Nossos Vídeos

domingo, 3 de maio de 2015

Fundação Síndrome de Down lança livro em 4º Fórum Internacional Síndrome de Down



Evento de abertura conta ainda com apresentação do músico Dudu do Cavaco

Mude seu Olhar, livro que será lançado no coquetel de abertura do 4º Fórum Internacional síndrome de Down, traz um convite à reflexão sobre as potencialidades das pessoas com síndrome de Down e conta com o apoio do Ministério da Saúde. O livro é também uma comemoração aos 30 anos da Fundação Síndrome de Down.

Mesmo com todo o avanço que se nota na sociedade, ainda há muita gente que não divide as tarefas com quem tem síndrome de Down acreditando que essas pessoas não conseguem cumprir certas tarefas. “Fomos rompendo com paradigmas tudo em função da nossa meta de olhar a normalidade de nossos filhos e não para as suas deficiências. E assim fazemos até hoje e queremos sempre inovar na medida em que eles possam responder. E eles sempre responderam aos desafios que fomos impondo”, comenta Lenir Santos, fundadora, vice-presidente da Fundação Síndrome de Down e uma das idealizadoras do livro.

Para mobilizar a reflexão, Mude seu Olhar reúne fotografias de crianças, adolescentes, jovens e adultos com síndrome de Down em nove tipos de situações do dia-a-dia, associadas a direitos fundamentais das pessoas com deficiência, nas várias fases da vida (da infância à vida adulta). Esses direitos estão preconizados na legislação nacional e internacional relativa à deficiência, como a, Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Os temas enfocados são: brincar, educação, direito de ir e vir, saúde e sexualidade, qualidade de vida, direitos civis, trabalho, lazer e moradia independente. As fotos são acompanhadas de depoimentos das próprias pessoas sobre sua vida e como se sentem em relação à situação retratada, de familiares e empregadores. Como pano de fundo para contextualizar e problematizar as situações retratadas nas fotografias, há um texto de apresentação da discussão relativa ao tema, os conceitos fundamentais relacionados, além de informações de contexto. Nesse sentido, o livro também apresenta alguns conceitos fundamentais e bastante atuais com relação à inclusão: o conceito de inclusão x integração, o conceito de deficiência da ONU, a questão das barreiras, o conceito de moradia independente.

Também no dia da abertura do 4º Fórum Internacional Síndrome de Down haverá a apresentação de Dudu do Cavaco, ator, percussionista e cavaquinista que mora em Belo Horizonte e integra o Grupo Zumberê, que se apresenta semanalmente no Espaço Cultural Obesertarório, em BH. Ele tem síndrome de Down e, junto com seu irmão Leonardo Gontijo, é idealizador do projeto Mano Down, por meio do qual leva apresentações musicais, palestras motivacionais e contação de histórias, conhecimento sobre a Síndrome de Down e uma lição de superação por meio da arte a todo Brasil.

Fórum

O 4º Fórum Internacional Síndrome de Down acontece de 20 a 23 de maio, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp e reúne especialistas do mundo todo a respeito da autonomia das pessoas com síndrome de Down. Entre os convidados, destaque para Maria Teresa Mantoan, doutora em Educação pela Unicamp e referência nacional no assunto; Beatriz Garvía, Josep Ruf Aixas, Andy Trias, todos da Fundação Catalana de Barcelona, Espanha; Alfredo Jerusalinsky, doutor em educação e desenvolvimento humano da USP, Carlo Lepri, pedagogo italiano que auxilia a Fundação desde 2007 no mercado de trabalho, Alberto Costa, pai, médico e pesquisador na Universidade Case Western Reserve, de Cleveland; Catriona Hippman, conselheira genética da Universidade de Columbia Britânica (Canadá) entre outros profissionais que se destacam em suas áreas (confira a programação completa no site http://www.fsdown.org.br/forum/programacao.htm)


SERVIÇO

4º Fórum Internacional Síndrome de Down
Lançamento do livro, dia 20h às 19h.
De 20 a 23 de maio, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp (Rua Elis Regina, 131, Barão Geraldo
Inscrições abertas podem ser feitas no site: http://www.fsdown.org.br/forum/inscricoes.htm