Nossos Vídeos

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Artistas e moradores realizam ocupação em prédio abandonado de Perus

Começou neste sábado (20/2) a “Ocupação Artística Canhoba”, em um espaço público ocioso no bairro de Perus; o objetivo é transformar o local abandonado em espaço cultural aberto para toda a população da região. A ocupação será dividida em dois momentos. Hoje (20/2) está sendo realizada a limpeza e organização do local e no domingo (21/2) programação com diversas atividades artísticas. (Rua Canhoba, altura do nº 333 no Jd. São Paulo). Precisamos de apoio com mão-de-obra, ocupação do espaço e água e comida sempre são bem-vindos.

Construído em 2010 pela Prefeitura de São Paulo, o ponto abandonado tinha como objetivo ser um Espaço de Leitura da cidade. A obra, no entanto, foi deixada de lado pelo poder público e o prédio nunca chegou a ser utilizado. Além da degradação, o espaço se tornou um ponto de drogas e violência. Com receio, a população que vive no entorno solicitou a revitalização do espaço por meio de abaixo-assinados já protocolados na subprefeitura de Perus, pedindo a revitalização também de praça deteriorado próxima ao local ocioso.

A ocupação tem como foco a abertura de diálogo com o poder público e ação cultural com a população do entorno. Os artistas entendem na ação a democratização ao acesso à produção cultural local, fortalecendo o trabalho cultural desenvolvido na região. “Compreendemos o território periférico não somente por seus problemas e demandas básicas, mas também por suas potencialidades, tendo fundamentalmente a identidade periférica, a juventude, a arte e a cultura como instrumentos de enriquecimento do universo imaginário e também como geradores de perspectiva de trabalho, lazer, economia da cultura e do conhecimento. Propomos um espaço para o desenvolvimento dos artistas locais, além de exercer a função social da propriedade, reduzindo a escassez de espaços culturais públicos nesta região periférica da cidade, proporcionando um espaço de integração e fruição artística na busca permanente pela transformação positiva da realidade, tendo a cultura como um exercício duradouro e um direito a cidadania”, aponta o Grupo Pandora de Teatro, um dos organizadores da ação.


Serviço
Ocupação Artística Canhoba

Data: sábado, 20/2 e domingo, 21/2
Horário: durante todo o dia nos dois dias
Local: Rua Canhoba, altura do nº 333 no Jd. São Paulo, bairro de Perus, zona noroeste da cidade de São Paulo (como chegar pela estação de trem de Perus – Linha 7-Rubi – desça na Praça Inácio Dias, caminhe até a Rua Bernardo José de Lorena, vire à esquerda na travessa embaixo do viaduto, no fim do viaduto há um ponto de ônibus na Av. Fiorelli Pecicacco. Ônibus que dão ao acesso ao local: LAPA/Perus 8055-10)