Nossos Vídeos

sábado, 27 de dezembro de 2008

Guarda Municipal de São Caetano faz campanha contra cerol

Com a chegada do verão e das férias escolares, crianças e jovens buscam os parques, quadras e ruas de São Caetano do Sul para atividades recreativas. Nesse período, uma brincadeira muito praticada como empinar pipas pode causar acidentes graves por conta de práticas ilegais, como o uso de linha cortante. Com o objetivo de orientar a população, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano indica que é importante soltar pipas de forma segura.

Os agentes da GCM orientam e fiscalizam as áreas públicas da cidade, coibindo o uso do cerol. “A fiscalização é feita principalmente em áreas onde a brincadeira com pipas é comum. Os guardas conferem pessoalmente se o usuário está portando o cortante e, caso esteja, o material é confiscado e o responsável notificado”, informou o comandante da Guarda Civil, Balbo Santarelli.

Popularmente conhecido como cortante, o uso do cerol, que consiste em acrescentar vidro moído e cola de sapateiro à linha da pipa, é responsável por acidentes envolvendo cortes profundos e, por vezes, fatais. A utilização do cerol é considerada ilegal desde 2006 — a lei estadual n.º 12.192 proíbe seu uso e prevê aplicação de multa e outras penalizações previstas no Código Penal.

Motoqueiros e ciclistas tornaram-se as principais vítimas de linhas cortantes. Além disso, enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia elétrica. A imprudência de puxar a linha no caso desta enroscar nos fios também pode provocar descargas elétricas na pessoa que brinca com a pipa, com conseqüências graves.

Assista o Programa Balada da Fada - Os riscos do Cerol
www.videolog.com.br/fadaceleste

Nenhum comentário: