Nossos Vídeos

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Perigo: choques elétricos dentro de casa mataram três vezes mais que os atropelamentos nas Marginais


No Brasil foram registradas 180 mortes provocadas por problemas em instalações elétricas dentro de casa em 2014, contra 55 nas marginais. No total, choques causaram a morte de 627 pessoas em todo o país, 69 delas crianças e jovens até 15 anos

A Prefeitura de São Paulo reduziu a velocidade máxima nas marginais Tietê e Pinheiros em razão do alto número de atropelamentos nas vias: foram 96 nas marginais, com 55 mortes. De maneira geral, no entanto, as prefeituras brasileiras têm ignorado outro problema presente no dia a dia que provoca um número ainda maior de acidentes fatais: os problemas com instalações elétricas.

Em 2014, segundo estudo apresentado pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, foram 627 acidentes fatais provocados por choques elétricos no país. Desse total, 180 mortes aconteceram dentro de casa, 79 em estabelecimentos de comércio de pequeno porte e 4 em escolas, entre outros locais. As causas são variadas: problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos.

Segundo Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, o número de acidentes representa um crescimento de 17% em relação a 2013, primeiro ano em que a entidade fez um estudo mais profundo sobre a natureza dos acidentes. Antes, era divulgado apenas o número de total de mortes, sem detalhes sobre os acidentes. O número de acidentes fatais também aumentou: 6%. “A maioria das pessoas não acredita que as instalações elétricas dentro de casa oferecem um risco tão grande. O grande problema é a falta de conhecimento sobre os riscos da eletricidade. As pessoas acham que o máximo que vai acontecer é que elas vão tomar um choquezinho, mas a verdade é que pode haver um risco grande de óbito também nos acidentes envolvendo instalações de baixa tensão”, afirma Edson.

A região que apresenta o maior número de acidentes fatais foi o Nordeste, com 266 ocorrências. A região Sudeste teve 123 óbitos, 56 deles no estado de São Paulo. Em relação aos profissionais atingidos, o número de pedreiros, pintores e ajudantes supera o de eletricistas: 31 contra 29. A faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos, com 166 ocorrências. As crianças também sofrem com os problemas nas instalações elétricas: foram 69 casos fatais em pessoas de 0 a 15 anos.



DICAS PARA A POPULAÇÃO EVITAR ESSES PROBLEMAS

Para evitar problemas com as instalações elétricas, o Procobre - Instituto Brasileiro do Cobre, criou o programa ‘Casa Segura’, que dá dicas de como manter suas instalações elétricas de maneira correta. A seguir, algumas delas:

:: Manutenção

A rede elétrica interna deve passar por manutenção a cada dois anos. Peça para profissionais qualificados fazerem a inspeção. Muitas vezes, durante a construção da casa ou obras, ou mesmo com o passar do tempo, o isolamento dos cabos pode ser danificado, o que é um risco grande.

:: Fios e tomadas

Cuidado com fios e tomadas, principalmente se houver crianças na casa. Verifique se os fios estão bem isolados e tampe as tomadas com protetores encontrados em lojas de decoração e materiais de construção.

:: Chuveiro elétrico

Nunca ajuste a temperatura do chuveiro com ele ligado. Desligue a fonte para isso, pois o banheiro é uma área de muita umidade, o que não combina com energia elétrica.

:: Geladeira

Geladeira ou qualquer equipamento que esteja dando pequenos choques, mesmo aqueles quase imperceptíveis, precisam ser trocados. Esses objetos não podem ser doados ou, como muitas vezes ocorre, levados para a casa de praia, onde serão menos usados.

:: Secador de cabelo e chapinha

Esses equipamentos não devem ser usados no banheiro. Use-os no quarto ou em um local bem seco, mas nunca no banheiro. Não os use com o corpo ainda molhado, após sair do banho.

:: Trovoadas e raios

- Não toque em equipamentos que estejam ligados na tomada;

- Não use celulares ou pequenos dispositivos que estejam carregando;

- Saia de perto das janelas e portas;

- Não use o telefone fixo, pois ele também está ligado na rede. Use o celular, mas nunca com o carregador na tomada.

Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, a fim de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundir sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e ao progresso da sociedade. O Procobre faz parte da Internacional Copper Association (ICA), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.



Sobre a International Copper Association

A International Copper Association (ICA) difunde o conhecimento e uso de cobre comunicando os atributos únicos que tornam este elemento sustentável um colaborador essencial para a formação da vida, aos avanços na ciência e tecnologia e à melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. Os 43 membros da ICA representam a maioria da produção mundial de cobre refinado e estão entre os maiores produtores de cobre, fabricantes e companhias de cabos e fios.



Para mais informações visite: www.procobre.org

www.youtube.com/procobre

Minuto Casa Segura - www.programacasasegura.org

https://www.facebook.com/programacasasegura

http://copperalliance.org/