Nossos Vídeos

sábado, 5 de junho de 2010

Alunos de Administração da FEI apresentam novas ideias de negócios para empreendedores

Entre as ideias propostas estão a criação de uma agência de turismo de aventura para a área corporativa, empresa que realiza viagens de formatura a bordo de um navio e brinquedos e jogos para pessoas com necessidades especiais

Estudantes do curso de Administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveram 9 projetos voltados a futuros empreendedores. Entre as ideias propostas estão a criação de uma agência de turismo de aventura para a área corporativa, empresa que realiza viagens de formatura a bordo de um navio, brinquedos e jogos para pessoas com necessidades especiais e até uma chocolateria.

Denominada de Clube EcoIntegração, a agência de turismo de aventura tem como alvo a área corporativa e visa potencializar o desenvolvimento de competências dos colaboradores da empresa. A ideia dos estudantes é que os colaboradores possam desenvolver atividades específicas por meio do turismo de aventura. “A nossa empresa também faz palestras motivacionais com os gerentes de cada área para definir o trabalho a ser desenvolvido”, destaca a estudante Letícia Aparecida da Silva, 26 anos.

Outro projeto é a empresa Digilock, que realiza a digitalização de documentos para evitar arquivos no estoque. “O principal diferencial da empresa é a criação do certificado de autenticidade que valida o documento digitalizado”, conta o aluno Emerson Ribeiro da Silva, 25 anos..

Visando o recrutamento de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que estão no Exterior e que desejam trabalhar no Brasil, a consultoria de RH Global Jobs oferece oportunidades de trabalho a talentos que moram fora do País. A ideia é identificar o perfil de profissional desejado pela empresa brasileira e, a partir do estudo, iniciar o processo de seleção. Para evitar gastos, a tecnologia é a grande aliada na fase de contratação. “As etapas de seleção são feitas, por exemplo, por meio de videoconferência”, explica o aluno Luis Gustavo Chrispim de Oliveira, 25 anos.

Os demais Planos de Negócios:

Atlantis – A empresa de eventos promove formaturas e viagens a bordo de um navio. O cruzeiro possui três tipos de roteiros e inclui passeios com partidas de Santos (SP) para Florianópolis, Rio de Janeiro, Arraial D’Ajuda (Bahia).

Criar – Visando a produção e comercialização de brinquedos e jogos para pessoas com necessidades especiais, a Criar oferece produtos como dominó, baralho, jogo da velha, xadrez, dama e bolas para prática de esportes.

High Society – A empresa de quadras de futebol society para aluguel foi desenvolvida para atender as classes A e B e grandes empresas. O espaço contempla toda a família, com áreas de lazer para as crianças e centro de estética para as mulheres. Outro diferencial é que os jogos são transmitidos ao vivo no local por meio de telões.

Karoll’s – Na área alimentícia, a novidade é a chocolateria Karoll’s, que oferece também serviços de buffet para festas e eventos e espaço reservado nas lojas para acesso à internet. Entre os produtos comercializados estão bombons, trufas, barras, cestas para presentes e ovos de Páscoa.

Madruga’s – Inspirada no conforto e segurança para os clientes, a Madruga’s foi concebida para realizar entrega de produtos de conveniência como, refrigerantes, comidas congeladas e instantâneas, em horário diferenciado. A entrega será feita por bike boys, entre 22h e 6h da manhã.

Rubber – Trabalhar com a reciclagem de pneus para a fabricação de produtos para a construção civil, como tijolos, revestimentos e pisos de borracha, é o foco da empresa Rubber. No plano de negócios, os alunos sugerem firmar parcerias com catadores de lixo e órgãos públicos para recolher os pneus.

“Estas propostas estão pontas e podem ser aplicadas por qualquer empreendedor”, avisa o professor da disciplina Estratégia Empresarial II William Sampaio Francini.

Curso pioneiro - criado em 1941, nos moldes da Graduate School of Business Administration, da Universidade de Harvard, Estados Unidos, o curso de Administração FEI foi o primeiro de nível superior a funcionar no País. É ministrado nos campi São Bernardo (noturno) e Liberdade (matutino e noturno), com duração de oito semestres. Com uma estrutura curricular especialmente direcionada às necessidades e tendências de mercado, o curso objetiva a formação de profissionais – executivos, empresários e consultores – capazes de gerir desde uma pequena unidade de negócios até um conglomerado de empresas.