Nossos Vídeos

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Prefeitura de SP prorroga inscrições para cursos gratuitos no setor de tecnologia e programação até sexta-feira (14)


Programa StarTI pretende qualificar e inserir mais de mil pessoas no mercado de trabalho




A Prefeitura de São Paulo anuncia que o prazo de inscrições para as 450 vagas do programa StarTI foi prorrogado para 14 de fevereiro, sexta-feira. A iniciativa promove a capacitação por meio de cursos de introdução à programação web; montagem e manutenção de computadores e atendimento ao cliente por meio da plataforma ZenDesk. Para se candidatar, os jovens de 15 a 29 anos precisam comparecer a um dos dois locais onde serão realizados o curso e fazer uma redação e um teste de matemática.

“Devido às chuvas que atingiram a capital, muitas pessoas não puderam se inscrever, por isso estamos ampliando o prazo até sexta-feira”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Com início das aulas programado para 17 de fevereiro, o StarTI é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Fundação Paulistana e do Instituto da Oportunidade Social – IOS, e com apoio da Secretaria Municipal da Educação. O programa realizará bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital.

Com incentivo a formação de mulheres e afrodescendentes, os cursos possuem duração de 160 horas em aulas que vão de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso de montagem e manutenção de computadores será realizado apenas em Santana.

Buscando atender o público vulnerável da cidade e garantir a frequência dos alunos, o StarTI arcará com os custos de transportes de até 20% dos participantes. Para ter acesso ao beneficio, o candidato deverá comprovar renda de até um quarto do salário mínimo per capta na residência que mora.

O programa será realizado por oito meses. “Caso o programa tenha alta demanda temos a possibilidade de estender por mais oito meses para capacitar mais 1.000 jovens que estão em busca de aprender uma nova profissão e começar a trabalhar”, destaca Aline Cardoso.

Além da qualificação técnica, os participantes vão receber dicas e orientações para o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, conhecidas como "soft skills", como criatividade, inovação e atitude empreendedora.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatar as vagas de trabalho das empresas parceiras do programa. O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo também fará a captação de vagas de emprego no setor, encaminhando os alunos para oportunidades de emprego.

Para participar, o interessado deverá comparecer a sede da IOS, localizada em Santana, ou a EMEF Professor Linneu Prestes, em Santo Amaro, até 14 de fevereiro, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG; CPF; CPF dos pais ou responsáveis (menores de idade); comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de água, luz e telefone – levar os três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado. Para mais informações, basta acessar o portal do Cate: http://bit.ly/PortalCate

Programa StarTI – Inscrições abertas até 14 de fevereiro
Horário de atendimento das inscrições: 8h às 17h
Inicio das aulas: 17 de fevereiro.

Locais:

Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social)
Av. Gal. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503-2617

Cursos:
Introdução à programação web
Montagem e manutenção de computadores
Atendimento ao cliente com a plataforma zendesk

Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes)
Av. Adolfo Pinheiro, 511 | Cel. (11) 99674-2986

Cursos:
Introdução de Programação à Web
Atendimento ao Cliente com a plataforma Zendesk.