Nossos Vídeos

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

PROTETORES DA NATUREZA DE SUZANO UNINDO FORÇAS




Os alunos do Ensino Fundamental I da Emeif Lídia Lima da Silva em Suzano, iniciaram o ano letivo em grande estilo. Comemoraram a volta às aulas com uma exposição dos trabalhos que produziram no final de 2007 sobre a dengue, e que foi patrocinada pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Suzano que confeccionou, com recursos de multa educativa, grandes cartazes, que reuniram os 20 panfletos produzidos pelos alunos com idade entre 7 a 9 anos.

Dispostos também nas 20 unidades municipais de saúde, praça de atendimento do Edifício Nacional e no piso térreo do Paço Municipal (foto), os banners têm por objetivo sensibilizar a população na adoção de dicas e hábitos simples de combate à dengue.

A exposição é resultado de um processo de discussão feito no ano passado em sala-de-aula pela então professora Adriana Queiroz. A partir de uma palestra da Diretoria de Vigilância em Saúde e agentes da zoonoses, com professores, funcionários e direção da Emeif Lídia Lima da Silva, a educadora propôs que os alunos desenvolvessem, por meio de pintura, desenho e redação, panfletos com o conteúdo aprendido
Na última semana de aula, em dezembro, os trabalhos dos alunos foram reproduzidos em preto-e-branco e, posteriormente, distribuídos pelos próprios autores aos moradores da comunidade no entorno da escola. Acompanhados pela professora, o diretor Joaquim Maurino de Souza, a inspetora de alunos Alvair Moraes Siqueira Miranda e a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Regina Brizolara, onze alunos percorreram o bairro, batendo de porta em porta para distribuir seu trabalho e alertar sobre medidas simples para prevenir a dengue. Ao final, mais de 40 casas visitadas, um saco cheio de lixo recolhido e muita disposição de dar continuidade ao trabalho de educação ambiental
Para o diretor da escola, Joaquim Maurino de Souza, a criança passa a ser o protagonista de todo o processo. “Foram eles que produziram o material, aprenderam a fazer um panfleto, o que era importante constar de informação e foram para a comunidade conscientizar as pessoas. Se a gente não consegue atingir a comunidade, a criança certamente consegue”, salientou.

Enviado por: Cecília Figueiredoassessoria de imprensa da saúde e do OPSecretaria de Comunicação da Prefeitura de SuzanoParabéns pela iniciativa.


Este é o verdadeiro sentido da frase "Unindo forças para um amanhã melhor".

Nenhum comentário: