Nossos Vídeos

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?



Tudo depende do tamanho e maturidade da fruta, mas em média, 300 uvas são suficientes para produzir quatro taças da bebida.

Na hora de degustar o vinho, aroma e sabor são pontos essenciais e, se tudo estiver perfeito, uma boa conversa pode se estender ainda mais apreciando essa bebida tão elegante. Com certeza, neste momento, ninguém vai questionar quantas uvas foram necessárias para compor aquele conteúdo, no entanto, é possível fazer este cálculo, para efeito de curiosidade.

Existe uma média de que, para produzir uma garrafa de 750ml, é necessário selecionar um quilo de uva e, em números isso representa cerca de 300 unidades de uvas. Isso não é uma soma exata, afinal depende do tamanho e maturidade da fruta. Também deve ser levado em consideração o tipo de casta (tamanho dos bagos, dos cachos e quantidade de sumo da polpa), sua prensagem e até exposição solar, pois o clima mais quente tende a desidratar a uva, interferindo no resultado.

Vale lembrar que uma videira pode produzir até 40 cachos, ou seja, teria a capacidade de produzir até dez garrafas de 750ml. E para encher um barril, esta soma aumentaria para 1.200 cachos de uvas, somando 60 litros. No entanto, uma videira tem de aguardar cerca de quatro anos para produzir cachos de uvas indicados para a produção de vinho.

Para entender melhor os números:
1 cacho de uvas = 75 bagos
1 taça de vinho = 1 cacho de uvas
1 garrafa de vinho = 4 taças de vinho = 4 cachos de uvas = 300 bagos
1 videira = 10 garrafas de vinho = 40 taças de vinho = 40 cachos de uvas = 3.000 bagos

Texto: Simone Cunha
Fonte: http://revista.sociedadedamesa.com.br