Nossos Vídeos

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Instituto Magnus realiza doação de mais seis cães-guias


O Brasil tem em média 200 cães-guias em atividade, diante de 7 milhões de pessoas com deficiência


Em cerimônias com muita emoção, o Instituto Magnus – iniciativa sem fins lucrativos, especializada no treinamento de futuros cães-guias – gerido pela Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, entregou nos últimos dias 05 e 26 de outubro, mais seis cães-guias às pessoas com deficiência visual que estavam cadastradas no programa da instituição.

O planejamento e comprometimento da equipe do Instituto Magnus resultou no sucesso dessas entregas, mesmo com os obstáculos e dificuldades impostas pela pandemia. “A fase vermelha em que o Estado de São Paulo estava atrasou a entrega dos cães, mas graças aos esforços dos nossos colaboradores, estamos cumprindo com a estratégia e metas traçadas no começo da pandemia. Em dezembro, teremos ainda mais uma classe de cães-guias formados” afirma Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus.

A prioridade da instituição é a excelência, tanto pela qualidade do treinamento, quanto pelo bem-estar do animal. Hoje, o Brasil tem em média 200 cães-guias em atividade, diante de 7 milhões de pessoas com deficiência. A cada novo cão entregue, o Instituto e voluntários contribuem para diminuir aos poucos essa diferença.

Para que mais pessoas possam ter acesso ao cão-guia, é de suma importância a disseminação da informação, além do apoio de empresas e da comunidade. A família socializadora tem um papel essencial no primeiro ano de vida dos filhotes, pois tem o compromisso de expor os cães a uma rotina diária que conta com tarefas como: andar em transporte coletivo, passear em espaços públicos, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Todos os custos, desde alimentação, medicamentos, acompanhamento veterinário e treinamento são de responsabilidade do Instituto Magnus.

“Estamos sempre em busca dessas famílias, pois sem elas, nosso trabalho não é possível. Algumas pessoas têm um pouco de receio de se apegarem ao animal, mas é preciso lembrar que é tudo por uma causa maior: esses cães serão os olhos daqueles que não podem, hoje, enxergar. A todos que se sentirem sensibilizados pela causa, estamos de portas abertas para que venham à sede e conheçam um pouco mais do nosso trabalho.”, declara Thiago Pereira.

Além de ensinar ao filhote muito do que ele precisa saber para sua futura profissão, a família colabora com uma mudança social ensinando a todos que cruzam seu caminho sobre direitos e deveres de uma pessoa com deficiência visual e cão-guia. O processo todo dura cerca de 18 meses, até que o animal possa ser entregue à pessoa com deficiência visual, que participa da última etapa de treinamento para se adaptar ao novo companheiro. Nesta etapa, os usuários ficam hospedados em média 15 dias na instituição, em um hotel construído exclusivamente para isso.

Ter um cão-guia sempre foi o sonho da Jady Lima. A manauara, contemplada pelo Instituto, possui apenas resquícios visão e enxerga somente vultos próximos. “A sensação de receber meu cão guia, o Wally, foi indescritível. A emoção é próxima do nascimento de um filho. Nunca vou esquecer o dia da entrega, eu só chorava de emoção. Agora, além de ter mais liberdade e independência, tenho um parceiro para a vida”, completa Jady.

Quem tiver interesse em fazer parte do programa pode tirar todas as dúvidas e se inscrever pelo site do Instituto: www.institutomagnus.org.

Sobre o Instituto Magnus

Localizado em Salto de Pirapora (SP), o Instituto Magnus, gerido pela fabricante de alimentos para cães e gatos Adimax, é uma iniciativa sem fins lucrativos especializada no treinamento de futuros cães-guia e que oferece gratuitamente assistência às pessoas com deficiência visual. A sede possui uma área de 15 mil m², canil para 48 cães, maternidade canina, hotel para hospedagem dos usuários durante sua adaptação e amplo espaço para o treinamento desses animais.

***