Nossos Vídeos

domingo, 29 de julho de 2007

CONCURSO DE VIOLÃO - FACULDADE CANTAREIRA


O 2º Concurso de Violão da Faculdade Cantareira, acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto de 2007, sob a coordenação artística de um dos ícones do violão no Brasil, o violonista e professor Henrique Pinto. Esta edição chega anunciada pela qualidade e repercussão do 1º Concurso, realizado em agosto pp., onde participaram 63 violonistas, provenientes de 20 cidades brasileiras.

Henrique Pinto inicia a sua formação musical com Sérgio Scarpiello, estudando sucessivamente com Manoel São Marcos, Isaias Sávio, Carlos Barbosa Lima, José Thomaz (Santiago de Compostela-Espanha) e Abel Carlevaro (Uruguai); harmonia, contraponto, análise e interpretação com Guido Santórsola e Mario Ficarelli.

Sua trajetória como professor é bastante intensa, tendo ministrado aulas na: Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Conservatório Musical Brooklin Paulista. Posteriormente recebe o título de "Notório Saber", expedido pelo MEC, por seu currículo como concertista e camerista, passando a lecionar em faculdades, como: Instituto Normal de Música, Faculdade Mozarteum de São Paulo, e São Judas Tadeu. Hoje leciona da FAAM-FMU, Escola Municipal de Música, Faculdade Cantareira.

Frequentemente é convidado a lecionar em cursos de férias, tais como: Porto Alegre, Montenegro e Vale Veneto, Caxias do Sul e Foz do Iguaçu (PR) Joinville, Brusque e Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campos de Jordão (SP), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Belém (PA), Vitória (ES), Medellim (Colômbia), Cochabamba e La Paz (Bolívia), Santo Tirso e Aveiro (Portugal) e Koblenz (Alemanha).

Tem editado uma série de trabalhos didáticos pela Ricordi Brasileira. O seu livro "Ciranda das Seis Cordas" foi reeditado na Itália e é utilizado em escolas de música de vários paises da Europa.

Obras pedagógicas: "Violão – Um olhar pedagógico". Métodos: "Curso Progressivo de Violão" (nível médio para 2º, 3º e 4º anos); "Iniciação ao Violão" (princípios básicos e elementares); "Iniciação ao Violão" – volume II;

"Técnica da Mão Direita – Arpejos"
Organiza e coordena a série de recitais "Projeto-Violão no MASP".
Foi articulista da revista Cover Guitarra (Brasil) e Guitarreando (Portugal) e atualmente escreve para Guitar Player do Brasil, Violão Intercâmbio e Revista Acústico.

É membro da Academia Paulista de Música, ocupando a cadeira que pertenceu ao professor Isaias Sávio.

Faz parte do Conselho da Academia de Violão da cidade Koblenz (Alemanha).

Assim, através de uma competição saudável, o 2º Concurso de Violão da Faculdade Cantareira procura estimular o jovem instrumentista em sua carreira e contribuir para a promoção de todos aqueles que se dedicam ao estudo do mais brasileiro de todos os instrumentos.

Premiar o talento do jovem músico é o que nos impulsiona nesta tarefa onde reunimos seriedade, conhecimento, competitividade aliada ao respeito e olhar atento ao mercado de trabalho.

Visite no site do concurso/vídeos/apresentação de alunos violão erudito.

MARIO SHIRO YAMAMOTO

Eventos/ Faculdade Cantareira, Rua Marcos Arruda, 729, www.cantareira.br
E-mail: processoseletivo@cantareira.br
Tel: (11) 6090.5900

Nenhum comentário: