniário. O inchaço na região inguinal e escrotal em meninos e inguinal em meninas, devem ser sinais de alerta aos cuidadores das crianças. “Se a cirurgia não for realizada, há risco de perda de um segmento intestinal ou ovário e trompas nas meninas”, explica.


HÉRNIA UMBILICAL

A hérnia umbilical também compõe a lista das principais cirurgias pediátricas. Chamada de Herniorrafia Umbilical, a cirurgia para o problema é indicada após os 3 anos de idade. Quando há muita dor local, é preciso levar a criança para consulta. “Embora o encarceramento nestes casos sejam raros, ele pode acontecer, por isso o quanto antes o procedimento é realizado menores os riscos. Além disso, o que chamamos na área médica de abaulamento, que está ligado à incapacidade da parede abdominal em conter o conteúdo dentro da própria cavidade, pode aumentar com o tempo, e a convivência com as dores também, o que prejudica a qualidade de vida da criança”, finaliza Fernanda.


Sobre a Vidia


Fundada em 2020, a Vidia é a primeira plataforma digital que viabiliza cirurgias eletivas para pessoas que não possuem plano de saúde. A healthtech faz isso por meio de parcerias com hospitais particulares, oferecendo valores em média 40% mais acessíveis na comparação com o mercado, e com muitas opções de pagamento. Seu propósito é dar acesso à saúde de qualidade para quem precisa, de forma simples, rápida e sem burocracia. Foi acelerada pela Eretz.Bio, hub de inovação do Hospital Albert Einstein, e pelo programa para healthtechs da organização Endeavor. Já deu acesso a cirurgias para mais de 250 famílias em apenas um ano de operação. Recebeu investimento de R$ 4 milhões, em uma rodada liderada pelo fundo Canary (Loft, Buser), com participação da Aimorés Investimentos (Squid, TeraVoz) e de investidores anjo. Saiba mais em https://souvidia.com.



Sobre o Sabará Hospital Infantil


O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.


***

Mini Máquina De Lavar Roupa Portátil e Dobrável
para Roupas De Bebê, meias, peças íntimas
VER PRODUTO