Nossos Vídeos

segunda-feira, 22 de junho de 2015

VIRADA CULTURAL 2015 ATINGIU PÚBLICO DIVERSIFICADO COM SUCESSO


DA CULTURA POPULAR À MÚSICA ERUDITA, DIVERSIDADE DE PROGRAMAÇÃO MARCOU A VIRADA CULTURAL 2015
Praça Julio Prestes - Show Caetano Veloso
Atividades culturais recuperam protagonismo no evento que transcorreu de forma tranquila ao longo das 24 horas

A Virada Cultural 2015 aconteceu no último final de semana, 20 e 21 de junho, em toda a cidade de São Paulo e ofereceu, durante 24 horas, mais de 1500 atrações distribuídas em cerca de 70 palcos no Centro e em todas as regiões da cidade. O clima de tranquilidade permeou o evento ao longo das 24 horas.

Nesta edição, o público conferiu shows, espetáculos teatrais, concertos e apresentações de coral, uma ampla oferta de atrações para todos os gostos e todas as idades. “Quem teve a oportunidade de circular pela cidade nos dois dias deve ter visto espetáculos maravilhosos, sob vários pontos de vista, com muita cidadania cultural também. Não eram somente artistas consagrados, que reúnem muita gente, mas também muitas manifestações de pessoas que também estão fazendo cultura, embora não sejam artistas renomados”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

Logo na abertura do evento, essa diversidade pôde ser notada: enquanto a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, abria as apresentações no Palco República – Arraial Inezita Barroso, às 18h, no mesmo horário, a Orquestra Sinfônica Municipal iniciava sua apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. A homenagem à Inezita Barroso ocupou toda a Praça da República com atrações temáticas e comida típica.


Além desta, outra homenagem especial foi feita nesta edição: na avenida São João recebeu ícones da Jovem Guarda que animaram a plateia formada por pessoas de todas as idades. No domingo, às 10h da manhã, o tremendão Erasmo Carlos emendou sucessos em sua apresentação, entre eles, Mesmo que seja eu e Mulher. “A Virada Cultural é o evento mais espetacular do Brasil. Estou muito feliz completando 53 anos de estrada nesse palco”, ressaltou ele. Mais tarde, às 16h, a cantora Wanderléa, se emocionou com a plateia, que a acompanhou cantados músicas como Ternura. “O show foi emocionante, o público inteiro cantando comigo, a avenida São João lotada numa tarde ensolarada de ternura e muito rock n'roll. Inesquecível! Agradeço a todos pela vibração maravilhosa”, disse ela após o show em sua página oficial no Facebook”.

O Theatro Municipal de São Paulo teve todas as sessões cheias para conferir apresentações de artistas como Ira! e Fafá de Belém, Alaíde Costa e Arismar, Hermeto e Nenê interpretarem discos clássicos e reviver encontros musicais que não aconteciam há anos.

O palco da avenida Rio Branco recebeu o heavy metal e na homenagem a Percy Weiss, o músico Simbas, que esteve afastado dos palcos por pelo menos 30 anos, subiu ao palco e interpretou músicas do Made in Brazil como Anjo da Guarda e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Robertinho do Recife, que passou por este palco, cantou seu disco dos anos 1980, quando ele atravessou a sua fase metal.

No palco dedicado aos musicais, na Praça Princesa Isabel, uma das novidades desta edição, a apresentação de Tiago Abravanel cantando Tim Maia atraiu grande público, que ficou para conferir, na sequência, à meia-noite, a montagem Rita Lee Mora ao lado, que tem a atriz Mel Lisboa no papel da protagonista.

O palco da dança montado novamente na Praça das Artes ofereceu conforto ao público, que compareceu ao longo das 24 horas e assistiu às apresentações em cadeiras distribuídas pelo vão livre do local. No Palco Cabaré, aconteceu o concurso Rainha da Virada - Batalha das Drags, que teve em terceiro lugar a drag Dana, em segundo Dafne e a grande vencedora foi Makayla.

Os corais, que reuniram cerca de 2.000 vozes, estiveram distribuídos pela cidade em locais como o Cemitério da Consolação, Mosteiro de São Bento, Praça das Artes, no Salão dos Arcos do Theatro Municipal de São Paulo. Ao meio-dia do domingo, houve um abraço simbólico no entorno do Theatro que contou com a participação de João Bosco. O conjunto interpretou a música O Bêbado e o Equilibrista, de autoria do cantor e compositor.

A Viradinha, um dos grandes sucessos desta edição, aconteceu desta vez no entorno da Biblioteca Monteiro Lobato e foi um grande programa familiar. No local, além das apresentações dos grupos Beatles para Crianças e Palavra Cantada, que receberam milhares de crianças acompanhados de seus pais, havia brinquedos como pula-pulas e oficinas. O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, avalia para o próximo ano a ampliação da Viradinha para outras regiões da cidade. “Vamos estudar formas de distribuir melhor a Viradinha, por toda a cidade, para que crianças de todas as regiões possam aproveitar”, adiantou ele.

O palco Júlio Prestes, o maior do evento, abriu em clima de carnaval com o show do grupo Monobloco. A cantora Daniela Mercury se apresentou na sequência, com uma homenagem aos 30 anos do axé. A cantora Marcia Castro, convidada de Daniela, cantou sucessos do axé como A Roda, de Sara Jane. Na madrugada, o cantor Fábio Jr. desfilou seu repertório romântico e mais tarde, Edson Gomes, um dos expoentes do reggae brasileiro, subiu ao palco às seis de manhã e animou a plateia com clássicos do reggae. No mesmo palco, aconteceu o encerramento do evento no domingo, 21, às 18h, com apresentação do cantor Caetano Veloso no Palco Júlio Prestes. Ele revelou que estava ansioso pelo bis da sua mais recente turnê mundial. “É bom estar em São Paulo, estava louco pra chegar. É o fechamento do ‘abraçaço’, desta longa turnê do ‘Abraçaço’, e fechar na Virada Cultural de São Paulo é o melhor pra mim”. O show terminou por volta das 19h30 do domingo, dia 21.




Na praça Dom José Gaspar no Piano na Praça, o encontro com a música erudita e clássica foi entoada por Adylson Godoy (autor do projeto), Nelson Ayres, Lincoln Antonio, João Carlos Assis Brasil, Zé Celso, Tiago Costa, Clara Sverner, João Leopoldo, Fábio Torres, Vitor Araújo, Claudio Dauesberg, Eudóxia de Barros e Gilson Peranzetta.