Nossos Vídeos

terça-feira, 22 de setembro de 2015

MÊS MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ALZHEIMER



NO MÊS MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ALZHEIMER, CONHEÇA A CASA DE REPOUSO QUE ACOLHE PACIENTES DA TERCEIRA IDADE COMO SE ESTIVESSEM EM CASA

Com experiência e carinho, Casa de Repouso New Heaven é referência no recebimento de idosos portadores de Alzheimer há quase duas décadas


Setembro é considerado o mês mundial do Alzheimer. Nessa época, os olhares se voltam para a doença que atinge grande número da população mundial. Ainda esse ano, o tema ganhou destaque no filme “Para Sempre Alice”, onde a atriz Julianne Moore - que ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2015 pelo papel - interpreta a professora universitária e pesquisadora, Alice Howland, que dedica sua carreira ao estudo da fala e da comunicação. A memória afiada é motivo de orgulho e admiração. Entretanto, a sucessão de lapsos de memória, aos 50 anos, acende o farol vermelho, culminando com o episódio de perda do caminho durante sua corrida diária pelo campus onde leciona. Assim são retratados os primeiros sinais do Alzheimer no filme”, baseado no livro homônimo da neurocientista americana Lisa Genova.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), a doença afeta 35,6 milhões de pessoas no mundo, das quais 1,2 milhão no Brasil. Estima-se que 60% dos idosos brasileiros sejam portadores de algum tipo de demência e a tendência é que esse volume cresça ainda mais. Segundo estudo realizado pela Universidade americana John Hopkins, até 2050, cerca de 100 milhões de pessoas desenvolverão a doença.

Aberta em 1998, no bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo, a Casa de Repouso New Heaven, nasceu com a proposta de receber idosos, acima de 60 anos, portadores dos mais variados tipos de demência, entre elas, Alzheimer. Virou referência em razão não apenas da oferta de serviços e da boa infraestrutura oferecidas aos pacientes, mas, principalmente, pela receptividade e acolhimento que oferece aos portadores da doença. “Ainda hoje há muito preconceito em relação ao idoso e, mais ainda, em relação ao idoso portador de alguma forma de demência”, afirma Rosalía Agapito, psicopedagoga e sócia da Clínica. “Mais do que atendimento, nós damos carinho e um ambiente familiar. Queremos que eles se sintam em casa”.

Com capacidade para receber 23 pacientes, a partir dos 60 anos, a Casa de Repouso New Heaven conta com 10 quartos, 23 leitos, 3 salas espaçosas e amplas, cozinha comandada por uma nutricionista, 4 banheiros e área livre arborizada. Todos os espaços garantem acessibilidade, mesmo para pacientes com dificuldades de locomoção. “Embora sejamos referência no recebimento de pacientes com Alzheimer, estamos aptos a atender a qualquer necessidade proveniente da terceira idade, como Parkinson, demência, AVC, recuperação em pós-operatório, pacientes terminais ou com sondas naso-gástricas, por exemplo”, afirma Rosalía.

Para tal, a Casa de Repouso New Heaven oferece atendimento 24 horas e uma equipe altamente especializada, formada por médico (Dr. David Gonçalves Nordon), enfermeira-chefe (Joelma Cruz Saraiva) e nutricionista (Andreia Carrara), com um total de 20 funcionários, além de serviço terceirizado de lavanderia. A casa conta, ainda, com atividades de recreação como dança, teatro, bordados, música, contadores de

história e festas temáticas em datas especiais como Páscoa, Festas Juninas e Natal. As visitas dão liberadas, acontecem diariamente das 10h às 18h.“Um dos nossos principais diferenciais é o cuidado que temos com a administração dos medicamentos - realizada apenas pela técnica de enfermagem e sempre conferida pela enfermeira - além do controle individual do comportamento de cada paciente”, afirma Rosalía. “O atendimento é personalizado, a fim de que eles se sintam bem-recebidos, bem-cuidados e acarinhados”.

Atualmente a Casa de Repouso New Heaven conta com 18 pacientes, o mais velho deles com 100 anos. Aberta a homens e mulheres, oferece serviços de acolhimento mensal, com pensão completa de seis refeições; meia pensão diurna e noturna, uso periódico em finais de semana, férias e feriados. Em todas as modalidades, há acompanhamento médico periódico, serviços de enfermagem, alimentação balanceada com orientação nutricional, apoio e orientação psicopedagógica, além de atendimento odontológico quando necessário. “Nossa equipe está preparada para realizar os primeiros socorros, acionar o convênio médico e a ambulância, quando necessário”,observa Rosalía. “Acompanhamos o paciente até o hospital, em caso de emergência, e, então, o deixamos sob os cuidados de um membro da família”.


Serviço:
Casa de Repouso New Heaven
Endereço: Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 1768 – Alto de Pinheiros – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3021-3114 / 3023-4839
www.newheaven.com.br