Nossos Vídeos

quinta-feira, 29 de maio de 2008

MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS AGORA É LEI!

DEPUTADO FRANK AGUIAR É RELATOR DE PROJETO APROVADO QUE DEVOLVE À SOCIEDADE O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Foi aprovado no último dia 28 de maio, (hoje) na Comissão de Educação e Cultura, o Projeto de Lei nº 2732/2008, de relatoria do Deputado FRANK AGUIAR (PTB/SP) e autoria da senadora Roseana Sarney(PMDB/MA), que torna obrigatório o ensino da música na Educação Básica. A proposta resgata valores culturais da sociedade brasileira que foram silenciados desde 1971, época da ditadura militar.


O relator Frank Aguiar proferiu seu parecer favorável fazendo questão de frisar que a música simboliza a identidade nacional em toda sua gênese ,defendendo também que, as crianças, tendo contato com o ensino desse tão importante segmento cultural, já no ambiente escolar, terão a possibilidade de ingressar em um novo mundo, plural, repleto de encanto e inteiramente aberto aos variados talentos e à magia que aflora da sensibilidade natural que a música evoca.


Além disso, o deputado Frank Aguiar defendeu a função social imbuída da aprovação desse importante texto: “ aprender música na escola é aprender harmonizar, é se colocar a favor da paz, em busca da diminuição da violência e contribuição real para a elevação da auto estima. Fazer música na escola é permitir a construção de um Brasil melhor, diferente, com oportunidades para todos...”
O projeto teve amplo apoio das comunidades artísticas, a exemplo de Daniela Mercury, Gabriel o Pensador, Francis e Olívia Hime, Roberto Frejat, Zé Renato entre outros que, recentemente, participaram de audiências públicas na Câmara dos Deputados e, em visita ao próprio Frank Aguiar, demonstraram sua relevância.


Representantes da Universidade de Brasília, entre professores e alunos de música,que fizeram uma bela apresentação em agradecimento à aprovação do texto legal, o coordenador do Pró-Música Felipe Radicetti além das diversas entidades, presenciaram reiteradas manifestações e apoio unânime dos deputados da Comissão de Educação e Cultura.


A proposta tramita em caráter conclusivo e como não foi alterada pela Câmara, será encaminhada à comissão de Justiça e Cidadania para depois seguir à sanção presidencial.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a implementação da proposta se dará tão logo o Projeto seja sancionado.




Malucy Nogueira
Assessora de imprensa-SP
Dep. Frank Aguiar
Contatos: 4122.5748- 4330.6263 – 9458.3976
malucynogueira@yahoo.com.br
frankaguiar2008@gmail.com

Nenhum comentário: