Nossos Vídeos

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Cristo Redentor será iluminado pela Conscientização da Doença Celíaca



Ação da Acelbra-RJ conta com parceria da campanha Maio Verde


Com o objetivo de informar sobre o impacto da condição celíaca na vida das pessoas e conscientizar sobre o universo gluten free, o Cristo Redentor será iluminado nesta segunda-feira, 20 de maio. A data foi escolhida em razão do projeto de lei para criação do Dia Nacional da Doença Celíaca a ser celebrado nesta data (PL 6666/2016 Câmara dos Deputados).

O monumento receberá a cor verde para alertar pessoas que possam ter a doença celíaca, mas ainda não foram diagnosticadas. A ação acontece através da Acelbra-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil) em parceria com a campanha Maio Verde.

“Nossa ação no Cristo Redentor tem o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca informação. Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”, afirma Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ.

Sobre a doença celíaca
A DC é uma patologia autoimune que provoca inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, causada pela ingestão de glúten, em pessoas geneticamente predispostas. Essa inflamação provoca atrofia das vilosidades intestinais, impedindo a absorção de nutrientes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença celíaca acomete 1 a 2% da população mundial, mas, no Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) ainda não há uma estatística oficial de casos de diagnóstico.
Sua epidemiologia tem característica análoga a de um “iceberg”, ou seja, existem mais eventos não diagnosticados de forma correta, do que com diagnóstico definido adequadamente. Isso acontece devido à inespecificidade de alguns sintomas.

A doença celíaica pode se manifestar em qualquer idade. Confira os sintomas e sinais mais comuns:
Diarreia e/ou Prisão de ventre
Distensão abdominal
Aftas
Vômitos
Dor abdominal
Dermatite Herpetiforme
Depressão
Deficiência de vitaminas e minerais
Anemia
Fadiga Crônica
Emagrecimento e falta de apetite
Ganho de peso / Obesidade
Atraso de crescimento
Irritabilidade
Osteoporose
Manchas nos dentes
Infertilidade
Abortos de repetição
Doenças neurológicas
Dor de cabeça
Neuropatia periférica
Dor articular
Queda de cabelo
Confusão mental
Menopausa precoce

Qual o tratamento?
Atualmente o único tratamento para a DC é seguir uma rigorosa dieta isenta de glúten, livre de contaminação cruzada.

Consequências da DC
Se não for diagnosticada e tratada, a doença celíaca pode matar ou levar a outras complicações, pois existem muitas doenças associadas, inclusive câncer do intestino.

Maio Verde
A campanha Maio Verde chega, em 2019, à sua segunda edição. O projeto foi idealizado pela chefe funcional Renata Macena, portadora da doença, com o apoio da E4, agência focada em nutrição e bem-estar. Unidos pela causa estão médicos, empresas do segmento, organizações e comunidade celíaca.

Neste ano, a campanha acontecerá também em Portugal, através do portal Célia Celíaca, comandado pela ilustradora Eve Ferretti.

Quer saber mais sobre a atuação da Acelbra-RJ e o Maio Verde? Acompanhe os canais de comunicação: