Nossos Vídeos

domingo, 2 de janeiro de 2022

SMCC explica quais são os sintomas das principais doenças da tireoide


Hipotiroidismo, hipertiroidismo e nódulos na tireoide estão entre os problemas mais comuns desta importante glândula



A tireoide é uma glândula que produz dois tipos de hormônios, o T3 e o T4, que são fundamentais para o nosso metabolismo. Quando ela apresenta alguma alteração, é importante buscar tratamento para melhorar a qualidade de vida e evitar os sintomas, que comprometem significativamente o nosso dia a dia. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) está fazendo um alerta sobre as doenças mais comuns da tireoide, que são o hipotiroidismo, o hipertiroidismo e os nódulos.

O T3 e o T4 são muito importantes e participam de diversos processos no organismo, principalmente nos relacionados ao metabolismo e ao fornecimento energia. De acordo com o médico endocrinologista da SMCC, Dr. Danilo Villagelin, sem eles, nós não teríamos a condição de vida que temos hoje.

Quando produzidos a mais ou a menos do que o corpo precisa, esses hormônios causam um desequilíbrio, que refletem em sintomas que impactam o nosso dia a dia, como cansaço, desânimo, irritabilidade e tremores. Por isso, é tão importante buscar um médico para fazer o diagnóstico e, se for o caso, iniciar o tratamento.

Confira a seguir quais são os principais problemas da glândula tireoide, causas, sintomas e tratamentos.

Hipotireoidismo:

É uma situação clínica em que a tireoide produz uma quantidade menor do que deveria dos hormônios T3 e T4. “Laboratorialmente, vamos ter o T3 e T4 livres baixos nesses pacientes. É uma condição bastante frequente e acontece mais em mulheres e idosos”, explica o endocrinologista.

Principais sintomas: cansaço, desânimo, fraqueza, falta de energia, queda de cabelos, unhas fracas e constipação.

Causa: a principal causa do hipotireoidismo no nosso país é uma doença autoimune chamada tireoidite autoimune ou tireoidite Hashimoto.

Tratamento: na maioria das vezes, com medicação.

Hipertireoidismo

É o contrário do hipertireoidismo, ou seja, quando a tireoide está produzindo mais hormônios do que deveria. Então os hormônios T3 e T4 estão elevados nessa situação.

Principais sintomas: sudorese, palpitações, emagrecimento, tremor periférico, insônia e aumento da irritabilidade.

Causas: existem várias causas para o hipertireoidismo. Entre elas, nós podemos citar a doença de Graves e a presença de nódulos tiroidianos.

Tratamentos: O tratamento pode ser realizado com medicamentos, cirurgia ou com radioiodoterapia.

Nódulos na tireoide

Os nódulos são uma massa de tecido tireoidiano que crescem. É algo comum e relativamente frequente. Acontece também mais em mulheres e em pacientes idosos.

A grande maioria desses nódulos não é maligna, ou seja, não é câncer. “Entretanto, é necessário procurar um médico, avaliar esse nódulo e fazer o seguimento correto”, orienta Dr. Villagelin.

Prevenção de doenças da tireoide

“Uma das perguntas frequentes que acontecem no consultório é se é possível prevenir as doenças de tireoide”, conta o endocrinologista. “Nós sabemos que a maior causa de problemas na tireoide são as doenças autoimunes, então o paciente já tem uma predisposição genética”, comenta. “Entretanto existem fatores ambientais que são preveníveis: manter um hábito de vida saudável, uma dieta equilibrada, a prática de atividade física, o não tabagismo”, completa.

Mulheres grávidas ou que queiram engravidar

Um outro ponto importante são as alterações da tireoide na gestação ou na mulher que deseja engravidar. “Eu destacaria, principalmente, o hipotireoidismo”, afirma. De acordo com Dr. Villagelin, as mulheres que têm hipotireoidismo, mas não o mantêm sob controle, com remédio e dose adequados, correm o risco de ter mais abortamento; problemas na gestação, como hipertensão; problemas no feto, como malformações. “Então é importante que a mulher em idade fértil que deseja engravidar acompanhe com seu médico adequadamente”, reforça.