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quarta-feira, 1 de abril de 2009

Massa Corporal Alta pode provocar morte

Excesso de peso diminui a expectativa de vida. Essa á a conclusão de uma recente pesquisa realizada na Europa e Estados Unidos com cerca de 900 mil pessoas que revelou que a taxa do IMC (nível de massa corporal) alto aumenta os índices de mortalidade.
A pesquisa, comandada pela equipe de Estudos Prospectivos da Universidade de Oxford, no Reino Unido constatou que em ambos os sexos a mortalidade se mostrou menor no IMC considerado ideal que é de 22,5 e 25kg/m2.
O cálculo do nível de massa corporal é feito ao se dividir o peso pela altura ao quadrado.

Pensando em atender as pessoas que querem manter o equilíbrio do índice de IMC o Centro de Pesquisa Sanavita, indústria especializada na ciência em alimentos, com a assessoria científica da doutora Jocelem Salgado, Professora Titular de Nutrição da ESALQ/USP, desenvolveram o Programa de Emagrecimento Sanafit. Com mais de vinte anos de história o programa é fruto de pesquisas científicas desenvolvidas por renomados profissionais da área de saúde formados pelas mais respeitadas universidades do país, como USP e Unicamp.
Flexível a qualquer estilo de vida, o Programa Sanafit conta com alimentos de última geração que podem substituir ou completar refeições e são indicados para pessoas que desejam emagrecer, manter o peso de forma saudável ou que querem inserir mais qualidade nutricional em sua alimentação.

Para atender todas necessidades o programa conta com 3 produtos:

Substituto de refeição: Nos sabores chocolate, frutas e morango, o Sanafit Shake fornece proteínas, fibras, vitaminas e minerais nas quantidades recomendadas e ainda é rico em inulina, uma fibra prebiótica retirada da raiz de alguns vegetais que auxilia na melhora das funções intestinais. É pouco calórico e altamente saciante.
Mix de Fibras: Complemento nutricional, fruto de uma pesquisa desenvolvida pela doutora Jocelem Salgado da ESALQ/USP e que auxilia a perda de peso de forma prática e saudável. Disponível nas versões Original, Castanha e Passas e Frutas.
Chás Verde, Branco e Vermelho: derivados da planta Camellia sinensis, apresentam efeito diurético e termogênico, ou seja, ajudam a aumentar a taxa pela qual as calorias são queimadas e o gasto total de energia.

Refeições Instantâneas: Sopas Instantâneas e nutritivas elaboradas especialmente para acompanhar refeições de baixas calorias. Quando combinado com o Mix de Fibras Original substitui uma refeição.

Segundo a coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita e PhD em nutrição doutora Andrea Dario Frias, com o programa é possível a perda média de 1 a 4 quilos no período de 10 dias. “O importante é que a pessoa realize de cinco a seis refeições diárias e utilize em no mínimo duas refeições principais, os produtos do programa”, explica.
Todos os produtos do programa podem ser combinados com sucos, iogurte, vitaminados, frutas, carnes grelhadas, saladas, caldos, sopas, etc.
Todos os participantes do Programa Sanafit contam com apoio de uma equipe coordenada por nutricionistas para tirar dúvidas, dar informações, dicas nutricionais e todo apoio que necessitar para atingir o objetivo.
“O programa foi criado exatamente para pessoas que querem viver bem com seu corpo e sua saúde adaptados ao estilo de vida”, finaliza a PhD em nutrição.

A Sanavita comemora sucesso do programa de emagrecimento que elimina até 4 quilos em 10 dias de forma saudável.
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MARIE RUCKI e FABRICE PAINEAU realizam curso de moda em São Paulo

De volta ao país, uma das mais conceituadas especialistas de moda dá continuidade aos workshops e palestras focadas em arte, moda e cinema

Marie Rucki volta ao Brasil no mês de abril. Entre os dias 13 e 17, a diretora do Studio Berçot de Paris dará continuidade ao curso de moda organizado, pelo terceiro ano consecutivo, pela Escola São Paulo.

A programação, complementar ao processo de 2008, é de palestras e workshops ministrados por Rucki e seu convidado Fabrice Paineau, especialista em moda, artes e cinema, e também professor do Studio Berçot.

O workshop, com duração de cinco dias, voltado para estilistas, estudantes e iniciados em moda com conhecimentos básicos de moulage, tem processo seletivo e os interessados devem enviar seu currículo para educativo@escolasaopaulo.org.

Assuntos que serão abordados:
• As últimas tendências da moda: abril de 2009
• Identificação de um estilo
• Proposta de moda por meio do estudo da estética cinematográfica: estudo de filmes e pontos de identificações.
• Compras
• Desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

Marie Rucki: especialista em moda faz com que a cada ano assuntos novos e de interesse do grande público venham à tona em suas aulas. Rucki sempre discursa sobre a nova realidade de um mercado que se transforma constantemente, com muita informação e olhar analítico.
É diretora de uma das mais renomadas escolas de moda do mundo desde os anos 70 - o Studio Berçot - em Paris, por onde já passaram nomes como Martine Sitbon e Azzedine Alaïa. Aqui no Brasil, contribuiu com a formação de diversos estilistas, como Gloria Coelho, Lorenzo Merlino, Reinaldo Lourenço, André Lima e Natalie Klein.
Durante todos esses anos influenciou e acompanhou as principais mudanças na dinâmica e nos mercados da moda. O Studio Berçot é considerado a mais conceituada escola de criação de moda do planeta, sendo uma referência mundial para quem quer entender e aprender o que é a criação de moda e seus desdobramentos.

Fabrice Paineau: Professor do Studio Berçot de Paris, entrou na moda após ter feito uma tese sobre arqueologia contemporânea. Depois de uma passagem pelo Museu da Moda (que faz parte do Museu do Louvre) e estudos no Instituto Francês da Moda, trabalhou alguns anos na Maison Martine Sitbon, como assistente de direção de marca. Realizou entrevistas e matérias para as revistas L´ Uomo Vogue, Rebel, A Magazine, Liberation e Menstyle.fr.


PROGRAMAÇÃO
As cinco palestras, direcionadas a profissionais, estudantes, jornalistas e interessados das áreas de moda, arte e cinema, terão um tema diferente a cada dia.
- 13 de abril: Marie Rucki e Fabrice Paineau
Os novos territórios da moda – inter-relação moda, arte contemporânea e cinema
- 14 de abril: Marie Rucki e Fabrice Paineau
O cinema como parte integrante do sistema da moda
- 15 de abril: Marie Rucki e Fabrice Paineau
Fontes de pesquisa: inspiração, influências e conseqüências
- 16 de abril: Marie Rucki e Fabrice Paineau
Criadores e cineastas: pensando sobre as relações entre moda & cinema
- 17 de abril: Marie Rucki
As novas tendências de moda, novos criadores

SERVIÇO:

Workshop (vagas limitadas)
Data: das 13 a 17 de abril
Horário: de 15h às 18h
Preço: R$ 580,00 na inscrição + 4 parcelas de R$ 580,00

PalestrasData: 13 a 17 de abril
Horário: das 19h30 às 21h30 horas
Preço para todas 5 palestras: R$ 150,00 na inscrição + duas parcelas de R$ 150,00
Aulas avulsas – R$100,00

CONFIRAM NA ESCOLA SP OS PREÇOS ESPECIAIS PARA EMPRESAS E GRUPOS

Inscrições:
Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239 - São Paulo
Ou pelo site: http://www.escolasaopaulo.org.br/
Mais informações – Tel.: 11 3060 3636

Local do workshop e palestras:
Shopping Iguatemi São Paulo – Espaço Iguatemi – 9º andar
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232. Jardim Paulistano, São Paulo.
http://www.iguatemisp.com.br/

O evento é realizado pela Escola São Paulo e Shopping Iguatemi São Paulo com patrocínio da Campari, apoio Abit, Apex Brasil, TexBrasil, Regent Park Hotel e Revista Vogue .

DIOGO PACHENKI de roupa nova em 2009

A One Store, rede de valor em moda da Marisol, será a patrocinadora máster do piloto Diogo Pachenki em 2009 na Copa Stock Car Vicar. Criada pela Marisol, em 2006, e comercializando as grifes infantis e família Marisol, Pakalolo, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, a rede busca ampliar a visibilidade da marca através dessa parceria e agregar valor ao negócio.

“Diogo é um excelente piloto e acreditamos no seu potencial. Temos a certeza que contribuirá para aumentar a visibilidade da One Store em todo o país.”, afirma Juliano Svizzero Reghini, gerente de Produto e Marketing da One Store.
A temporada 2009 da Copa Stock Car Vicar começa dia 29 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A logomarca da rede estampará os boxes, uniformes da equipe e carro do piloto. Uma réplica do carro circulará pelas lojas da rede com a participação do piloto para seção de fotos. A parceria está influenciando também as próximas coleções. A coleção Verão 09/10 trará carrinhos da Stock Car.


Sobre a Empresa

A One Store, da Marisol, é a primeira rede de valor do segmento de moda do Brasil. Com marcas fortes e líderes no mercado infanto-juvenil (Marisol, Pakalolo, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre), a One Store possibilita a lojistas do segmento trabalhar dentro de um novo conceito, que não exige exclusividade do lojista e oferece uma ampla gama de serviços, como financiamento, comunicação integrada e marketing de grande rede. Aderindo à One Store, os clientes também contam com serviços de consultoria de campo permanente.

Sobre o Piloto
Diogo Pachenki nasceu em Cascavel (PR) em 1983. A vontade de correr e participar de competições, veio após assistir a primeira corrida de kart nas ruas de Cascavel em 1992. Em 1993 ganhou seu primeiro kart e começou a participar do Campeonato Paranaense.

Histórico

- Hexa campeão Paranaense de Kart, anos 1993/1994/1995/1997/1998/1999.
- Campeão Copa Pakalolo de Kart, 1994.
- Vice-campeão Brasileiro de Kart, 1994.
- Campeão Brasileiro de Arrancada, categoria Dragster motor traseiro, 2000.
- 3º colocado, campeonato Brasileiro de Formula Junior /2001
- 6º colocado, campeonato Brasileiro de Stock Car Light /2002.
- 3º colocado, campeonato Brasileiro de Stock Car Light /2003.
- Campeão, campeonato Brasileiro de Stock Car Light /2004.
- 3º colocado, campeonato Brasileiro de Stock Car (Copa Vicar)/ 2008.


















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RICARDO AZEVEDO realiza palestra na Casa das Rosas

Em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, Edições SM e Casa das Rosas promovem na próxima semana o evento Literatura infantil e sistema cultural dominante, com o escritor Ricardo Azevedo.
No encontro, Ricardo Azevedo discorrerá sobre o modelo cultural dominante nos dias de hoje e as características e objetivos gerais do ensino para discutir a visão corrente sobre a criança e o discurso escolar e, a partir daí, levantar e discutir como a literatura infantil tem sido encarada atualmente, a questão do didatismo e o lugar da ficção e da poesia neste ambiente cultural.
O interesse pela cultura popular vem desde a infância, quando o autor vivia entre os livros de seu pai, Aroldo de Azevedo. Com mais de 25 anos de carreira literária, o escritor paulistano já escreveu mais de 100 livros, sendo o primeiro O peixe que podia cantar, editado em 1980 e re-lançado por Edições SM em 2006. No livro, Ricardo Azevedo aborda o encontro entre a cultura científica e a cultura popular, além de discutir meio ambiente e natureza, diversidade, ética e cidadania.
Em O peixe que podia cantar, um viajante-explorador rouba, em nome da ciência, a razão de ser de uma comunidade rural: o peixe cantor e contador de histórias. Mas, fora do seu meio, o peixe perde as aptidões e é abandonado. Nesta fábula, o foco no etnocentrismo e na diversidade revela que um mundo melhor só pode nascer a partir do respeito pelas diferenças e do reconhecimento da pluralidade.

A palestra de Ricardo Azevedo acontece no sábado, dia 4 de abril, às 20 horas, na Casa das Rosas, Av. Paulista, 37, Bela Vista. Entrada gratuita

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CAMPANHA BRASIL PONTO A PONTO

Pela primeira vez na história uma população participa da decisão do tema de um relatório da ONU.
Com a campanha Brasil Ponto a Ponto, todos os brasileiros são convidados a participar da votação para definição do tema do próximo relatório nacional do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O que precisa mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?

Depoimentos em vídeos e textos podem ser postados no site da campanha: http://www.brasilpontoaponto.org.br/

Em anos anteriores já foram desenvolvidos três Relatórios brasileiros pelo PNUD e sua fundamental importância reside no fato de serem documentos analíticos de grande profundidade e amplitude, oferecendo base para programas gestores das três esferas de Governo e norteando atividades de variadas entidades do Terceiro Setor. O primeiro Relatório (2000) não teve tema geral, o segundo Relatório (2000) foi um “Atlas de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano” das cidades brasileiras e o terceiro (2005) focou nos temas “racismo, pobreza e violência”.
Mais de 130 mil pessoas já votaram. Os temas mais freqüentes até o momento são: formação de valores na educação, a corrupção individual, a desigualdade social. Contribua você também, vote e faça parte da história!

1. O que é a campanha Brasil Ponto a Ponto?
A campanha Brasil Ponto a Ponto tem por objetivo estimular o debate em todo o país sobre o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas. A partir desse debate, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Todos os brasileiros podem participar registrando a sua opinião, em texto ou vídeo, no site http://www.brasilpontoaponto.org.br/.
A campanha é uma iniciativa do PNUD, que conta com a parceria e apoio de várias instituições (vide lista de parceiros no site da campanha).
Datas: a campanha Brasil Ponto a Ponto ficará aberta para participação da população até 15 de abril de 2009. Em maio, o PNUD lançará um documento com os resultados desse processo de consulta pública.

Em mais detalhes:
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está iniciando o processo de elaboração do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. O relatório busca captar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios.

O PNUD elabora periodicamente o Relatório de Desenvolvimento Humano internacional, que registra o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos diversos países. Além do Relatório internacional, os escritórios do PNUD localizados em cada país podem produzir também relatórios nacionais, que discutam temas relevantes para o desenvolvimento humano daquela nação. No Brasil, foram elaborados até hoje apenas três Relatórios de Desenvolvimento Humano nacionais: 1996 (Desenvolvimento Humano no Brasil), 2000 (Atlas de Desenvolvimento Humano) e 2005 (Racismo, Pobreza e Violência). No entanto, em outros países, vários relatórios nacionais já foram produzidos.

Nesse contexto, o PNUD Brasil está desenvolvendo um novo Relatório de Desenvolvimento Humano nacional, almejando contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento humano no país. Para alcançar esse objetivo, algumas inovações no processo de elaboração do Relatório foram propostas.
Ao mencionar-se a elaboração de um Relatório de Desenvolvimento Humano, a primeira impressão pode ser de que se trata de mais um documento. No entanto, é importante enfatizar que o foco aqui não é apenas a elaboração de um documento final, mas sim em todo um processo de participação social e de construção de parcerias com foco na superação de desafios para o desenvolvimento humano no país.
A primeira inovação está na forma de definição do tema para o relatório. Como parte desse processo, o PNUD promove consultas à população em geral para definição do tema a ser desenvolvido pelo relatório, de forma a fomentar um processo participativo e também buscando um documento final que esteja mais próximo às necessidades da população em geral.

Esse é o objetivo da campanha Brasil Ponto a Ponto: ouvir toda a população, para entender o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas.

2. Outras perguntas frequentes:
O que é um Relatório de Desenvolvimento Humano?É um documento, um livro, que as Nações Unidas produzem em todos os países, todos os anos.
É um livro importante. Nele são levantados os problemas mais críticos para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
Nele são apresentados números e estatísticas, que nos indicam o que podemos fazer para todos no país termos uma vida melhor.

Pra que serve um Relatório desses? O que se faz com ele?O Relatório serve para informar. Depende da gente querer usá-lo ou não.
A informação que ele contém é importante para melhorar a qualidade de vida de todos nós.
O Relatório é um instrumento importante, não somente para governos, mas para o cidadão comum que quer saber mais e atuar mais.

Quando foi feito o primeiro RDH e em qual país?O primeiro relatório foi feito em 1990. Foi um relatório internacional.
Os primeiros relatórios nacionais foram de Bangladesh e Camarões, em 1992.
De lá para cá, já foram produzidos mais de 600 relatórios nacionais pelo mundo, incluindo os do Brasil.

Quantos Relatórios o Brasil já fez? Em que anos?Até hoje o Brasil fez dois Relatórios e um Atlas.
Nosso primeiro Relatório foi um Relatório geral, sem tema. Isso foi em 1996.
Nosso segundo Relatório foi um Atlas: preparou os Índices de Desenvolvimento Humano para todas as cidades do Brasil. Foi em 2000.
Nosso terceiro Relatório foi em 2005. O tema central foi racismo, pobreza e violência.
Agora temos a oportunidade de fazer um relatório diferente, porque não se limita apenas a dados técnicos e estatísticos.
Ele começa com uma consulta à sociedade: nasce da voz do povo, que sabe a vida que leva e onde aperta o calo.


Que história é essa de que o Relatório tem um tema central? Isso não limita?Não limita, pelo contrário. Um tema central dá foco ao Relatório.
Quando temos um foco, conseguimos ver melhor e mais claramente as questões que queremos tratar. Neste nosso Relatório 2009/2010 o tema central está sendo escolhido pela população e não por burocratas ou técnicos.
Isso faz diferença. Nosso Relatório 2009/2010 irá refletir o que é de fato importante para o povo. Daí a importância da Comunicação: informar e mobilizar, fazer com que as pessoas digam o que precisa mudar no Brasil para a vida de todos melhorar de verdade.
Como?
Entrando no site e deixando lá o seu ponto de vista.
Pode escrever, pode gravar mensagem de áudio ou de vídeo. Simples e rápido.

É só essa a diferença desse novo Relatório 2009?
A maior diferença é que ele será de fato um Relatório HUMANO.
Escutamos a população antes entrar na fase técnica, estatística, objetiva, burocrática e fria do Relatório.
Afinal, a maior riqueza de um país é seu povo, sua gente.
Estamos construindo um Relatório a partir dos brasileiros, dos indivíduos, das pessoas.
Iremos concluir esse Relatório para devolvê-lo aos brasileiros, para os indivíduos, para as pessoas. Nós somos a grande riqueza do Brasil.

CAMPANHA BRASIL PONTO A PONTO NAS ESCOLAS

O que é a campanha Brasil Ponto a Ponto NAS ESCOLAS?
A campanha Brasil Ponto a Ponto está aberta à participação de todos os brasileiros. No entanto, é muito importante ouvir também as vozes das crianças, adolescentes e jovens do nosso país. Assim, na semana de 16 a 21 de março será realizada uma grande mobilização nas escolas, para que as crianças, adolescentes e jovens possam participar desse processo.
Os alunos responderão à seguinte pergunta: O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?

Para possibilitar a mobilização das escolas, o PNUD fez uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Inicialmente, 18 estados aderiram à campanha (vide lista ao final deste documento).

As Secretarias de Educação estaduais serão responsáveis pela mobilização das escolas de sua rede (escolas da rede pública estadual) para participação na campanha. As escolas poderão participar de duas formas:
a) As escolas que possuem acesso à Internet, participarão por meio do site .
b) As escolas que não possuem acesso à Internet participarão por meio do registro da resposta dos alunos em formulários em papel.

As Secretarias de Educação dos estados são parceiras do PNUD na mobilização das escolas da rede estadual. No entanto, as escolas da rede pública municipal e as escolas particulares também podem participar.

Como?
As escolas interessadas devem acessar o site e buscar o espaço destinado às escolas. Nesse espaço, estão disponíveis todas as informações para participação da escola. A escola poderá registrar a sua participação enviando e-mail para rdh@undp.org.br. No site, ela poderá ainda ter acesso ao formulário da campanha em papel (caso queira registrar a participação dos seus alunos nesse formato) ou poderá participar via Internet.

A divulgação da campanha e o convite à participação de todas as escolas são fundamentais para o sucesso desse processo de exercício de cidadania.

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CARÔ GALERIE lança coleção outono-inverno 2009

* Fotos: divulgação Carô Galerie – fotógrafo Yuri Wyatt
O evento também comemorou entrada da marca Juliana Jabour em seu acervo
No último sábado, dia 21 de março, foi realizado coquetel para a apresentação da coleção outono inverno 2009 da multi-marcas Carô Galerie. O evento também lançou a marca Juliana Jabour no acervo da loja situada no Brooklin, zona sul de São Paulo.

O coquetel oferecido por Caroline Rayel, proprietária da Carô Galerie e consultora de moda e compras, contou com a participação das apresentadoras Sabrina Parlatore, e do Fashion TV Bárbara Thomas e Carla Lamarca. Também marcaram presença Marina e Patrícia de Sabrit, que estavam acompanhadas por Max, filho de Patrícia e seu primo Eduardo.

Sobre a Carô Galerie:

A Carô Galerie é o lugar perfeito para a mulher sair pronta para qualquer ocasião, além de garantir versatilidade ao guarda-roupa feminino. Possui um mix de produtos que vai da linha noite e festa, básico e dia-a-dia, até acessórios, bolsas, sapatos e outros.
A Carô Galerie é um espaço multi-marcas que em 2009 completa 4 anos de atuação no mercado de moda feminina. Nela são comercializados produtos das marcas: Folic, Hudson, Juliana Jabour, Lilla Ka, Maria Bonita Extra, Salinas, Shop 126, Spezzato, Tessuti, Capodarte, Orion London, Rosana Bernardes, Parresh, entre outras.
Caroline Rayel, proprietária da Carô Galerie e consultora de moda e compras desde outubro de 2008 passou a ser responsável pelo conteúdo do portal de moda da Carô Galerie www.carogalerie.com.br, que contém novidades sobre moda feminina como dicas de moda, últimas notícias e tendências, além da consultoria de moda.

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Pesquisa inédita revelará saúde dos estudantes brasileiros

Parceria entre Ministério da Saúde e IBGE envolverá 72 mil alunos de escolas públicas e privadas, nas 27 capitaisUm estudo inédito envolvendo 72 mil adolescentes com idades entre 13 e 15 anos revelará indicadores de saúde dos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) fornecerá informações sobre o ambiente escolar e o comportamento dos alunos. Os alunos também serão medidos e pesados, o que permitirá traçar um perfil biométrico dos estudantes. A coleta de dados começa no próximo dia 23 de março e vai até junho, nas 27 capitais.

A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Participam do levantamento estudantes do 9º ano do Ensino Médio (antiga 8ª série) de duas mil unidades de ensino. O critério de escolha das escolas foi aleatório, envolvendo alunos dos três turnos de ensino (manhã, tarde e noite). Os dados individuais coletados (nomes dos alunos e das unidades de ensino) pelo IBGE para elaboração da pesquisa serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos e não serão divulgados.

De acordo com Deborah Malta, coordenadora geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, os adolescentes encontram-se em fase de transição, saindo da infância, e podem estar expostos a inúmeros fatores de risco que podem ter impacto na vida adulta. Entre esses fatores estão fumo, álcool e outras drogas, maus hábitos alimentares, sedentarismo e violência.

Esses fatores de risco estão associados ao desenvolvimento da maioria das doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, que lideram as causas de óbito na vida adulta no país e no mundo. Em 2005, quase 284 mil pessoas morreram em decorrência de doenças do aparelho circulatório no Brasil. “É importante monitorar essa população porque, com base nos resultados, poderemos propor políticas públicas integradas, reduzindo possíveis danos no futuro”, diz Deborah Malta.

AMBIENTE E COMPORTAMENTO – O estudo também avaliará determinadas condições do ambiente escolar, como a ocorrência de atos de vandalismo, depredação do patrimônio, existência de cantina, presença de instalações e equipamentos esportivos e problemas de violência na vizinhança.

Outro ponto que o inquérito investigará é a ocorrência, entre os alunos, do chamado bulling – termo em inglês que pode ser traduzido por humilhação. Serão avaliados aspectos como xingamentos, constrangimento e agressão física e verbal, entre alunos. “Este tema vem crescendo em importância nas escolas, mas ainda não existem pesquisas nacionais que apontem a extensão deste problema”, comenta Deborah Malta.

METODOLOGIA E RESULTADOS – Os alunos que quiserem participar da pesquisa responderão um questionário de 104 itens. A expectativa é que eles levem aproximadamente 20 minutos para responderem às perguntas. As respostas serão marcadas diretamente em palmtops, aparelhos semelhantes a uma agenda eletrônica, o que agilizará a reunião dos dados e a análise dos resultados.

No começo de março, funcionários do IBGE treinaram os 54 técnicos (dois por capital) que irão coordenar o trabalho de campo. Ao todo, 400 pessoas, divididas em 100 equipes, farão a coleta de dados. O número de equipes varia de três a cinco por unidade da federação. Os dados deverão ser conhecidos entre dezembro de 2009 e início de 2010.

O projeto piloto da pesquisa foi desenvolvido entre outubro e novembro de 2008, em Recife, Belém, Rio de Janeiro e Luziânia (GO). Mais de 200 alunos, nas quatro cidades, testaram os equipamentos de coleta de dados. O projeto da pesquisa foi aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, ligada ao Conselho Nacional de Saúde.
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HISTÓRIA DAS INDÚSTRIAS DO PARANÁ

Biografia de Max Schrappe resgata a história das primeiras indústrias do ParanáRelato da vida de um importante empreendedor alemão do ramo gráfico, um dos proprietários da Impressora Paranaense, a obra “Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben” (editora Clemente & Gramani, 286 páginas), narra suas memórias desde o embarque no navio Valparaíso, em Hamburgo (Alemanha), em 1891.

Schrappe trocou a Alemanha pelo Brasil, mais especificamente Papanduva (Santa Catarina), onde aportou na aurora do século XX. Ali, começou a trabalhar como contador. Entretanto, logo descobriu que havia mercado para a venda de baralhos. Comprou uma pequena máquina litográfica manual e aprendeu o ofício de desenhar sobre a pedra. Estudou, pesquisou e se tornou competente litógrafo. Imprimiu primorosos baralhos e, logo, passou a fazer outros serviços gráficos. Por fim, acabou por se dedicar, basicamente, à produção de rótulos coloridos, aplicados nas barricas de erva-mate exportadas para o mercado italiano – num trabalho de grande perfeição gráfica. Em 1905, a empresa foi transferida para Joinville (SC) e, anos mais tarde, foi aberta uma filial em Curitiba (Paraná). Em 1912, associou-se ao industrial Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Cerro Azul, proprietário da Impressora Paranaense. Estava consolidada a forte ligação da família com o ramo gráfico.

“Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben” – que foi concebido e coordenado pelo neto do autor, Max H. G. Schrappe – traz panoramas curiosos sobre a política e a economia do fim do século XIX, registrando, com minúcia, como se vivia e se trabalhava no Brasil e na Alemanha daquela época. A riqueza das informações e os detalhes preservados resultaram em um informe que desperta da atenção dos leitores e contribui para o regaste histórico da evolução da sociedade e da atividade gráfica nos estados do Paraná e de Santa Catarina, principalmente. Na opinião do escritor e historiador Hernani Donato, registrada em seu prefácio, “a obra conta, no melhor estilo alemão de harmonizar observações de ordem geral e considerações pessoais, a trajetória de um homem e de uma empresa, os quais, ao final, se mostram ao leitor com uma única fisionomia: Max Schrappe e Impressora Paranaense”.

Escrito originalmente em alemão, o diário de Schrappe, traz uma narrativa audaciosa e dinâmica, como se houvesse sido concebido para ser publicado. Responsável pela tradução do conteúdo, Werner Egon Schrappe, neto do autor, intentou fazer “com que as novas gerações, pudessem também tirar proveito daquela leitura tão inspiradora”.

“A história da humanidade registra feitos de homens e mulheres que, embora muitas vezes destinados ao anonimato, acabaram por realizar empreendimentos que os tornaram importantes lembranças. Max Schrappe foi uma dessas pessoas especiais. Um homem que optou por ser o autor de sua vida”, afirma o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, em seu prefácio. Ao optar por ser o autor de sua própria vida, registrando detalhadamente suas memórias em um diário, Max Schrappe permitiu-se, também, ser o autor de sua biografia.

“Minha amada segunda pátria”, era a referência de Schrappe – que aproveitou a primeira oportunidade que teve para se naturalizar – ao Brasil. O significado disso fica muito claro no livro, pois sua dedicação ao desenvolvimento de suas atividades no ramo gráfico com certeza contribuiu para o crescimento do País que tão bem o acolhera. A capacidade de promover mudanças positivas é uma virtude muito especial! É um dom que transforma alguns indivíduos em protagonistas de seu espaço e de seu tempo. E este livro é o fruto deste dom.


Ficha Técnica
Título: Max Schrappe – Minha Vida, Mein Leben
Autor: Max Schrappe
Páginas: 286
Formato: 21 x 27
Preço: R$ 70,00
Editora: Clemente & Gramani
Atendimento ao Leitor: (11) 3159-3010

Mais dicas de livros acesse: http://livrariadafada.blogspot.com/
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RELÓGIOS DE INVERNO

Caixas geométricas, redondas, ovais, quadradas e retangulares embalam os ponteiros dos relógios
Esqueça o minimalismo, pense rico!

A moda vive um momento de ciclos. Hoje as tendências não são mais sazonais, elas se estendem de uma estação a outra. O que faz a diferença são os materiais e os detalhes no acabamento que traduzem um inverno totalmente eclético.
UP DATED VINTAGE: O novo guarda roupa de inverno reinterpreta memórias com um moderno sentimento grunge. Reminiscência do passado traz para o presente uma nostalgia criativa e atualizada. É a busca pela elegância ideal, do look eterno, conforto e formalidade se misturam sem suturas. A harmonia das cores quentes e cinzas neutros se animam com um toque gentil de rosa antigo e difusas luzes de amarelo.

Uma nova decoração sublinha este tema com geométricos e xadrezes de tabuleiros em preto e cinza pálido, pied coqs coloridos gigantes, onças e texturas de crocodilo.


ESPAÇO FECHADO – (11) 4977-7900 – http://www.espacofechado.com.br/
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FESTAS E EVENTOS:


LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt

O xadrez da Goóc invade o inverno com sandálias e bolsas lindas e descoladas

O Xadrez é uma das grandes tendências do inverno. De olho na moda, a Goóc dedicou uma linha completa com bolsas, sapatilhas e sandálias incríveis com este tema. Peças lindas para ficar na moda e ainda contribuir com o meio ambiente, já que os produtos seguem o conceito Goóc de reciclagem.

As sandálias masculina e feminina e a sapatilha são despojadas, confortáveis e combinam com um passeio, um happy hour, aulas na faculdade, etc. Além disso, elas têm sola de borracha de pneu reciclado.
Como mulher não vive sem bolsa, a Goóc apresenta alguns modelos práticos e, claro, com a estampa xadrez. São super descoladas e ainda são ecologicamente corretas, já que sua matéria-prima é a lona reciclável.

Sobre a Goóc

A marca, que está há quase quatro anos no mercado, tem como característica principal o desenvolvimento de calçados, bolsas e acessórios desenvolvidos com borracha reciclada de pneu e lona reaproveitada e tratada. A Goóc tem 3. 500 pontos de vendas e 15 lojas próprias em todo o Brasil – chamadas Espaços Goóc. A marca já comercializa também na Jamaica, Estados Unidos, Espanha, Japão e acaba de inaugurar o primeiro Espaço Goóc na Galeries Lafayette, em Paris (França). Desde sua fundação, cresceu 300% e reciclou desde o ano de 2004, 2 milhões de pneus.
SAC Goóc 0800 771 51 51 - sac@gooc.com.br - http://www.gooc.com.br/
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