Nossos Vídeos

domingo, 20 de junho de 2010

Cartilha de Prevenção de Acidentes é lançada em campanha nacional nas escolas

Em forma de história em quadrinhos, cartilha será distribuída em escolas de todo o país durante a Mobilização Nacional de Prevenção do Neurotrauma - de 21 a 25 de junho.

Com o slogan Pense Bem: use a cabeça para proteger seu corpo, a cartilha que está sendo lançada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) busca a conscientização dos jovens, especialmente de 11 a 14 anos, sobre os cuidados necessários no trânsito, em casa e no lazer, a fim de evitar traumas cerebrais, na coluna e na medula espinhal, que causam graves lesões e custam bilhões ao cofres públicos.
A cartilha será lançada durante a Mobilização Nacional de Prevenção do Neurotrauma, no período de 21 a 25 de junho, onde neurocirurgiões voluntários irão às escolas do país para alertar alunos, pais e professores. A SBN acredita que através da conscientização dos jovens é possível mudar a cultura de comportamento no país e diminuir a incidência dos traumas. Segundo o Ministério da Saúde, 20,7% das crianças internadas são vítimas de neurotrauma.
As emergências dos hospitais públicos e particulares mostram que, além dos acidentes de trânsito, também que no lazer, principalmente durante as férias, o neurotrauma é responsável por inúmeros diagnósticos de paraplegia e tetraplegia. Estas sequelas poderiam ser evitadas com o simples uso de capacete durante o lazer com bicicleta, patins e skate ou com alertas sobre profundidade em locais de lazer aquático. Neste sentido, a SBN já encaminhou uma proposta de lei ao Congresso Nacional que obriga a fixação de placas informativas sobre a profundidade de piscinas, rios, lagoas e praias.