Nossos Vídeos

domingo, 27 de janeiro de 2013

CUIDADOS COM A POSTURA E O SONO SÃO ESSENCIAIS NA MELHOR IDADE



Conheça 10 dicas para manter-se saudável e ainda garantir boas noites de sono
Grande parte da vida é preenchida pelo trabalho e, consequentemente, pela busca do sucesso, realizações profissionais e desafios, até chegar, enfim, a algo tão sonhado para muitas pessoas: a aposentadoria. Nesta nova etapa, principalmente vivenciada na terceira idade, muitos aproveitam para viajar, curtir mais a família e praticar atividades mais prazerosas, que pouco faziam parte de suas rotinas quando trabalhavam. No entanto, junto a estes momentos de prazer é comum começarem a surgir alguns problemas que comprometem a saúde e a qualidade do sono. Isto porque, muitas transformações acontecem no corpo e na mente, sobretudo, por conta da redução de atividades físicas. As noites mal dormidas, os distúrbios do sono e os efeitos da má postura também se tornam cada vez mais comuns nesta fase.

Segundo a fisioterapeuta da Duoflex e especialista em Medicina do Sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira, na terceira idade alguns hábitos errôneos colaboram para a mudança na posição do indivíduo e do seu centro de gravidade, causando dores, dificuldade respiratória, falta de equilíbrio e as temidas quedas. “Portanto, manter o cuidado diário com a postura e adotar medidas saudáveis para dormir devem ser os primeiros passos para evitar riscos e garantir um sono realmente reparador”, afirma.

Carolina dá dicas que podem auxiliar para a conquista de uma melhor qualidade de vida na terceira idade:

Cuidado com a postura!
As principais causas de dores nas costas são, normalmente, uma combinação de fatores como sobrecarga, esforço físico, postura incorreta, obesidade, sedentarismo e até mesmo o estresse. Mantenha o cuidado com a postura durante as atividades diárias e também durante o sono. Além de evitar dores, previne lesões irreversíveis e, até mesmo, hérnia de disco.

Faça regularmente um check up
Visite o médico regularmente para avaliações. O conhecimento prévio de problemas com a saúde e um diagnóstico preciso auxiliam no alcance de uma melhor qualidade de vida, confiança e autoestima.

Atenção ao levantar da cama
Vire as pernas para o lado em que pretende levantar, apoie os braços na cama e erga o tronco.

E ao sentar...
Apoie os braços e se aproxime bastante do assento até encostar a parte de trás do joelho. Em seguida, apoie as mãos nos braços do assento e incline-se para frente, flexionando o joelho até sentar.

Escolha produtos que garantam a qualidade do sono
O travesseiro, o colchão e até mesmo a temperatura do ambiente influenciam para um sono renovador. Portanto, na hora de dormir, utilize um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão (formando um ângulo de 90 graus no pescoço), alinhando assim toda a coluna com o tronco. Isso facilita a circulação sanguínea e permite que os estímulos elétricos sejam perfeitamente enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.

Bancos, assentos e cadeiras
Fique atento quanto à segurança de cadeiras, bancos ou assentos. O encosto deve acomodar a coluna; os pés devem estar apoiados no chão ou em algum suporte. O material do assento deve ser firme e de fácil higienização.

Evite ficar encurvado
Mantenha a postura firme. Para não ficar encurvado procure deixar os pés um pouco mais afastados e posicione o quadril alinhado ao tronco, com os pés firmes no chão.

Vá para cama somente quando tiver sono
Evite assistir televisão ou ler um livro deitado, já que o sono no idoso é mais fragmentado e menos profundo, sendo menos concentrado à noite e mais disperso no dia, por conta do ritmo biológico. Além disso, procure deitar sempre na mesma hora e evite café e chás, pois funcionam como estimulantes.

Aproveite o dia
Programe atividades pela manhã e pratique exercícios físicos regulares, sempre sob orientação médica, para que se sinta mais cansado à noite. As atividades diárias regularizam o sono noturno.

Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há mais de 20 anos no mercado. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável. Site: www.duoflex.com.br